sábado, 30 de abril de 2011

Sessão próxima terça, dia 3 de maio – SEMANA DO TRABALHO | 20h | ENTRADA FRANCA | Centro Cultural CARAVIDEO

 SEMANA DO TRABALHO


ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 03 de maio de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

Nesta terça-feira, dia 03 de maio de 2011, às 20h, o Cineclube Cascavel terá sessão especial pelo Dia do Trabalho, com exibição de dois curtas cariocas. O documentário Pedreira de São Diogo de Leon Hirszman e a ficção O Brilho dos Meus Olhos de Allan Ribeiro.
 
 
'Pedreira de São Diogo' faz parte da série histórica e clássica 'Cinco vezes favela'

Pedreira de São Diogo é um dos episódios de Cinco vezes favela - série realizada pelo Centro de Pesquisa da Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes no início da década de 1960 e é o primeiro filme de Leon. Com assumida influência das teorias de montagem de Eisenstein, e marcado por um forte idealismo político, o episódio acompanha o drama vivido pelos trabalhadores de uma pedreira carioca, diante da ordem de intensificar as explosões, o que poria em risco a população que habitava os barracos situados no alto do morro. 

Hirszman também dirigiu o longa 'Eles Não Usam Black-Tie'

O cineasta brasileiro Leon Hirszman participou do movimento Cinema Novo, nos anos de 1960. Filho de judeus poloneses fugidos do nazismo, teve sua carreira de cineasta influenciada pela consciência política herdada do pai, marxista. Dirigiu, entre outros, os filmes Garota de Ipanema (1964), A Falecida (1965), São Bernardo (1972) e Eles Não Usam Black-Tie (1981).

Curta do carioca Allan Ribeiro é ganhador de prêmios no Brasil e no mundo
 

O Brilho dos Meus Olhos é um dos curtas mais premiados do jovem diretor Allan Ribeiro – promessa do cinema brasileiro pela qualidade técnica e olhar sensível. O filme recebeu 13 prêmios em festivais brasileiros e em dois estrangeiros, com destaque para o Prêmio Revelação no Festival Internacional de Curtas de São Paulo (2007) e o de Melhor Roteiro no Short Film Festival of Los (Angeles 2008). Os prêmios foram para o de melhor filme, direção, roteiro, ator e trilha sonora.


PROGRAMAÇÃO
DIA 03/05 – SEMANA DO TRABALHO

Pedreira de São Diogo | Leon Hirszman, Doc., PB (Cópia restaurada), RJ, 1962, 18 min
Sinopse: Homens trabalham numa pedreira na beira de um morro onde fica uma favela, da qual são moradores. A encosta é explodida, avançando ao terreno próximo dos barracos. Os favelados são avisados de que novas explosões podem causar danos. A comunidade resolve se colocar na encosta, impossibilitando nova explosão; sem atitude, o encarregado desiste de explodir o morro.

O Brilho dos Meus Olhos | Allan Ribeiro, Fic., Cor e PB, RJ, 2007, 11 min
Sinopse: Em busca de um momento prodigioso, para que faça algum sentido continuar vivendo.

________
ENTRADA FRANCA
Classificação indicativa: livre
Terça-Feira, 03 de maio de 2011, às 20h
Após a sessão, debate com os presentes
Centro Cultural CARAVÍDEO
Endereço: rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

CINECLUBE CASCAVEL
Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio – ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC

BLOG: http://cineclubecascavel.blogspot.com
SIGA NO TWITTER: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário