domingo, 24 de abril de 2011

ATIRAR NUM ELEFANTE (To Shoot An Elephant) | Próxima terça, dia 26 de abril | 20h | ENTRADA FRANCA

ATIRAR NUM ELEFANTE
(TO SHOOT AN ELEPHANT)




ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 26 de abril de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira dia 26 de abril às 20h, o documentário Atirar Num Elefante, de Alberto Arce e Mohammad Rujailah.
O artigo Shooting an Elephant, de George Orwell, publicado em 1936, empresta o título e a metáfora ao documentário To Shoot An Elephant. O artigo relata um acontecimento pessoal do autor em que se vê obrigado a atirar em um elefante na Birmânia, país que era colônia do império britânico. O texto aponta para o fato de que os colonizadores fazem o uso da força extravagante só para se evitar fazer papel de bobos diante dos olhos de seus súditos. Mesmo sabendo que o elefante não era mais perigoso após a sua agitação inicial, Orwell tinha que matá-lo para que ele e o império britânico não caísse em descrédito junto a sua população.
Em dezembro de 2008 o jornalista e diretor do filme, Alberto Arce, se dirigiu para a Faixa de Gaza a fim de filmar a rotina ali vivida. Pouco antes da sua chegada, Israel proibiu a entrada de organizações de ajuda humanitária e da imprensa estrangeira. Era evidente a iminência de uma grande ofensiva. O filme documenta essa rotina na Faixa de Gaza a partir de 27 de dezembro de 2008, quando Israel começou a operação militar Chumbo Fundido em Gaza, que durou 21 dias. Convertido em narração direta e privilegiada dos bombardeios, o documentário tornou-se ferramenta para fazer frente à propaganda israelense e ao silêncio internacional.
Motorista de ambulância observa momento de explosão de bomba no documentário "Atirar Num Elefante"

Atirar Num Elefante apresenta de maneira incontestável a violação dos direitos do povo palestino e dos tratados internacionais por parte do exército israelense. Fica evidente que, diferentemente do declarado, o objetivo de Israel nunca foi atacar o Hamas, mas semear o terror no povo de Gaza. Dentre as denúncias do documentário, vemos bombas disparadas de navios, aviões e helicópteros atingindo residências, hospitais e instalações da ONU e equipes de resgate.
Crianças em frente a escombros do bombardeio na faixa de Gaza durante a operação "Chumbo Fundido" em 2008 que matou 1412 palestinos



PROGRAMAÇÃO
DIA 26/04 – ATIRAR NUM ELEFANTE (TO SHOOT AN ELEPHANT)
Terça-Feira 20h
Atirar Num Elefante (To Shoot An Elephant) | Alberto Arce e Mohammad Rujailah, Doc., Espanha, 2009, 112 min.
Os ataques israelenses não poupam ninguém, crianças, mulheres, ambulâncias e tudo o que se mova pode ser alvo da covardia de um dos exércitos mais brutais do mundo. O documentário narra, do interior da Faixa de Gaza, os acontecimentos de 27 de dezembro de 2008 até 18 de janeiro de 2009, denomiados de "Operação Chumbo Fundido" e que causaram a morte de 1.412 palestinos.

Trailer:




-------
Terça-feira, 26 de abril de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE A PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: não fornecida

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário