segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sessão - dia 20/04/2010 - Lemon Tree seguido de debate com Ivone Gebara




LEMON TREE

seguido de debate com a teóloga Ivone Gebara



ENTRADA FRANCA

Terça-Feira, 20 de abril de 2010, às 19h30

Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia


O Cineclube Cascavel apresenta na próxima sessão o longa-metragem Lemon Tree, dirigido e produzido por Eran Riklis. O filme discute a difícil situação Palestina-Israel a partir de duas personagens mulheres, uma viúva palestina que contesta firmemente o Governo de Israel ao ver ameaçada sua plantação de limões, e uma judia que discorda do seu marido Ministro de Defesa de Israel, vizinhos da viúva palestina.

Após a exibição a teóloga Ivone Gebara conduzirá o debate. Nascida em São Paulo, em 1944, vive no Nordeste brasileiro desde 1973. Ivone é doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e outra vez doutora em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Louvin (Bélgica). Descendente de libaneses e sírios, a filósofa e doutora em teologia lecionou durante 17 anos no Instituto de Teologia do Recife, até sua dissolução, decretada pelo Vaticano, em 1989. Ivone contribuiu na elaboração da Teologia da Libertação, e mais tarde se tornou adepta da Teologia Feminista e vem realizando palestras e publicando diversos livros e artigos que discutem as questões de gênero e religião.

Ivone Gebara, teóloga e feminista, conduzirár o debate após a exibição de Lemon Tree


PROGRAMAÇÃO

Lemon Tree | Eran Riklis, Fic., 2008, Israel/Alemanha/França, 106' Salma (Hiam Abbass), uma viúva Palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel (Doron Tavory), se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e por isso precisam ser derrubados. Salma leva o caso à Suprema Corte de Israel para tentar salvar a plantação.


A atriz Hiam Abbass como a personagem Salma, em sua plantação de limões

-------

ENTRADA FRANCA

Segunda-Feira, 20 de abril de 2010, às 19h30

Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS

Debate com o público após a sessão

Realização - ABD-GO

Parceria - CARAVÍDEO

Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC

Siga no twitter: cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário