domingo, 4 de abril de 2010

Cineclube Cascavel apresenta Anos de Chumbo e o Cinema

O dia em que Dorival encarou a guarda, clássico de Jorge Furtado


Anos de Chumbo e o Cinema


Excepcionalmente nesta segunda-feira, dia 5 de abril de 2010, às 19h30, o Cineclube Cascavel exibirá três curtas e um média-metragem que abordam a ditadura militar no Brasil. Após a exibição haverá debate com o público presente.

A sessão traz quatro filmes que buscam refletir, em diferentes linguagens, sobre o poder e os chamados “anos de chumbo” no Brasil, período mais repressivo da ditadura militar (1964-1985) que teve início com a promulgação do AI-5, em 1969. Marcado pela violência e pela falta de limite dos ocupantes do poder, os cidadãos brasileiros tiveram seus direitos políticos e individuais suprimidos e o país viveu um período de censura, ausência de democracia e perseguição política aos que eram contra o regime civil-militar. A sessão tenta reconstruir o quebra-cabeça da trilha do poder e da resistência. O Reino Azul, animação de Otto Guerra, sobre a tirania faz uso da metáfora e da ironia para mostrar o quanto é difícil moldar a natureza humana. No mesmo sentido O dia em que Dorival encarou a guarda, de Jorge Furtado, utiliza elementos não explicitamente identificados com o regime, porém fortemente arraigados no imaginário em torno dele – e dos horrores que o cercam.

As histórias reais dos desaparecidos, dos mortos, dos suicidados, dos sobreviventes se juntam a ficções que mostram que a liberdade sempre surge como fator de resistência social e que a rebeldia é estratégia de luta e de conquista. Os outros filmes que serão exibidos são: Clandestinos, de Patrícia Moran; e Vala Comum, de João Godoy.


PROGRAMAÇÃO

Clandestinos | Patrícia Moran, Exp., 2001, MG, 11'

O filme apresenta imagens-situações sobre o processo de esconde-esconde vivido por estudantes que, no final dos anos 1960, lutaram politicamente pela igualdade social, sendo perseguidos e assassinados.


O dia em que Dorival encarou a guarda | Jorge Furtado e Pedro Goulart, Fic., 1986, RS, 15’

Numa prisão militar, numa noite de muito calor, o negro Dorival tem apenas uma vontade: tomar um banho. Para consegui-lo, vai ter de enfrentar um soldadinho assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada, um tenente cheio de prepotência - e acabar com a tranqüilidade daquela noite no quartel.


O Reino Azul | José Medina , Lancast Mota e Otto Guerra, Anim., RS, 1989, 14’

As atribulações de um rei tirano que, para fugir do tédio, decide pintar todo o seu Reino de Azul.


Vala Comum | João Godoy, Doc., SP, 1994, 32’

A partir de uma vala comum clandestina encontrada no Cemitério de Perus, na periferia de São Paulo, um passado mantido oculto emerge para exumar parte da história recente do país.

-------

ENTRADA FRANCA

Segunda-Feira, 5 de abril de 2010, às 19h30

Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

Realização - ABD-GO

Parceria - CARAVÍDEO

Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário