sábado, 25 de dezembro de 2010

PARABÉNS A TODOS!

O Cineclube Cascavel deseja boas festas e um próximo ano de muita alegria nas lutas, sejam elas coletivas ou não. Sem festa não há alegria. Sem liberdade não há alegria. Sem luta não há liberdade.

Um bom ano a todos! Especial abraço aos que sempre prestigiaram o Cineclube Cascavel, ou que sempre se entusiasmaram mesmo sem terem ido às sessões. Todos são muito importantes para que o cineclubismo continue se renovando a cada ano.

Parabéns a todos!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

NOTA EXPLICATIVA DO CENTRO-OESTE

Nota explicativa da região Centro-Oeste lida antes da eleição da nova diretoria durante a 28ª Jornada Nacional de Cineclubes em Recife.


NOTA EXPLICATIVA DO CENTRO-OESTE

A bancada cineclubista do Centro-Oeste, aqui representada por Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, entende que precisa de representatividade dentro da diretoria executiva do Conselho Nacional dos Cineclubes (CNC) da próxima gestão, ocupando qualquer cargo, visto que a chapa é única e contempla todas as outras regiões do Brasil.
Entretanto, a proposta encaminhada pela chapa candidata aos representantes da região Centro-Oeste foi a de que o único espaço representativo seriam os cargos na Diretoria Regional Centro-Oeste, cargos estes que já estão assegurados por força estatutária e que, lembrando, não tem direito a quórum na Diretoria Executiva.
Entendemos que a Diretoria Regional tem exercido e exercerá grande importância na próxima gestão, porém, a questão da horizontalidade também se realiza na paridade em relação a cargos executivos que, indiscutivelmente, potencializam o movimento regional e nacional.
Diante do exposto, a bancada da região do Centro-Oeste de forma unânime decidiu retirar o apoio à chapa e as indicações para a Diretoria Regional.
Em resposta à nossa posição, a diretoria ainda nos alertou para o fato de que os cargos podem ser ocupados por qualquer pessoa de fora da região Centro-Oeste, já que não está previsto no Estatuto, e que o movimento cineclubista nacional representado pelo CNC continuará exercendo suas atividades com ou sem representantes do Centro-Oeste.
A partir de nossa posição, acreditamos em uma nova configuração em que a região Centro-Oeste, assim como todas as outras regiões, também deve existir de fato e direito; e, consequentemente, contribua para o fortalecimento e a integração entre todas as cinco regiões do país dando força ao Movimento Cineclubista Brasileiro.

Cineclube Espaço Aberto – DF
Cineclube Quintal – DF
Cineclune Xícara da Silva – GO
Cineclube Cascavel – GO
Cinema de Horror – MS
Cineclube Joel Pizzini – MS
Conselho Regional de Psicologia – MS
Cine Xin / Lions Clube de Cáceres – MT
Cineclube Pipoca Moderna – MT

CONSELHO NACIONAL DE CINECLUBES BRASILEIROS TEM NOVA DIRETORIA


CONSELHO NACIONAL DE CINECLUBES BRASILEIROS TEM NOVA DIRETORIA

Em Assembléia Geral realizada em Recife (PE), no encerramento da 28ª Jornada Nacional de Cineclubes foi eleita a nova diretoria para o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros.
Realizada no período de 5 a 9 de dezembro, a 28ª Jornada Nacional de Cineclubes contou com a participação de 239 cineclubes em atividade em 26 estados, que além de elegerem novos dirigentes para a entidade, debateram e aprovaram as diretrizes que devem nortear a ação do movimento cineclubista brasileiro nos próximos dois anos.
O evento contou ainda com a participação de representantes das principais entidades governamentais e não governamentais do setor audiovisual, e ainda, de cineclubistas de 31 países dos cinco continentes, que vieram ao Brasil para participar da 3ª Conferência Mundial de Cineclubismo e da Assembléia Geral da FICC – Federação Internacional de Cineclubes, realizadas paralelamente a Jornada.
Segundo o novo presidente do CNC, Luiz Alberto Cassol “a nova Diretoria deve dar continuidade, aprofundar e fortalecer ainda mais as ações que vêm sendo desenvolvidas pelas sucessivas diretorias que comandaram o CNC nos últimos sete anos, que, para além das metas de reorganização do movimento e reocupação dos espaços institucionais almejados inicialmente, resultaram na transformação do CNC numa das maiores e mais importantes entidades do audiovisual brasileiro na atualidade. Nossas metas continuarão sendo basicamente as mesmas, ou seja, continuaremos lutando intransigentemente pelos direitos do público e pela universalização do acesso aos bens culturais. Pelo respeito às identidades e diversidades culturais e para que o cinema e o audiovisual brasileiro ocupem de forma majoritária todas as telas e janelas existentes no Brasil.”
Cassol destacou que pretende manter e fortalecer ainda mais as parcerias do CNC com todas as demais entidades do audiovisual brasileiro, especialmente as que vêm sendo desenvolvidas com o CBC – Congresso Brasileiro de Cinema, CBDC – Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural, ABD – Associação Brasileira de Documentaristas e suas seções estaduais e com o Fórum dos Festivais.
Já a Vice-Presidente do CNC, Saskia Sá destacou como metas da nova diretoria a continuidade e consolidação dos principais projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo CNC, como o Cine+Cultura, de recuperação da memória do movimento cineclubista brasileiro e da Filmoteca Carlos Vieira.
“Daremos ainda prioridade absoluta a realização de Seminários Estaduais e Nacional sobre a questão do Cinema e do Cineclubismo na Educação e ao acompanhamento da tramitação do projeto de lei do Senador Cristóvan Buarque que trata do tema. Do ponto de vista interno, nossa prioridade será o de ajudarmos a consolidação das entidades cineclubistas estaduais já existentes e a criação de novas entidades nos estados onde ainda não existem, já que entendemos que este é o melhor caminho para a democratização e horizontalização cada vez maior do movimento e do próprio CNC”.
Dentre as propostas aprovadas pelos cineclubistas participantes da 28ª Jornada Nacional de Cineclubes, além das diretrizes tiradas nos GTs que serão organizadas para a publicação dos anais da Jornada, merecem ainda especial destaque:
·         O apoio do movimento cineclubista brasileiro a proposta de mudanças na atual lei do Direito Autoral, visando o fortalecimento dos direitos do público;
·         O apoio à aprovação pelo Senado do PLC 116 (Nova Lei do Cabo);
·         O apoio as políticas públicas voltadas à federalização das ações do MinC;
·         O apoio ao projeto de Lei de Reforma da Lei Rouanet atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados;
·         O apoio ao PNBL – Plano Nacional de Banda Larga;
·         A continuidade das lutas pelo aumento da cota de tela no cinemas brasileiros e pela criação de cotas para a produção independente em todas as janelas e plataformas.
Confira abaixo a composição da nova diretoria do CNC
CHAPA NAÇÃO CINECLUBE
Diretoria Executiva:
Presidente: Luiz Alberto Cassol – Cineclube SMVC/RS
Vice-Presidente: Saskia Sá – Cineclube Abd Capixaba/ES
Secretário Geral: Gilvan Veiga Dockhorn – Cineclube Abelin Nas Nuvens/RS
Secretário Adjunto: Lauro Monteiro – Cineclube Paraty/RJ
Tesoureiro: Télcio Brezolin – Cineclube Lanterninha Aurélio/RS
Tesoureiro Adjunto: Mariza Teixeira – Cineclube Vozes Do Morro/ES
Diretor de Articulação Regional: Gê Carvalho - Cineclube Amoeda Digital/PE
Diretor de Articulação Regional Adjunto: Davy Alexandrisky  - Cine Olho/RJ
Diretor de Formação: Jorge Conceição – Cineclube Imaginário/BA
Diretor de Formação Adjunto: Isidoro Cruz Neto – Cineclube Projeto Kalu/MA
Diretor de Memória: Nélson Marques – Cineclube Natal/RN
Diretor de Memória Adjunto: Gizely Cesconetto – Cineclube Laguna/SC
Diretor de Acervo e Difusão: Bruno Nunes Cabús – Cineclube Central/ES
Diretor de Acervo e Difusão Adjunto: Carolinne Vieira  - Cineclube Gastrô/CE
Diretor de Comunicação: João Batista Pimentel Neto – Cineclube Difusão/SP
Diretor de Comunicação Adjunto: Simone Norberto – Cineclube Oca/RO
Diretorias Regionais:
Norte:
Diretor Regional: Arthur Leandro – Cineclube Rede [Aparelho] /PA
Diretor Adjunto: Juliana Machado – Cineclube Aquiry/AC
Nordeste:
Diretor Regional: Graziele Andrade Ferreira – Cineclube Npd Orlando Vieira/SE
Diretor Adjunto: Alex Nunes Barroso (Alex Fedoxx) -  Cine Molotov/CE
Centro Oeste:
Diretor Regional: Lourenço Aparecido Favari – Cineclube Crec/SP
Diretor Adjunto: Daniela Maria Teixeira – Cineclube Participação/ES
Sudeste:
Diretor Regional: Renata De Oliveira Ramos -  Cineclube Funec/MG
Diretor Adjunto: Valdecir Edson Marques – Cine Everest/SP
Sul:
Diretor Regional: Reno Luiz Caramori Filho – Cineclube Independente/SC
Diretor Adjunto: Helen Maria Psaros – Cine Guará/PR

João Baptista Pimentel Neto
Diretor de Comunicação
CNC – Conselho nacional de Cineclubes Brasileiros

sábado, 11 de dezembro de 2010

Sessão próxima terça, dia 14 de Dezembro - Movimento do Vídeo Popular | 20h | ENTRADA FRANCA

MOSTRA MOVIMENTO DE VÍDEO POPULAR

ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 14 de dezembro de 2010, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

Em dois anos de atividades ininterruptas e sessões semanais, o Cineclube Cascavel totalizou 71 sessões, com a presença de um público de mais de 1000 pessoas, e muitos filmes e debates memoráveis. Cineclubismo é isto. Possibilitar acesso e fazer do momento de apreciação das obras audiovisuais um ato político e coletivo. Consequentemente, essa atividade possibilita também o ambiente de criação de amizades, conversas agradáveis e trocas de experiências.
E para fechar o ano de 2010, o Cineclube Cascavel realizará uma sessão bastante especial em nome dessas amizades criadas ao longo de dois anos e em nome da luta que este coletivo vem travando incansavelmente. Exibiremos quatro curtas do Movimento do Vídeo Popular: É pó, é pedra, é o vício no meio do caminho, de 16 min.; Vale a Pena?, de 16 min.; Quando a mãe chora e o filho não vê, de 15 min.; Verdade ou Consequência, de 15 min. Após as exibições e debate com os realizadores, haverá confraternização com discotecagem, projeções e bar.
Os vídeos são provenientes de oficinas de audiovisual em dois centros de detenção de menores: o CIA (Centro de Internação de Adolescentes) funcionando na Base de Operações da PM no Setor Marista e no CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo) localizado no Conjunto Vera Cruz, ambos em Goiânia. Iniciou-se em março de 2010 tendo como objetivo a aprendizagem, desenvolvimento e produção de linguagem, técnicas e tecnologias aplicadas ao processo audiovisual pelos adolescentes cumprindo medida de internação naquele momento, previsto no Art. 122 do Estatuto da Criança e Adolescente.
Através de uma metodologia baseada nos princípios da educação popular, a oficina funcionou paralelamente neste dois centros e contou com 4 turmas, com aproximadamente 15 jovens cada uma e teve duração de 5 meses. As três etapas constituintes do processo foram a de sensibilização, formação e produção, resultando em 4 vídeos documentários de temas variados e também em processos bastante distintos na concepção e execução dos mesmos.
 A sessão será nesta terça-feira dia 14 de dezembro de 2010, às 20h, no Centro Cultural Cara Vídeo (Rua 83 n. 361, S. Sul). 
Agradecemos sempre a Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás, a parceria da Cara Vídeo, e o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), da ABD Nacional e do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual através da ação Cine Mais Cultura, que se fizeram essenciais para a criação e sustentação da atividade do Cineclube Cascavel.


Vale a Pena? | Movimento do Vídeo Popular, Doc., Brasil, GO, 16 min.
No Centro de Internação para Adolescentes, meninos cumprindo medida de internação discutem se estes centros adiantam ou não. Partindo de lugares diferentes, adolescentes e instituição dialogam sobre juventude, drogas e os atos infracionais que levam jovens à privação de liberdade.
Menção Honrosa no 10º Goiânia Mostra Curtas.
Realização: K.M.A. / L.A. / R.F.C. / J.C.F. / F.F.C. / MVP




Quando a mãe chora e o filho não vê | Movimento do Vídeo Popular, Doc., Brasil, GO, 15 min.
Sexta-feira é dia de visita, uma mãe atravessa a cidade para encontrar seu filho. Do trajeto ao encontro, o drama das famílias de garotos privados de liberdade vai sendo desvendado, dos dois lados do muro.
Realização: R.C.R. / M.G.M. / L.F.R.O. / H.J.F.M. / T.H.A.P. / W.A.S. / J.A.S. / MVP




Verdade ou Consequência | Movimento do Vídeo Popular, Doc., Brasil, GO, 15 min.
Como a pessoa conhece as possibilidades do crime: vender drogas, roubar, matar? Porque dessa escolha: trauma, revolta, dinheiro, falta de opção? Quais são os benefícios, sacrifícios, os sentimentos: emoção, adrenalina, tristeza, felicidade... As consequências. A viabilidade e dificuldade de sair dele.
Realização: K.M.A. / B.I. / G.R.S. / W.O. / MVP






É pó, é pedra, é o vício no meio do caminho | Movimento do Vídeo Popular, Doc., Brasil, GO, 16 min.
Vindos de diferentes bairros periféricos de Goiânia e cidades do interior de Goiás, meninos com diferentes trajetórias de vida se encontram no CASE e contam um pouco de sua história e sonhos até chegar ao envolvimento com o crack, que tem levado um número cada vez maior de jovens à privação de liberdade.
Realização: R.F.C. / B.H.P.O. / S.R.A. / R.C.S. / M.G.P. / D.A.S. / F.S.R. / MVP

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 14 de Dezembro de 2010, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com realizadores e público
Confraternização com discotecagem, projeções e bar
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PREMIADOS DO FESTCINE 2010

Cineclube Cascavel apresenta

PREMIADOS DO FESTCINE 2010

ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 07 de dezembro de 2010, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 07 de dezembro às 20h, os curtas premiados do Festcine 2010 com debate com os realizadores.

A origem do bairro Jardim Nova Esperança. Um desencontro em Goiânia. Uma mulher enfrenta seu maior medo: um elevador. E pensamentos esvoaçantes que tiraram os pés do chão.

O Cineclube Cascavel faz a exibição de curtas do Festcine 2010 com foco nos homenageados e premiados das categorias Caseiro e Universitário. Após a sessão os novos realizadores estarão presentes para um debate.

PROGRAMAÇÃO
DIA 07/12 – PREMIADOS DO FESTCINE 2010
Terça 20h

Renova Esperança | Tatiana Scartezini, Doc, 15’
30 anos depois do início de uma das maiores ocupações urbanas do Estado de Goiás, 4 integrantes do grupo de posseiros urbanos que participaram de todo o processo rememoram a luta por terra passada durante a década de 1970. De forma poética mas contundente, Renova a Esperança, narra o processo que deu origem ao Jardim Nova Esperança. O filme elucida, por meio daqueles que participaram da ocupação e ainda vivem no local, as motivações da ocupação, os recursos usados durante a resistência contra o Estado e o sentimento em relação ao bairro e a luta por terra.

Neurose | Kaco Olimpio, Pedro Caixeta , Fic, 05’15’’
Num sufocante espaço de hall sombrio e deserto, uma mulher se vê frente à imagem personificada do seu maior medo: um elevador. Entre perigos reais e exageradas criações de sua própria mente, ela batalha pela necessidade de se superar nessa terrível confrontação

Enquanto | Larissa Fernandes , Fic, 11’57’’
Marina acaba de chegar em Goiânia e espera por Bento na rodoviária, porém um contratempo provoca um desencontro. Marina então decide descobrir por si mesma a nova cidade, enquanto Bento tenta encontrá-la.

Asas | Thiago Augusto de Oliveira, Fic, 2’
Pensamentos esvoaçantes tiraram seus pés do chão.

Sobre meu irmão | Bruno Lino, Doc, 3’15’’
Um filme provocativo sobre um irmão.

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 07 de dezembro de 2010, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

CONTATO: cinecascavel@gmail.com / 62 8453-2568 (Luiz Felipe Mundim)

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!