sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sessão dia 29 de Maio – Vídeos Experimentais e Vídeoarte Goianos | 20h | ENTRADA FRANCA


Vídeos Experimentais e VídeoArte Goianos


Sendai

Delícia

Clareza

É que esse Tempo também é Corpo

Paisagens Destiladas



ENTRADA FRANCA

Terça-feira, 29 de Maio de 2012, às 20h

Centro Cultural Eldorado dos Carajás, rua 83, n. 421, St. Sul


O Cineclube Cascavel, agora realizando sessões quinzenais, no Centro Cultural Eldorado dos Carajás, exibirá na próxima terça-feira, dia 29 de maio às 20h, as obras de vídeoarte e vídeos experimentais goianos: Sendai, de Cláudia Nunes, Delícia, de Renato Cirino, Clareza, de Carlos Cipriano, É que esse tempo também é Corpo e Paisagens Destiladas, do Grupo Empreza. A sessão será aberta a realizadores que queiram exibir seu curta-metragem experimental e/ou artístico, bastando levar o vídeo em um DVD para que ele possa também fazer parte da sessão que será seguida de debate com os realizadores e o público presente.
Em Sendai “ao longo de pouco mais de cinco minutos, somos convidados a presenciar a inundação de um corpo, sua luta contra a força de um jato de água, proveniente de um hidrante aberto. A imagem da luta deste corpo é a alegoria de uma luta ainda maior, de outros corpos também anônimos, vítimas da tragédia de Sendai, no Japão, quando um tsunami foi a conseqüência do maior terremoto já experimentado pela população do país.”
O curta Delícia apresenta “uma visão fílmica da revolucionária linha de produção fordista que é um modelo de pequena produção que revolucionou a indústria a partir de janeiro de 1914. O filme mostra a industrialização e especialização do ato de comer.”
Em Clareza, o tempo corre ao contrário, no fundo de uma caverna, e a escuridão desaparece aos poucos. O curta recebeu menção honrosa do mês de junho de 2009, no Festival do Minuto, e foi vencedor do prêmio de melhor animação goiana no 5° Festcine Goiânia.
É que esse Tempo também é Corpo e Paisagens Destiladas são vídeoartes do Grupo Empreza – que se dedica à pesquisa das linguagens performáticas, e já apresentou diversas intervenções em espaços públicos e mostras de arte no Brasil e no exterior. O primeiro vídeo trás uma poética fortemente ancorada na materialidade do corpo, e em suas qualidades simbólicas. Enquanto o segundo é fruto de uma ação realizada pelo grupo em Paris – FRA/2005, em Brasília-DF – “Salve, salve!” – 7 de Setembro, e em São Paulo – Ipiranga.
Qualquer outro curta-metragem experimental que for levado será também exibido. Com mais essa sessão, o Cineclube Cascavel continua a viabilizar o acesso do público aos filmes goianos. Logo depois da sessão, teremos debate com os realizadores sobre os filmes exibidos. O Cineclube Cascavel está realizando as sessões na Rua 83, n.421, Setor Sul, no Centro Cultural Eldorado dos Carajás, quinzenalmente as terças-feiras, às 20 horas.

Release com trechos extraídos e adaptados de:


PROGRAMAÇÃO

DIA 29/05 – VídeoArte e Vídeos Experimentais Goianos | 20h | Terça-feira | ENTRADA FRANCA

Centro Cultural Eldorado dos Carajás


Sendai | Cláudia Nunes e Érico Rassi, Experimental, 2011, 5' 18''.


Sinopse: Ensaio experimental sobre a tragédia de Sendai, cidade mais afetada pelo terremoto de magnitude 9.0 no Japão. Estimam-se 10 mil mortos e mais 15 mil desaparecidos. As imagens do Tsunami que se seguiu ao tremor estarreceram o mundo.
Direção: Cláudia Nunes e Érico Rassi
Produção: Cristiane Miotto


Delícia | Renato Cirino, Experimental, 2011, 5' 15''.

Sinopse: Indivíduos entram e saem rapidamente de restaurantes e por um instante param diante de um prato de comida. Por trás do grão do arroz e do feijão que consomem, há um processo que resulta na refeição diária de milhares de pessoas. Da mesma forma ocorre com a carne, considerada por muitos, parte fundamental da alimentação humana. Engenhosos mecanismos tornam invisível a percepção do processo. O vídeo é uma visão fílmica da revolucionária linha de produção fordista aplicada na automatização, industrialização e especialização do ato de comer.
Direção: Renato Cirino
Assistente de Direção: Camila Penques
Produção: Maiara Dourado, Tatiane de Assis, Gabriela Marques
Fotografia: Daniel Prado, Renato Cirino
Câmera: Daniel Prado, Pedro Ivo Freire
Iluminação: Lucas Pádua, Renato Cirino, Daniel Prado, Denir Calassara
Fotografia Still: Hugo Paiva, Maria Cláudia Reis
Direção de Arte: Paula Del Bianco
Assistente de Direção de Arte / Maquiagem: Stéfanie Cruz
Sonoplastia: Théo Farah
Trilha Sonora: Rodrigo Flamarion
Montagem: Renato Cirino
Efeitos Computacionais: André Mendes, Renato Cirino
Direção de Elenco: Rodrigo Cunha
Elenco: Ana Campos, Luciana de Medeiros, Thalita Godoi, Marcus Pantaleão, Gyrrez Ramos, Micaell Cândido Basílio

Clareza | Carlos Cipriano, Experimental, 2009, 1'.

 

Sinopse: No cego regresso da travessia rumo à escuridão, o caminho para a clareza é o avesso.
Direção, Roteiro e Edição: Carlos Cipriano Gomes Júnior




É que esse Tempo também é Corpo | Grupo Empreza, Vídeoarte, 2002, 2' 22''. 

Sinopse: Vídeoperformance na qual é possível observar uma gestualidade referente ao universo feminino: o batom, o corpo. A vaidade que é comumente atrelada à pintura da boca vai aos poucos sendo desconstruída e dando espaço a um efeito plástico ligado ao sangue, refletindo sobre a violação do corpo da mulher na contemporaneidade, os suplícios estéticos pela forma perfeita e sua banalização.
Direção, Roteiro e Produção: Grupo Empreza

Paisagens Destiladas | Grupo Empreza, VídeoArte, 2002, 4' 50''. 

Sinopse: Trabalho visual e documental do Grupo Empreza que transforma as paisagens de diversos ambientes, distorcendo com cachaça, a imagem como lente, e a intervenção humana, como entorpecente.
Direção, Roteiro e Produção: Grupo Empreza
Edição: Thiago Lemos


------
Terça-feira, 29 de Maio de 2012, às 20h
Centro Cultural Eldorado dos Carajás, rua 83, n. 421, St. Sul (PRÓXIMO À PAMONHA PURA)
Debate com os realizadores e o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos

Realização – ABD-GO
Parceria – Centro Cultural Eldorado dos Carajás e CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel


Nenhum comentário:

Postar um comentário