sábado, 9 de abril de 2011

EXIT THROUGH THE GIFT SHOP - Próxima terça, dia 12 de abril | 20h | ENTRADA FRANCA


EXIT THROUGH THE GIFT SHOP



ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 12 de abril de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira dia 12 de abril às 20h, o documentário Exit Through The Gift Shop, um filme de Banksy.
Sem tradução no Brasil, Exit Through the Gift Shop tem sido considerado um dos mais fascinantes e instigantes filmes sobre arte já realizados. No meio cinematográfico, o filme vem chamando a atenção das mais diversas formas. Foi premiado em mais de 15 festivais, dentre eles o Festival Sundance em 2010, além de ter sido indicado ao prêmio de Melhor Documentário no Oscar.

O artista Banksy em entrevista no documentário Exit Through The Gift Shop

Essas premiações e reconhecimentos criaram expectativas diversas entre os fãs de Banksy e a mídia, que sempre espera do artista alguma intervenção chocante e de alto teor crítico. Durante a semana do Oscar apareceram desenhos em locais diversos, atribuídos a Banksy. Alguns foram até retirados dos locais de origem e vendidos pela internet, prática que já se tornou comum em relação à Street Art e que é abordada no próprio filme do Banksy. Além dessas intervenções, os fãs se viram frustrados durante a cerimônia do Oscar que terminou sem a esperada aparição do artista, ainda que em seus disfarces usuais.
O documentário (?), dirigido pelo elusivo artista de rua Banksy (que recentemente também fez a introdução polêmica dos Simpsons), narra a surpreendente, e supostamente real, história de Thierry Guetta, um videomaker  francês. Vivendo em Los Angeles, Guetta começa a registrar os expoentes da street art, como os considerados hoje estrelas Shephard Fairey e Space Invader, com o intuito de realizar um filme sobre eles. O auge da realização desse filme de Guetta foi encontrar e acompanhar Banksy. Neste ponto Guetta também começa a tornar-se um street artist e, de registrador ele passa a ser o registro.

 Thierry Guetta relata sua incursão pelo mundo da Street Art em Exit Through the Gift Shop, que será exibido no Cineclube Cascavel

Após a exibição de Cópia Fiel e A Comuna, com Exit Through the Gift Shop o Cineclube Cascavel conclui uma seleção de filmes que tem como objetivo abrir espaço a um questionamento fundamental da contemporaneidade: quais as possibilidades e potencialidades das formas de expressão, das formas de luta, e da busca de sentido e de representação que empreendemos no mundo como luta por um mundo melhor e uma realidade mais aceitável (?).



PROGRAMAÇÃO
DIA 12/04 – EXIT THROUGH THE GIFT SHOP
Terça-Feira 20h
Exit Through The Gift Shop | Bansky, Doc., EUA/Inlgaterra, 2010, 87’
Documentário assinado pelo mítico artista de rua Banksy, que traça a história de um movimento, a street culture. O documentário segue vários artistas, alguns dos quais considerados hoje estrelas, como Shephard Fairey , Space Invader e o próprio Banksy que apesar do anonimato é um dos mais famosos artistas britânicos. Ao mesmo tempo o filme questiona a relação entre arte e mercado e o que é ou não considerado autêntico hoje em dia.


-------
Terça-feira, 12 de abril de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE A PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: não fornecida
FORMATO: Legendado

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Um comentário: