domingo, 15 de maio de 2011

Sessão dia 17 de Maio | CURTAS NA SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL | 20h | Centro Cultural Cara Vídeo | ENTRADA FRANCA

CURTAS NA SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL


ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 17 de maio de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel, em parceria com o Fórum Goiano de Saúde Mental e com a Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás, apresenta na próxima terça-feira dia 17 de maio, às 20h, os curtas Passageiros da Segunda Classe, de Luiz Eduardo Jorge, Waldir de Pina e Kim-Ir-Sem, A batalha da Cidadania, da TV imaginativa, e A Casa dos Mortos, de Débora Diniz.


Documentário A Casa dos Mortos, da antropóloga Débora Diniz, retrata a realidade de internos de um manicômio judiciário da Bahia

Há vinte anos comemora-se o dia 18 de maio como o dia da Luta Antimanicomial no Brasil. No dia 18 de maio de 1987, na I Conferência Nacional de Saúde Mental, foi elaborado o documento final do evento, que propunha a reformulação do modelo assistencial em saúde mental e conseqüente reorganização dos serviços, privilegiando o atendimento extra-hospitalar e as equipes multiprofissionais. Iniciava-se a discussão dos direitos de cidadania e da legislação em relação ao doente mental. Hoje podemos mais da metade dos hospitais psiquiátricos do país já foram extintos e o número dos Núcleos e Centros de Atenção Psicossocial (Naps e Caps) aumenta cada vez mais. No entanto, ainda permanecem clínicas e métodos de tratamento desumanos, em especial as que tratam de problemas relacionados ao uso de drogas.
Michel Foucault em História da Loucura procura demonstrar que, o que interpretamos como loucura, mudou profundamente com o tempo e se diferenciou nos diversos espaços civilizacionais.
O jornalista e crítico de cinema, Ruy Gardnier, comenta o livro de Foucault e alguns dos curtas que exibiremos no artigo O que fazer com nossos loucos?, dizendo que progressivamente a loucura se tornou uma questão para nós contemporâneos uma questão tanto filosófica quanto científica. Entretanto, na prática, essas tensões se resolvem no exercício clínico e nas formas de isolamento para aqueles que são indesejados ao convívio social.
Exibiremos três curtas-metragens com focos aproximados sobre a insanidade, concentrando-se na denúncia contra as condições desumanas de subsistência dos internos em hospitais psiquiátricos em localidades diversas no Brasil.
Passageiros da Segunda Classe apresenta com minúcias o estado de deterioração a que são submetidos os internos do antigo Hospital Psiquiátrico Prof.° Adauto Botelho em Goiânia. O filme foi rodado em 1986, e finalizado apenas em 2001, quatro anos após a demolição do hospital. A narração, em tom observacional, mostra que o interesse fundamental dos manicômios é excluir o louco do convívio em sociedade, jamais curá-lo. O filme, considerado um dos mais importantes do cinema goiano, conquistou os prêmios de Melhor filme - 34º Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro; Melhor Filme GNT (três prêmios); Melhor Filme no III Fica e Melhor Filme no Festival Latinoamericano de Cinema e Vídeo.


O curta goiano Passageiros da Segunda Classe mostra de dentro o tratamento psiquiátrico praticado no antigo Hospital Prof. Adauto Botelho

A Casa dos Mortos, filmado no Hospital de Custódia e Tratamento de Salvador em 2008, apresenta um manicômio judiciário que pode ser visto como um depósito de gente, de seres invisíveis e sedados. A diretora do curta Débora Diniz abandona qualquer tentativa didática de denunciar a falência do estado em seu modelo de custódia, por meio de entrevistas com “autoridades” no assunto e com “todas” as partes envolvidas, ao estilo do jornalismo. O curta conquistou diversos prêmios, dentre eles Melhor Curta-Metragem no I Festival de Documentários Pan-Amazônicos – Amazônia DOC, Melhor Documentário Internacional no International Izmir Short Film Festival de 2009 em Izmir, Turquia; e Melhor Documentário no Arouca Film Festival de 2009 em Arouca – Portugal.
Se no tratamento dos loucos nossa sociedade revela sua própria insanidade, estes curtas procuram apresentar essa insanidade ao mesmo tempo em que propõem a superação abrindo o debate permanente para questão manicomial, que quase sempre escapa à percepção política e social contemporânea no senso comum.

Interno do Hospital de Custódia e Tratamento de Salvador, no documentário A Casa dos Mortos. Cineclube Cascavel exibe curtas para debater a semana da Luta Antimanicomial


PROGRAMAÇÃO
DIA 17/05 – CURTAS NA SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL
Terça-Feira 20h
Passageiros da Segunda Classe | Luiz Eduardo Jorge, Waldir de Pina e Kim-Ir-Sem, Doc., GO, 2001, 21 min.
Um olhar cinematográfico humanizado no interior de um espaço manicomial, onde os pacientes segregados são submetidos ao abandono, a eletrochoques e à miséria absoluta, sendo transformados em verdadeiros lixos humanos.

A batalha da cidadania | TV imaginativa, Doc., Brasil, 1989, 8 min.
A intervenção na Casa de Saúde Anchieta, determinada pela Prefeitura de Santos. Os novos métodos de tratamento em Saúde Mental introduzidos pela equipe interventora.

A Casa dos Mortos | Débora Diniz, Doc., DF, 2009, 24 min.
Bubu é um poeta com doze internações em manicômios judiciários. Ele desafia o sentido dos hospitais-presídios, instituições híbridas que sentenciam a loucura à prisão perpétua. O poema A Casa dos Mortos foi escrito durante as filmagens do documentário e desvelou as mortes esquecidas dos manicômios judiciários. São três histórias em três atos de morte. Jaime, Antônio e Almerindo são homens anônimos, considerados perigosos para a vida social, cujo castigo será a tragédia do suicídio, o ciclo interminável de internações, ou a sobrevivência em prisão perpétua nas casas dos mortos. Bubu é o narrador de sua própria vida, mas também de seu destino de morte.

Trailer: 

-------
Terça-feira, 17 de maio de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE A PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

Realização – ABD-GO, Fórum Goiano de Saúde Mental e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás.

Parcerias:
- CARAVÍDEO
- Secretaria Municipal de Saúde- Coordenação de Saúde Mental
- Fórum dos Trabalhadores de Saúde Mental
- Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial
- Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência – SINTFESP
- Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde - SINDSAUDE
- Conselho Regional de Psicologia CRP 09
- Conselho Regional de Serviço Social CRESS19
- Comissão de DH da Assembléia Legislativa
- Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde / ANEPS

Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Um comentário: