segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Carta - Prêmio Don Quijote/FICC - V Faia

Olá pessoal, segue abaixo o belo texto que foi elaborado para o prêmio oferecido pela Federação internacional de Cineclubes no V Faia. O prêmio se chama Don Quijote e é dado em outros festivais de outros países também, sempre com o intuito de destacar o filme de curta e longa metragens, ficção ou documentário, em que a capacidade reflexiva e expressão artística e comprometimento com a realidade das nações e dos povos se sobressaiam.


Abraços

O júri da Federação Internacional de Cineclubes – FICC, no 5º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual foi constituído por Liuba de Medeiros – Brasil, Yenny Alexandra Chaverra Gallego – Colômbia, Gê Carvalho - Brasil, João Paulo Macedo – Portugal e Marcelo Cordeiro – Bolívia, presentes no festival de 12 a 16 de janeiro de 2010.

Após assistir à exibição dos 18 curtas em competição, reuniu-se para deliberar sobre a atribuição do prêmio Don Quijote e avaliar esta edição do festival. Deste modo:

Agradece ao festival, seus parceiros e apoiadores, pelo acolhimento e pela oportunidade de encontro criada.

Recomenda à organização do festival, pela sua característica internacional, a legendagem em espanhol ou inglês de todos os filmes apresentados na competição. De igual forma, chama atenção da direção para a carga excessiva da agenda do festival, que condiciona a reflexão e avaliação dos filmes. Compreendendo as possíveis dificuldades e compromissos técnicos da realização do festival fora de uma sala de cinema, chama atenção para os cuidados necessários na projeção e na qualidade do som das sessões. Para uma consolidação mais efetiva do festival o júri da Federação Internacional de Cineclubes recomenda uma maior abertura à população local, nomeadamente através da extensão de suas atividades a outros bairros e localidades da cidade de Atibaia.

Felicita a organização do FAIA pela afirmação e crescimento do festival, sinalizado por uma motivação muito especial do público e dos participantes. O respeito e prestígio alcançado pelo festival deriva da sua importante contribuição para o cineclubismo e o cinema no Brasil.

Registra, por fim, a elevada participação do público no festival, ressaltando o seu envolvimento e entusiasmo por diversas vezes manifestado ao longo das sessões.

Refletindo sobre os filmes apresentados o júri deliberou atribuir o Prêmio Don Quijote e uma Menção Especial. Entendeu, ainda, citar o documentário O velho guerreiro não morrerá, do realizador paulista Paulo Duarte pela relevância do registro e da informação apresentada sobre um momento importante para a história do cinema brasileiro. A abordagem feita no documentário representa um fundamental exercício de resgate da memória.

O júri deliberou atribuir uma Menção Especial ao filme Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos, do realizador Camilo Cavalcante, pela sensibilidade do olhar sobre o imaginário popular do Sertão do nordeste brasileiro e as suas tradições. A fluidez da montagem imprime ao filme um ritmo que não deixa o espectador indiferente, e a qualidade da composição apresentada demonstra uma minúcia no tratamento dos aspectos formais do documentário.

Para o prêmio Don Quijote o júri escolheu um filme que se destaca por sua identidade visual, pela qualidade do tratamento e da pesquisa realizada. Na opinião do júri, a exploração dos elementos audiovisuais e a sua aplicação à linguagem documental, bem como a apropriação dos aspectos gráficos do tema que retrata convertendo-os em recursos estéticos, fazem um filme completo e coerente. Minami em Close-up – a boca em revista, do realizador Thiago Mendonça, de São Paulo, é, assim, o vencedor do prêmio Don Quijote.

domingo, 10 de janeiro de 2010

V EIAC e I Encontro dos Direitos do Público no FAIA

Pelo terceiro ano consecutivo Festival de Atibaia reúne cineclubistas iberoamericos no Brasil

Consolidando definitivamente seu caráter cineclubista e suas parcerias com a FICC – Federação Internacional de Cineclubes e com o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual estará sediando entre 13 e 16 de janeiro, o V EIAC – Encontro Iberoamericano de Cineclubes que reunirá lideranças cineclubistas de 11 países iberoamericanos. O encontro contará ainda com as presenças do Presidente e do Secretário Geral da FICC, respectivamente Paolo Minuto (Itália) e Golam Rabbany Biplob (Bangladesh).

O Presidente do CNC e Vice-Presidente da FICC, Antonio Claudino de Jesus explica que o encontro tem por principal objetivo promover um balanço sobre os resultados alcançados através da rearticulação do movimento cineclubista brasileiro e seu reflexo no contexto do movimento cineclubista internacional, em especial nos países iberoamericanos. “A importância do movimento brasileiro neste processo de articulação e intercâmbio do movimento internacional, em especial no contexto iberoamericano é inegavél. Afinal todos os cinco encontros até agora realizados aconteceram no Brasil. Por outro lado, acredito que já cumprimos a maior parte da agenda que iniciamos em 2004 em Rio Claro e que chegou a hora de pensarmos no fortalecimento e consolidação de vários mecanismos que temos desenvolvido ao longo destes cinco anos, entre os quais a Filmoteca Carlos Vieira e a CINESUD, que são fundamentais para o intercâmbio de nossas cinematografias nacionais”.

Para o Secretário Geral do CNC e Diretor de Relações Institucionais do Festival de Atibaia, João Baptista Pimentel Neto outro tema que deverá sem amplamente discutido no encontro refere-se a Campanha Pelos Direitos do Público que vêm sendo desenvolvida pela FICC a nível mundial. “Este é o tema que julgo unifica e dá sentido global e universal ao movimento cineclubista e no Brasil, a campanha deselvolvida pelo CNC – Conselho Nacional de Cineclubes tem recebido apoiamento de praticamente toda a cadeia produtiva do audiovisual e alcançado algumas vitórias significativas. Por isso resolvemos realizar também dentro da programação do Festival o I Encontro Internacional Pelos Direitos do Público pretendendo com isso compartilhar com nossos companheiros iberoamericanos nossa experiência e fortalecer nossas parcerias com o MinC e com as demais entidades brasileiras no encaminhamento das diversas questões relacionadas ao tema”.

O I Encontro Internacional dos Direitos do Público acontece entre os dia 12 e 16 de janeiro também dentro da programacão do V FAIA e contará com a participação do Secretário do Audiovisual, Silvio Da Rin e do Coordnador e do Coordenador Geral de Gestão Coletiva e Mediação em Direitos Autorais da Secretaria de Políticas Culturais, José Vaz de Souza Filho. Ambos os encontros acontecerão no Atibaia Residence Hotel e são gratuito e abertos a participação de todos os interessados. A realização é da Associação de Difusão Cultural de Atibaia / Difusão Cineclube e da Prefeitura da Estância de Atibaia. Contam com o apoio da FICC – Federação Internacional de Cineclubes, do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema, do CBDC – Centro Brasileiro da Diversidade Cultural /SP e do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. Patrocinam as atividades o MinC – Ministério da Cultura através de suas Secretarias Executiva, do Audiovisual e de Políticas Culturais.

Confiram abaixo a programação dos dois encontros

Programação do
V Encontro Iberoamericano de Cineclubes

250

Local: Atibaia Residence Hotel

Dia 12 de janeiro de 2010
Recepção e credenciamento

Dia 13 de janeiro de 2010
14h30 às 15h00 – Abertura do V EIAC

15h00 às 17h30 – Resultados: Leis, regulamentos e iniciativas

Dia 14 de janeiro de 2010
13h30 às 14h30 – Mostra Cinesud Dom Quixotes Brasileiros

14h30 às 17h30 – Abertura do Encontro do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema

Dia 15 de janeiro de 2010
13h30 às 14h30 – “Copy, right?”

14h30 às 17h30 – Resultados: Cineclubismo e educação: conquistas recentes

Dia 16 de janeiro de 2010
09h30 às 14h30 – Os direitos do público e a “pirataria”

14h30 às 17h30 – Encerramento do V EIAC / Carta de Atibaia



Programação do
I Encontro Internacional dos Direitos do Público
cartaz em preto(4)

Local: Atibaia Residence Hotel

Dia 13 de janeiro de 2010

9h00 as 9h30 – Abertura Oficial do Encontro

9h30 as 12h30 – Mesa 1:Direitos do Público: A Ótica do Público

Moderador – Luiz Alberto Cassol – CNC / Brasil

Debatedores:
Paolo Minuto – Itália
Golam Rbany Biplob – Bangladesh
Laura Godoy - Equador
Julio Lamaña – Espanha
Cristina Marchese – Agentina

Dia 14 de janeiro de 2010

9h30 as 12h30 – Mesa 2
Direitos do Público: A Ótica do Estado

Moderador – João Baptista Pimentel Neto – CNC / Brasil

Debatedores
José de Souza Vaz – SPC / MinC / Brasil
Teca Araújo – FUNDARPE / Brasil
Gonzalo Mendoza – Cinemateca Nacional / Venezuela
José Alfonso Suárez del Real y Aguilera – Ex-Deputado Federal / México

Dia 15 de janeiro de 2010

9h30 as 11h30 – Mesa 3: Direitos do Público: A Ótica dos Juristas

Moderador – Paulo Canabrava – APIJOR / Brasil

Debatedores:
Alan Rocha – jurista, RJ
Clarice Castro – jurista, PE
Sebastião Ribeiro Filho – jurista, ES
João Baptista Pimentel Neto – CNC / Brasil

11h30 as 12h30 – Encerramento
Silvio Da Rin – Secretário do Audiovisual / MinC