sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Audiovisual com mais capacitação

O Ministério da Cultura (MinC) lançou ontem, durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, o edital para seleção de 100 Cines + Cultura, uma das iniciativas do Programa + Cultura, lançado pelo MinC e que faz parte da Agenda Social do governo federal. O objetivo da ação é rearticular os exibidores contemplados pelo projeto iniciado em 2006, através de edital da Secretaria do Audiovisual (SAv/ MinC), para formação de Pontos de Difusão Digital (PDD) por todo o Brasil.

Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, além de obras do acervo da Programadora Brasil e material para oficinas de exibição. A ação atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação para a atividade exibidora e cineclubista.

Representante do projeto em Goiás, a Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás (ABD-GO) também participou da iniciativa, caracterizada por ações simultâneas em todo o Brasil. Além do lançamento oficial em Brasília – que contou com a presença dos ministros Juca Ferreira (Cultura), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) –, o secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, deu o `play´ da primeira sessão de um Cine + Cultura em São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó, no Pará. Todas as ações foram transmitidas ao vivo, por webconferência, para o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

Exibição
O edital nacional para a seleção de 100 novos núcleos de exibição visa, entre outras metas, a ampliação da rede de exibidores não comerciais em todas as regiões do País.

Nesse sentido, o edital contemplará núcleos prioritariamente localizados em periferias de grandes centros urbanos e em municípios integrantes dos Territórios da Cidadania, localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os pontos selecionados integrarão o programa Cine + Cultura.

As oficinas de capacitação cineclubista têm como objetivo capacitar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introduções à história do cinema e linguagem cinematográfica; e oferecer informações sobre questões relevantes e atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade.

Formar público
Para Luiz Felipe Mundim, coordenador do Cine + Cultura da ABD-GO, o edital vem preencher uma lacuna no setor audiovisual brasileiro, cujos reflexos também são sentidos em Goiás. “Acreditamos que o projeto será um sucesso. Nós, da ABD-GO, vamos promover uma maior acessibilidade do público goiano aos conteúdos do programa. Com os equipamentos oferecidos, esperamos implementar um programa local de formação de público cinematográfico”, avisa Mundim.

Após a aquisição dos equipamentos e da capacitação, os Cines receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil (www.programadorabrasil.org.br). Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais serão encartados em DVD e licenciados para exibição pública, por meio de permissão de uso.

A programadora reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais, organizadas em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros.

Ao longo de dois anos, cada Cine + Cultura poderá solicitar até 12 programas por trimestre de trabalho e fazer uma nova solicitação após a entrega dos relatórios das atividades. Os Cines terão que exibir por ano 60% de conteúdo nacional, podendo ser ou não da Programadora Brasil, com total liberdade de escolha dos títulos das suas sessões.

Segundo Luiz Felipe Mundim, a previsão do MinC é de instalar, até 2010, mais mil unidades do Cine + Cultura. “A verba já está garantida”, afirma.

Programa
Lançado em setembro de 2008, o programa Cine + Cultura já realizou, até o momento, seis oficinas, em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC). As oficinas foram realizadas nas capitais de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Ceará e Bahia.

Outra importante ação desempenhada pelo Cine + Cultura foi a iniciativa de contabilizar o público de sessões não comerciais em diferentes espaços do País (escolas, espaços culturais, cineclubes, na rede Sesc e em mostras e festivais), por meio de um site dotado de um banco de dados para essa função.

Apoio
Para os interessados em concorrer ao edital de seleção do Cine + Cultura, Luiz Felipe Mundim avisa que a Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás (ABD-GO) está à disposição para dar esclarecimentos e oferecer consultoria e apoio logístico necessário para inscrição no programa.

Ainda sem sede própria, a ABD-GO funciona atualmente no Centro Cultural Cara Vídeo, na Rua 83 nº 361, Setor Sul. O telefone para contato é (62) 3218-6895. Quem preferir, pode entrar em contato diretamente com Luiz Felipe, pelo telefone (62) 8453-2568 ou por e-mail (luizmundim@gmail.com).

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ministério da Cultura lança edital nacional para a seleção de cem novos núcleos de exibição

Ministério da Cultura lança edital nacional para a seleção de cem novos núcleos de exibição

Cada projeto selecionado receberá equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV,
obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas de capacitação para a atividade exibidora

Com o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual, o Ministério da Cultura lança na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro, durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, o edital para seleção de 100 Cines + Cultura. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas de exibição. A ação integra o Programa + Cultura - que faz parte da Agenda Social do Governo Federal - e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação cineclubista.

Visando ampliar a rede de exibidores não comerciais, o edital contemplará núcleos prioritariamente localizados em periferias de grandes centros urbanos e em municípios integrantes dos Territórios da Cidadania, localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esses pontos selecionados serão os Cines + Cultura.

O lançamento do edital ocorrerá em ações simultâneas, às 11h, do dia 11. O secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, dará o 'play' da primeira sessão de um Cine + Cultura, em São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó, no Pará, em cerimônia transmitida por webconferência para o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

No Distrito Federal, a apresentação do Programa + Cultura e o lançamento do edital Cine + Cultura serão feitos pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que estará acompanhado dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, ambos já parceiros do Programa.

Goiás participa das sessões Simultâneas

Também no mesmo dia e horário, sete Cines + Cultura que já receberam oficinas de capacitação irão realizar sessões de exibição nos estados do Acre, da Bahia, da Paraíba, de Goiás, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais para seus públicos.

Em Goiás, o Cine + Cultura da Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO) também irá transmitir o lançamento e convida toda a comunidade a participar da exibição, que acontecerá no Centro Cultural da CARA Vídeo (Rua 83, nº 361, Setor Sul - Goiânia-GO). Um pouco antes, às 10h30, será feita uma breve apresentação acerca do funcionamento do Cine + Cultura em Goiânia. A iniciativa em Goiás deverá ser realizada pelo Cineclube da ABD-GO em conjunto com outros cineclubes e entidades que tiverem interesse em participar.

Além da população de um modo geral, a ABD-GO convida os cineclubistas e abedistas, assim como os Pontos de Cultura que queiram elaborar projetos para concorrer a esse edital, contribuindo com a ampliação do circuito de pontos de exibição audiovisual no nosso Estado.

Ao final da transmissão do lançamento, será exibido os curtametragens Suíte Assad (15') e Dormente (15'), ambos dirigidos por Joel Pizzini.

Durante o encontro, será feita cobertura jornalística e fotográfica, a serem repassadas ao Programa Cine+Cultura, que publicará todas as informações em seu site.

O lançamento será transmitido através dos sites: www.cultura.gov.br; www.territoriosdacidadania.gov.br; www.cinemaiscultura.org.br

Os núcleos que também farão sessões simultâneas ao lançamento do edital Cine + Cultura e que já participaram das primeiras oficinas do programa são o Ponto de Exibição Hélio Melo, no Acre; a Fundação Sistêmica, através da iniciativa Cineclube Aventura, na Paraíba; a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas Seção de Goiás (ABD-GO); a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com o projeto Cinema Seis e Meia, e o Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama), ambos na Bahia; o Ponto de Cultura Lira de Ouro, no Rio de Janeiro; e o Museu de História e Ciências Naturais, em Minas Gerais.

Dez Cines+Cultura já confirmaram a realização de sessões após acompanharem o lançamento do edital pela internet em nove estados, a saber: Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe.


Abaixo, cada um dos Cines e seus respectivos estados:

- Ponto de Exibição Hélio Melo, no Acre

- Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com o projeto Cinema Seis e Meia, e o Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama), ambos na Bahia;

- Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, por meio do Cine Memorial

- Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas Seção de Goiás (ABD-GO)

- Museu de História e Ciências Naturais, em Minas Gerais

- Fundação Sistêmica, através da iniciativa Cineclube Aventura, na Paraíba

- Ponto de Cultura Lira de Ouro, no Rio de Janeiro

- Crescendo com Arte, com seu Cineclube Carijó, em Santa Catarina.

- Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, em Sergipe

Ação Cine + Cultura

Lançada em setembro de 2008, a ação Cine + Cultura iniciou suas atividades investindo na rearticulação dos exibidores contemplados pelo Edital SAv/MinC Pontos de Difusão Digital 2006. A partir de então, foram realizadas seis oficinas em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) nas capitais de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Ceará e Bahia. Participaram das oficinas 155 representantes de 80 pontos contemplados no edital em 2006, localizados em 22 estados brasileiros, como também duas Casas Rurais Digitais paraenses, através de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Além da capacitação para a atividade exibidora, esses pontos começam a receber títulos da Programadora Brasil e serão os primeiros Cines + Cultura a atuar no país.

Outro importante ativo da ação Cine + Cultura será a capacidade de contabilizar o público de sessões não comerciais em todo o território nacional, sejam em escolas, em espaços culturais, em cineclubes, na rede SESC e em mostras e festivais por meio de um site que terá um banco de dados para essa função. Este ativo tornará possível uma rede de comunicação de diferentes atores da cadeia audiovisual (exibidores, realizadores e público), o mapeamento de demandas e o planejamento das soluções, sempre atentando para a diversidade e as especificidades de cada região do Brasil.

O programa irá integrar, ampliar e intensificar a utilização do audiovisual nas soluções para os desafios impostos na Nova Política Social para o Brasil: Eixo Cultura. A iniciativa da ação do Cine + Cultura, desde o início das suas atividades, se estendeu também à participação nas oficinas estaduais do Programa + Cultura e nos Seminários do Plano Nacional de Cultura, divulgando o programa e colhendo dados para construção de parcerias.



Tripé: Tecnologia Digital, Capacitação e Conteúdo

O edital disponibilizará para os novos 100 Cines + Cultura, contemplados pelo primeiro edital de 2009, o equipamento necessário para instalar salas de exibição digitais. São eles: uma tela para projeção de 210 polegadas (4m X 3m), um projetor de vídeo com potência de luz de 2.200 ANSI Lumens, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de 4 canais, quatro caixas não amplificadas de potência de 250 watts, um amplificador com 1200Wrms de potência, dois microfones sem fio de alcance de 150 metros e uma Câmera Filmadora Digital Mini DV 3CCD ( Panasonic - modelo NV-GS320PL-S) com função Photo shot para tirar fotos no Cartão SD e monitor LCD em cores de 2,7 polegadas wide.

Já as oficinas de capacitação cineclubista têm como objetivo qualificar de maneira prática os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introduções à história do cinema e linguagem cinematográfica; e oferecer informações sobre questões relevantes e atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade. Outra meta é estimular os responsáveis pelos Cines + Cultura ao diálogo com a comunidade local para a participação efetiva nas atividades. Esse trabalho será desenvolvido com apoio de um manual de capacitação produzido para o programa, por meio de parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).

Após receber os equipamentos e a capacitação, os Cines receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (www.programadorabrasil.org.br). Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública, por meio de permissão de uso. A Programadora reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais, organizados em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros. Ao longo de dois anos, cada Cine + Cultura poderá solicitar até 12 programas por trimestre de trabalho e fazer uma nova solicitação após a entrega dos relatórios das atividades. Os Cines terão que exibir por ano 60% de conteúdo nacional, podendo ser ou não da Programadora Brasil, com total liberdade de escolha dos títulos das suas sessões.


SERVIÇO:

Lançamento simultâneo do edital nacional para a seleção de cem novos núcleos de exibição

Data: 11 de fevereiro de 2009
Horário: 11h
Local: CENTRO CULTURAL CARA VIDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO

Contato: Carolina Paraguassú - 1ª Secretária da ABD-GO - 62 8119-6369



Suite Assad | Joel Pizzini, 2003, 15', DVD
Ensaio musical sobre a Familia Assad, realizado no Natal de 2002 em São João da Boa Vista (SP). Através da apresentação de um concerto na cidade, a narrativa vai se delineando através do encontro entre três gerações desta virtuosa família que inclui desde a arte dos genitores, Seu Jorge e Dona Ica, até o Duo Assad e a cantora Badi Assad, hoje reconhecidos internacionalmente.



Dormente | Joel Pizzini, 2005, 15', DVD
Um filme-ensaio que versa sobre os espaços de passagem, elegendo a estação de trem e a ferrovia como ambientes emblemáticos desse fenômeno contemporâneo, denominado "não-lugar" por Marc Augé