Divina Previdência
de Sérgio Bianchi
e
Superoutro
ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 13 de abril de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
O Cineclube Cascavel apresenta na próxima sessão o curta Divina Previdência, de Sérgio Bianchi, e o média-metragem Superoutro, de Edgard Navarro. Tratam-se de dois importantes filmes na carreira de dois dos mais importantes diretores brasileiros dos últimos anos.
Divina Previdência de 1983 já apresentava a temática e a forma de fazer filmes de Sérgio Bianchi, sempre voltado a realizar um cinema de confronto, provocação e polêmica. O curta expõe a preocupação com a representação da realidade social e política do País, através de ironia e ambigüidade que encontram eco na crueldade anárquica do desencanto, da raiva e de uma certa impotência diante do inexorável. Nesse sentido o filme se aproxima do média-metragem de Navarro.
Cineasta inquieto e visionário, Navarro construiu uma obra fora dos principais eixos de produção, realizando filmes que são pinceladas fortes na criação de um quadro composto por elementos anárquicos impactantes. Um cinema diletante e insubmisso que rejeita os valores estabelecidos para nos expor o estado de alma de um povo. Em Superoutro o cenário são as ruas da Cidade de Salvador e como personagem central a figura tragicômica de um louco de rua, anti-herói contemporâneo que através de sua imaginação caótica e alucinada tenta libertar-se da miséria que o assedia. Apesar dos sucessivos malogros no confronto com uma realidade hostil e indiferente a seu ingênuo esforço, o herói irá manter-se fiel a sua índole rebelde, lúdica, anárquica e libertária.
PROGRAMAÇÃO
Divina Previdência | Sérgio Bianchi, Fic., 1983, SP, 11'Atribulações na vida de um mendigo ferido, às voltas com funcionários públicos, documentos e prontuários da previdência social.Superoutro | Edgard Navarro, Fic., 1989, BA, 45’
Um louco na rua tenta libertar-se da miséria que o assedia e acaba por subverter a própria lei da gravidade.
-------
ENTRADA FRANCA
Segunda-Feira, 11 de abril de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
CLASSIFICAÇÃO: 18 ANOS
Debate com o público após a sessão
Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Nenhum comentário:
Postar um comentário