quinta-feira, 29 de abril de 2010

Programação - Maio de 2010

PROGRAMAÇÃO


DIA 04/05 – Direitos Autorais e Compartilhamento de Bens Culturais
Ter. 19h30

Good Copy, Bad Copy | Andreas Johnsen, Ralf Chistensen e Henrik Moltke, Dinamarca, 2007, Doc., 59’
O filme levanta questões delicadas relativas aos copyrights e a propriedade intelectual, trazendo interpretações tanto do ponto de vista dos entusiastas da cultura do remix quanto dos defensores da manutenção do status quo dos direitos autorais. Alguns dos entrevistados pelos cineastas dinamarqueses são o DJ e produtor musical Girl Talk, Dr. Lawrence Ferrara, diretor do departamento de música da Universidade de Nova Iorque, Lawrence Lessig, autor do livro Cultura Livre e criador do Creative Commons, Charles Igwe, produtor cinematográfico de Lagos, Nigéria, Dan Glickmann, representante da Motion Picture Association of America (MPAA),e os brasileiros Rolando Lemos, professor de direito da Fundação Getúlio Vargas, e DJ Dinho Tupinambá, um dos mais conhecidos personagens do tecnobrega do Pará. A questão central do filme pode ser resumida na busca pelo difícil equilíbrio entre a proteção de alguns direitos dos ditos autores de obras intelectuais e o direito das gerações futuras de poder criar livremente a partir do que já foi produzido nos muitos milhares de anos em que o homem habita este planeta.


DIA 11/05 – ANARCOCINE
Ter. 19h30
Sessão avessa à Curadoria

Sessão em que os filmes exibidos serão aqueles que forem apresentados/inscritos na hora e local da sessão, sem o poder de curadoria, sendo usado apenas o critério de tamanho do filme, com limite de até 15 min.
A sessão será aberta com música mecânica, bar e as inscrições do primeiro bloco de filmes às 18h. O primeiro bloco de filmes será exibido às 19h, em ponto, tendo em torno de 40 min. Às 19h40 serão abertas as inscrições para o segundo bloco, que será exibido às 20h, podendo ter filmes que possam ter sobrado do primeiro bloco. Às 20h40 serão abertas as inscrições do terceiro e último bloco, que será exibido às 21h. Às 21h40 show do grupo Vida Seca.


DIA 18/05 – SERTÃO VIRA CINEMA
Terça 19h30

Aboio | Marília Rocha, Doc., MG, 2005, 71 min
No interior do Brasil, adentrando as extensões semi-áridas da caatinga, há homens que ainda hoje conservam hábitos arcaicos, como o costume de tanger o gado por meio de um canto de nome aboio. O filme aborda a música, a vida, o tempo e a poesia dos vaqueiros do sertão.


DIA 25/05 – CIRCUITO GO - RETROSPECTIVA MOSTRA ABD CINE GOIÁS
Terça 19h30
Sessão em Rede Estadual

A última sessão do mês será realizada, de agora em diante, em circuito com mais vários cineclubes em atividade por todo o Estado de Goiás. Os cineclubes de Goiás realizarão, sempre na última semana do mês, suas sessões com uma programação comum, visando demonstrar a capacidade de articulação dos cineclubes e a existência sólida e capilar de um circuito de exibição não comercial em Goiás.
Os filmes serão estipulados a partir das últimas edições da Mostra ABD Cine Goiás, em função de sua realização próxima durante o XII Fica.
A exibição será seguida de show com o cantor José Teles e bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário