terça-feira, 8 de maio de 2012

Sessão dia 15 de Maio - Curtas Goianos | 20h | ENTRADA FRANCA


Curtas Goianos

 

Mañana C'est Carnaval

Rua 57, n°60, Centro

Teia do Cerrado

A Luta Continua II


ENTRADA FRANCA

Terça-feira, 15 de Maio de 2012, às 20h

Centro Cultural Eldorado dos Carajás, rua 83, n. 421, St. Sul


O Cineclube Cascavel, após longo recesso devido a reforma do Centro Cultural CARA VÍDEO, finalmente retorna suas atividades do ano de 2012, no Centro Cultural Eldorado dos Carajás, na próxima terça-feira, dia 15 de maio às 20h, com a exibição dos curtas goianos: Mañana C'est Carnaval, de Alyne Fratari, Rua 57, n°60, Centro, de Luciana Celestino e Michael Valim, Teia do Cerrado, de Uliana Duarte e A Luta Continua II - Sete anos de impunidade no caso Parque Oeste, do Movimento do Vídeo Popular e da Associação de Mulheres Real Conquista. A sessão será seguida de debate com os realizadores e o público presente.

 
Eduardo e Ântonio (Arrigo Barnabé e Duca Rodrigues) - Manana C'est Carnval
Produção contemplada pelo Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo de Curta-Metragem, de 2010, da Agência Goiana de Cultura (Agepel), Mañana C'est Carnaval, de Alyne Fratari "realiza uma incursão no mundo das situações inusitadas, marcada pela melancolia, pelo fanatismo e pelo sentimento trágico da vida. A função social do casamaneto é explorada no filme. Os personagens Eduardo, Elisa, Rita e Miltinho, na véspera do Carnaval, envolvem-se em situações limites relacionadas com a simbologia do casamento e apostam todas suas fichas numa vontade egoísta, em busca da promessa ilusória de felicidade. O tema central do filme é o abandono, o desespero, a frustração. A atmosfera do filme se desenlaça a partir da combinação de três veias musicais: o flamenco, o tango e o samba." A ficção recebeu o premio de Melhor Direção no 11ª Goiânia Mostra Curtas, em 2011.

 
Luciana Celestino em Rua 57, n°60, Centro
Rua 57, n°60, Centro, de Luciana Celestino e Michael Valim, é um trabalho que começou sua trajetória em 2007 quando o grupo experimental de dança por qua? realizou juntamente com o grupo de percussão Vida Seca, uma performace no terreno da Rua 57 – um dos locais marcados pela contaminação do acidente com o Césio 137 – durante um ato das vítimas, no local, em decorrência dos 20 anos do acidente. Para este mesmo terreno, cujo endereço dá nome ao curta-metragem experimental, retornaram em 2011 para as filmagens do vídeo, revisitando de modo artístico, algo que é intimo e ao mesmo tempo pertence à história de Goiânia.

 
Teia do Cerrado
O curta-metragem Teia do Cerrado, de Uliana Duarte, teve como ponto de partida a oficina de produção tradicional de corantes naturais realizada por Fabíola Abreu, dentro do projeto que dá nome ao documentário e é uma iniciativa da ACDD (Associação Cultural Domínio Descendente), de Teresina de Goiás, contando com o patrocínio do programa PPP ECOS (Programa de Pequenos Projetos Ecossociais do ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza). Com temática ambiental e retratando a diversidade cultural e biológica na Chapada dos Veadeiros o documentário foi vencedor do troféu João Bennio de melhor produção goiana no XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.

Desocupação Forçada do Parque Oeste Industrial

O documentário A Luta Continua II - Sete anos de impunidade no caso Parque Oeste, relata e denuncia a realidade dos moradores que hoje habitam o residencial Real Conquista, remanescentes da antiga comunidade Sonho Real, pois a luta ainda continua e o Sonho Real se mantém de pé.
7 anos atrás, em 2005, cerca de 14 mil pessoas (o dobro da comunidade Pinheirinho em São José dos Campos-SP) eram brutalmente despejadas de uma grande área abandonada no Parque Oeste Industrial, em Goiânia, pela ação da Polícia Militar de Goiás. O saldo oficial de 2 mortos, 800 presos, 16 feridos por armas letais (um que hoje se encontra paraplégico) e inúmeros feridos por armas não-letais, apesar de números impressionantes, não dão conta do que ocorrera ali. Quem teve oportunidade de assistir ao documentário Sonho Real - uma história de luta por moradia, certamente terá alguma dimensão do fato.”
Os moradores ainda lutam pela federalização da investigação deste crime e, se juntando na mesma voz com o caso do Pinheirinho, perpetrada por elementos do mesmo círculo político de expressão nacional, fazem circular pela internet um abaixoassinado, para que os verdadeiros culpados possam ser devidamente julgados. O clamor pelo direito à moradia – condição de acesso à maioria dos serviços básicos – ainda permanece, e a busca pela organização ganha relevo, com a iniciativa da Associação de Mulheres do Real Conquista, juntamente com o Movimento do Vídeo Popular, de realizar este curta-metragem, para que o massacre realizado no Parque Oeste Industrial não seja jamais esquecido.

Mais informações:


PROGRAMAÇÃO

DIA 15/05 – Curtas Goianos | 20h | Terça-feira | ENTRADA FRANCA

Centro Cultural Eldorado dos Carajás

 

Mañana C'est Carnaval | Alyne Fratari, Ficção, 2011, 15 minutos.

Sinopse: Eduardo quer Luiza, mas não quer casar. Luiza quer Eduardo, mas vai se casar. Rita guarda o seu sonho de casamento, Miltinho foge com ele. Ântonio observa tudo. Vânia ri. Desejos, sonhos desesperados, as flores guardam a essência da bela, a festa chorada pelo choro do abandono. Chora menino, chora tudo hoje, por que amanhã é carnaval. 
Direção: Alyne Frarati
Assistente de Direção: Robnei Bruno
Roteiro: Narjara Medeiros
Fotografia: Naji Sidki
Montagem: Isaac Orcino
Direção de Som: Thaís Oliveira
Direção de Arte: Nayara Mámá
Produção de Arte: Gisela Maria
Produção: Eliane de Castro
Elenco: Arrigo Barnabé, Raquel Cipriano, Duca Rodrigues, Clarice Dias, Allan Afonso e Isabela Eva

Rua 57, n°60, Centro | Luciana Celestino e Michael Valim, Experimental, 2011, 9 minutos.

Sinopse: Em 13 de setembro de 1987 Goiânia foi palco do mais grave acidente radiológico da história, quando catadores de material reciclado encontraram em um hospital em ruínas um aparelho contendo uma cápsula de Césio 137. 
Roteiro e Direção: Luciana Celestino e Michael Valim
Trilha Sonora: Grupo Vida Seca
Direção de Arte: Su Martins e 
Milleide Lopes
Fotografia: Thiago Magnum
Produção Executiva: Christiano Verano
Produtora: Luana Otto, Gabriela Marques, Maiara Dourado e Tatiane De Assis
Montagem: Michael Valim e Rodolfo Machado

Teia do Cerrado | Uliana Duarte, Documentário, 2010, 15 minutos.

Sinopse: O filme aborda a relação da diversidade cultural e a biodiversidade, a partir das ações do projeto de mesmo nome desenvolvido pela Associação Cultural Domínio Descendente, de Teresina de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Ao registrar a evolução dos trabalhos do grupo de fiandeiras e tecelãs, o filme vai se aproximando de seus personagens, construindo a teia existente entre as senhoras participantes, o presidente da associação, músico e profundo conhecedor dos encantos do cerrado, Seu Josué; e o ambiente que os abriga e inspira. Colorido pelos matizes vibrantes e texturas barrocas que envolvem o universo do cerrado, o curta-metragem homenageia a sabedoria popular das culturas tradicionais, lembrando a importância de seu resgate e alerta para a urgência da defesa do bioma que ainda resiste à exploração humana.

 
Direção e Edição: Uliana Duarte
Produtora: Nonanuvem Filmes



A Luta Continua II - Sete anos de impunidade no caso Parque Oeste | Movimento do Vídeo Popular e Associação de Mulheres Real Conquista, Documentário, 2012, 25 minutos.


Sinopse: O vídeo relata e denúncia a realidade dos moradores que vivem ou lutam para viver no residencial Real Conquista.
Realização: Associação de Mulheres do Real Conquista e Movimento do Vídeo Popular


Detalhes do Lançamento do Vídeo: http://passapalavra.info/?p=57376
Movimento do Vídeo Popular: http://vimeo.com/user5209130

------
Terça-feira, 15 de Maio de 2012, às 20h
Centro Cultural Eldorado dos Carajás, rua 83, n. 421, St. Sul (PRÓXIMO À PAMONHA PURA)
Debate com os realizadores e o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: livre

Realização – ABD-GO
Parceria – Centro Cultural Eldorado dos Carajás e CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel


Nenhum comentário:

Postar um comentário