sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sessão - Good Copy Bad Copy - dia 04/05/2010 - Próxima terça - ENTRADA FRANCA


DIREITOS AUTORAIS E COMPARTILHAMENTO DE BENS CULTURAIS

ENTRADA FRANCA

Terça-Feira, 04 de maio de 2010, às 19h30

Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

Para iniciar o mês de maio, o Cineclube Cascavel propõe uma sessão em que será debatido um tema que vem sendo tratado há algum tempo, e recentemente de maneira mais aguda: o direito autoral e o compartilhamento de bens culturais.


Dj Girl Talk, um dos entrevistados do documentário Good Copy, Bad Copy

Na próxima terça-feira dia 04 de maio de 2010 apresentaremos o documentário Good Copy Bad Copy, dirigido por Andreas Johnsen, Ralf Chistensen e Henrik Moltke. O documentário é um dos mais consistentes sobre direitos autorais e cultura livre feito até hoje. Com entrevistas que vão desde o DJ Girl Talk, até o produtor nigeriano Charles Igwe e passando pelo presidente da International Federation of the Phonografic Industry, John Kennedy, o filme apresenta bem a tensão existente no debate atual entre detentores de conteúdo da indústria tradicional e artistas da nova indústria.

Quando se fala em compartilhamento de bens culturais, também se remete a cópia digital. Falar de cópia no contexto atual é falar de internet e cibercultura, de autoria e direito autoral, de remix e sample, de indústria cultural e cultura livre. Diversas questões são puxadas para dentro do mesmo debate e estimuladas por pontos de vistas que incluem ideologias, previsões – catastróficas ou utópicas – e, acima de tudo, questionamentos sobre a sobrevivência de uma das indústrias mais poderosas que se estabeleceu no nosso recém findado século XX – a indústria do entretenimento.

A lógica industrial da cultura, dominante ao longo do século 20, se baseia num esquema feroz de controle autoral (o copyright). Quando a tecnologia digital torna extremamente difícil esse controle, e aos lucros cada vez menores da indústria se equipara uma produção cultural descentralizada, diversificada e auto-gerenciada; quando a reação da indústria é uma dispendiosa campanha “contra a pirataria” – por vezes redundando em leis que já nascem mortas e atitudes como processar os próprios consumidores dos produtos que vendem – é aí que se pensa serem muito necessárias mudanças nestes costumes e leis, a fim de que elas pelo menos possam acompanhar – e não travar – o processo de criação cultural livre da sociedade. (Trechos inspirados no texto “Ciclo Copy, Right?” de Leonardo Foletto, http://baixacultura.org)

Esta é uma sessão que propõe, principalmente, envolver a sociedade goiana no amplo debate que vem sendo realizado acerca da reforma da lei de direitos autorais (lei nº 9.610/ 98). Este debate, promovido pelo Ministério da Cultura, vem sendo realizado através de seminários temáticos, reuniões setoriais e, em breve, passará por ampla consulta pública.

PROGRAMAÇÃO

DIA 04/05 – Direitos Autorais e Compartilhamento de Bens Culturais

Ter. 19h30

Good Copy, Bad Copy | Andreas Johnsen, Ralf Chistensen e Henrik Moltke, Dinamarca, 2007, Doc., 59’

O filme levanta questões delicadas relativas aos copyrights e a propriedade intelectual, trazendo interpretações tanto do ponto de vista dos entusiastas da cultura do remix quanto dos defensores da manutenção do status quo dos direitos autorais. Alguns dos entrevistados pelos cineastas dinamarqueses são o DJ e produtor musical Girl Talk, Dr. Lawrence Ferrara, diretor do departamento de música da Universidade de Nova Iorque, Lawrence Lessig, autor do livro Cultura Livre e criador do Creative Commons, Charles Igwe, produtor cinematográfico de Lagos, Nigéria, Dan Glickmann, representante da Motion Picture Association of America (MPAA),e os brasileiros Rolando Lemos, professor de direito da Fundação Getúlio Vargas, e DJ Dinho Tupinambá, um dos mais conhecidos personagens do tecnobrega do Pará. A questão central do filme pode ser resumida na busca pelo difícil equilíbrio entre a proteção de alguns direitos dos ditos autores de obras intelectuais e o direito das gerações futuras de poder criar livremente a partir do que já foi produzido nos muitos milhares de anos em que o homem habita este planeta.


-------

ENTRADA FRANCA

Segunda-Feira, 04 de maio de 2010, às 19h30

Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

Debate com o público após a sessão

Realização - ABD-GO

Parceria - CARAVÍDEO

Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC

Siga no twitter: cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário