quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sessão dia 27 de Setembro - A FALTA QUE ME FAZ de Marília Rocha | 20h | ENTRADA FRANCA

A FALTA QUE ME FAZ
27 de setembro de 2011 – 20 horas – CARA Vídeo


Na próxima terça-feira, dia 27 de setembro, às 20 horas, no Centro Cultural CARA Vídeo (Setor Sul, Rua 83), o Cineclube Cascavel exibe o filme A Falta que me Faz, de Marília Rocha.
A exibição dá continuidade à ação em rede com cineclubes de todo o Brasil, por meio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e da ação Cine Mais Cultura, do Governo Federal, que envolveu 1.043 cineclubes em 27 estados do Brasil.
Cada cineclube recebeu gratuitamente uma cópia em DVD dos filmes de Marília Rocha – Acácio e A falta que me faz – para realizar as exibições entre julho a setembro de 2011. A quantidade de espectadores destas sessões será oficialmente registrada, contabilizando o público do filme no circuito não-comercial. O projeto é uma parceria da Teia com a Lume Filmes, o Cine Mais Cultura e o Conselho Nacional de Cineclubes. Depois de exibir Acácio, na última terça-feira, dia 20, o Cineclube Cascavel fecha o mês de setembro com o segundo filme da ação.


A Falta que me Faz, realizado em 2009, tem como personagens quatro jovens moradoras de Curralinho, interior de Minas Gerais. Vivenciando o presente sem perspectivas e vislumbrando um futuro recheado de fantasias, as jovens são filmadas pela câmera digital de Marília Rocha em busca de uma imagem da formação da mulher em um cenário que mistura a beleza da Chapada Diamantina a questões universais que toda mudança de fase costuma gerar na vida das pessoas.
Em entrevista por ocasião do Festival de Brasília de 2009, Marília conta que o filme surgiu em meio a uma pesquisa que a diretora levou a cabo sobre as catadoras de Sempre-Vivas da região de Diamantina, onde está a cidade de Curralinho. Para ela, as quatro meninas do filme são “pessoas muito fortes e frágeis ao mesmo tempo. Justamente por estarem vivendo um momento de transição, me atraíram muito. Elas estavam chegando aos vinte anos. E eu estava perto dos meus trinta, também com várias questões osbre a vida”.
O filme deixa ver uma transformação da linguagem a partir do experimentalismo mais presente nos longas Aboio, de 2005, e Acácio, de 2009, exibido pelo Cineclube Cascavel na sessão da semana passada. Marília Rocha é integrante do Coletivo Teia, rede criativa criada em 2003, que reúne seis realizadores em Belo Horizonte, e se destacou na última década como uma das fontes mais criativas do documentário brasileiro.
  
PROGRAMAÇÃO
DIA 27/09 – A FALTA QUE ME FAZ
Terça-Feira 20h – Centro Cultural CARA Vídeo

A Falta que me Faz | Marília Rocha, Doc., Brasil, MG, 2009, 85 min.
Durante um inverno, rodeadas pela Serra do Espinhaço, um grupo de meninas vive o fim da juventude. Um romantismo impossível deixa marcas em seus corpos e na paisagem a seu redor. Em meio a conversas, obrigações e prazeres cotidianos, cada uma delas encontra uma maneira particular de contornar a solidão e enfrentar as incertezas de um futuro próximo.


Terça-feira, 27 de setembro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE À PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário