sábado, 2 de abril de 2011

A COMUNA (Paris, 1871) de Peter Watkins | Sessão próxima terça, dia 05 de abril | EXCEPCIONALMENTE 19h30 | ENTRADA FRANCA

A COMUNA (PARIS, 1871)



ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 05 de abril de 2011, excepcionalmente às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira dia 05 de abril, excepcionalmente às 19h30, a primeira parte do filme A Comuna (Paris, 1871), do cineasta inglês Peter Watkins. A sessão será realizada no contexto das comemorações dos 140 anos da experiência da Comuna de Paris.
Há 140 anos, de 18 de março a 28 de maio de 1871, pela primeira vez na história o proletariado estabeleceu um governo próprio e auto-gestionário. Foi a experiência da Comuna de Paris. Culminância de um processo intenso de revoltas e lutas que se iniciara em 1789 e, acima de tudo, resultado de um processo de crescimento da indignação com a exploração.

Atores em sua maioria não profissionais representam os trabalhadores no filme A Comuna, de Peter Watkins

O diretor inglês Peter Watkins dirigiu vários documentários produzidos por TV´s européias e alguns filmes comerciais. O conjunto da obra desse “diretor maldito” (alguns de seus filmes foram censurados pelas TV´s e boicotados por poderosas distribuidoras de cinema) se distingue por uma contundente crítica à violência da guerra e ao papel dos meios de comunicação, em particular da TV, no capitalismo contemporâneo.
Em A Comuna, Watkins coloca em cena duas imaginárias emissoras de TV: a TV Versalhes, oficial, e a TV Comunal, democrática e popular instalada pelos comunards, fazendo a cobertura e a interpretação dos fatos ocorridos naquele período. Homens e mulheres trabalhadores, pequena e grande burguesia, dirigentes comunards, soldados da guarda nacional, militares leais ao governo, religiosos, jornalistas, porta-vozes da burguesia etc. manifestam abertamente suas conflitivas opiniões e expectativas políticas e sociais.

TV Comunal, democrática e popular instalada pelos comunards, fazendo a cobertura dos eventos em 1871

O filme inova ao levar seus atores, entre os quais cerca de 70% não tinham nenhuma experiência cinematográfica anterior, a refletir sobre o papel que representaram no filme bem como discutir, coletivamente, os problemas sociais e políticos enfrentados por todos eles ao final do século XX.
Poucos filmes foram produzidos sobre essa experiência histórica. A Comuna é, sem dúvida, o documento fílmico mais instigante e elucidativo sobre esse evento.
O filme, no total, tem 5h45. Nesta sessão será exibida apenas uma parte, de 1h40, sobrando tempo para o debate ao final e compartilhamento do restante do filme.
ATENÇÃO: Quem quiser obter o filme na íntegra, basta levar um pendrive que o filme será disponibilizado digitalmente após o debate. Com isso, celebraremos a solidariedade, a cultura e o compartilhamento livre, valores caros ao cineclubismo e à própria comuna.

Communards no filme A Comuna, de Peter Watkins. Filme é um dos poucos sobre a Comuna de Paris e será exibido no Cineclube Cascavel dia 05 de abril


PROGRAMAÇÃO
DIA 05/04 – A COMUNA (PARIS, 1871)
Terça-Feira 19h30
A Comuna (Paris, 1871) – La Commune | Peter Watkins, Doc./Fic., França, 1999
Em 1871, o povo de Paris, relegado à miséria e à exploração, sofrendo ainda com a recente derrota na guerra contra os alemães, revolta-se contra a República recém-instaurada por Adolphe Thiers. Com apoio da Guarda Nacional, os communards fundam um governo popular, coletivizam a produção, reformam o sistema educacional, entregam o poder ao povo. O sonho, que durou dois meses, tornou-se pesadelo quando as tropas do Governo de Thiers, saindo de Versalhes, invadem Paris e deixam um saldo de 30.000 mortos, entre homens, mulheres e crianças.
Trailer:

-------
Terça-feira, 05 de abril de 2011, excepcionalmente às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE A PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: não fornecida
FORMATO: Legendado

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário