sábado, 11 de junho de 2011

Sessão dia 14 de Junho | DIABO NO CORPO de Marco Bellocchio | 20h | Centro Cultural Cara Vídeo | ENTRADA FRANCA


DIABO NO CORPO
de Marco Bellocchio



ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 14 de junho de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira dia 14 de junho às 20h, o longa-metragem ficção Diabo No Corpo, de Marco Bellocchio.
O cineasta italiano Marco Bellocchio é reconhecido por sua permanente consciência crítica na Itália, mas, sempre ao seu modo, reflexivo e psicológico. Bellocchio pode ser lembrado pelo público goiano por seu filme mais recente, Vincere – Vencer, de 2009 e que em 2010 esteve em cartaz no circuito comercial da capital por curto período. Muito elogiado pela crítica, Vincere conta o drama de Ida Dalser, a mãe do primeiro filho do ditador italiano Benito Mussolini.
 De família de classe média alta, numerosa, os seus filmes lançaram duros ataques a instituições, como Igreja, manicômio, casamento, ambientes militares. Assina o seu primeiro filme, com vinte e seis anos de idade - I pugni in Tasca (1965), o qual foi logo notado pela crítica pelo seu caráter irreverente e anticonformista.

Marco Bellocchio, diretor de Vincere. Terça dia 14 o Cineclube Cascavel exibirá outro filme do cineasta, o drama carregado de erotismo Diabo no Corpo

Após dirigir mais dois filmes, em 1969 foi convidado para dirigir um episódio de um filme coletivo Amore e Rabbia, ao lado de nomes como Pasolini, Bertolucci, Lizzani e Godard. Evocou os traumas da sua infância no filme seguinte Nel nome del Padre (1972), uma crítica violenta ao ensino religioso.
No ano de 1978 conhece o psiquiatra Massimo Fagioli, com quem inicia uma longa e complexa colaboração: Fagioli participaria ativamente na realização de quatro dos seus filmes. O clássico Diabo no Corpo foi um deles. Neste filme Bellocchio somou ao tema político uma dose (grande) de erotismo.

Maruschka Detmers, atriz holandesa em Diabo no Corpo. Sua personagem, Giulia, protagoniza uma das cenas mais polêmicas da história do cinema nesse filme

Diabo no Corpo conta a história de Giulia (Maruschka Detmers), jovem à beira da perturbação mental quando o pai, uma autoridade, é morto por militante de movimento radical. O drama da mulher é intensificado porque o namorado, Pulcini (Riccardo de Torrebruna), é justamente um militante à espera do julgamento. É nesse momento que ela conhece Andrea (Federico Pitzalis), jovem estudante por quem se apaixona. Carregado de erotismo e tensão psicológica, o filme causou polêmica na época de seu lançamento pela famosa cena de sexo com os protagonistas.
O cineasta foi homenageado no Festival de Cinema de Veneza deste ano. Recebeu o Leão de Ouro de carreira por ser “um dos maiores nomes do cinema moderno”.

PROGRAMAÇÃO
DIA 14/06 – DIABO NO CORPO
Terça-Feira 20h
Diabo no Corpo | Marco Bellocchio, Fic., Ita/Fra, 1986, 114 min.
Giulia (Maruschka Detmers), filha de uma autoridade assassinada por um movimento radical, vive à beira da perturbação psíquica total. Namorada de Pulcini (Riccardo de Torrebruna), militante que aguarda julgamento, ela inicia um louco relacionamento sentimental com Andrea (Federico Pitzalis), jovem estudante apaixonado por ela. Apesar da instabilidade de Giulia, o amor dos dois é profundo e forte, rompendo todas as barreiras. 

-------
Terça-feira, 14 de junho de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE A PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário