quarta-feira, 14 de abril de 2010

ESPECIAL - Cine Cultura e Cineclube Cascavel - A Sea Change - 15/04 - 20h - Entrada Franca


A Sea Change

de Barbara Ettinger

Filme vencedor do XI FICA

Sven Huseby na Noruega durante filmagens de A Sea Change, primeiro filme sobre a acidificação do oceano.


ENTRADA FRANCA

Quinta-Feira, 15 de abril de 2010, às 20h

Local: Cine Cultura – AGEPEL – Praça Cívica, 02 - Centro - Goiânia – GO

Após a exibição do filme será realizado debate promovido pelo Cineclube Cascavel e ABD-GO com a presença do diretor de fotografia Daniel Dela Calle.

Rodado no formato docudrama – uma mistura de documentário e ficção –, o filme acompanha o educador norueguês radicado nos Estados Unidos, Sven Huseby, que fica aturdido ao ler um artigo sobre a acidificação dos oceanos em consequência da poluição por dióxido de carbono (CO2).

A cineasta segue Huseby em sua jornada em busca de explicações e respostas, que, à medida que aparecem, deixam o educador e o público cada vez mais perplexos.

Ao participar de uma conferência de oceanógrafos em Seattle, nos Estados Unidos, Huseby descobre que o oceano absorveu 118 milhões de toneladas cúbicas de CO2 em 200 anos, 43% disso apenas nas duas últimas décadas, e que a maior ameaça desta mudança é a completa extinção da vida marinha.

"A comunidade científica cometeu um erro ao subestimar os efeitos da absorção de dióxido de carbono pelo oceano. As consequências são imprevisíveis", afirma um dos cientistas reunidos em Seattle.

Entre outros efeitos, a água mais ácida dissolve a concha de mariscos e outros animais marinhos, como os corais, que podem simplesmente deixar de existir dentro de 50 anos, segundo cálculos de alguns oceanógrafos. No caso dos pterópodes, pequenos moluscos de menos de um centímetro protegidos por uma fina concha, a situação é ainda mais grave: por estarem na base da cadeia alimentar de milhares de espécies, sua extinção causaria um dano irreparável.

No final do filme, Ettinger mostra exemplos de investimento na produção de energia limpa, essencial para conter as emissões de CO2. Huseby mostra ainda iniciativas bem sucedidas de implantação de energias limpas tradicionais, como a solar e a eólica, e de fontes menos conhecidas, como a geotérmica e a que utiliza a força das ondas do mar.

Para saber mais sobre o filme e assistir ao trailer visite: http://www.aseachange.net/

PROGRAMAÇÃO

A Sea Change | Barbara Ettinger, doc., EUA, 2009, 83 min

O filme relata a trajetória do educador norueguês radicado nos Estados Unidos que fica aturdido ao ler um artigo sobre a acidificação dos oceanos em consequência da poluição por dióxido de carbono. O documentário relata sua jornada em busca de explicações e respostas, fala ainda dos efeitos nocivos da poluição nos oceanos.

Sven Huseby e o neto Elias na California durante as filmagens de A Sea Change.


-------

ENTRADA FRANCA

Data e horário: Quinta-Feira, 15 de abril de 2010, às 20h

Local: Cine Cultura – AGEPEL – Praça Cívica, 02 - Centro - Goiânia – GO

Após a exibição debate com o diretor de fotografia do filme Daniel Dela Calle.

Realização – Cine Cultura - AGEPEL e ABD-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário