quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sessão dia 20 de Setembro - ACÁCIO de Marília Rocha | 20h | ENTRADA FRANCA


 ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 20 de setembro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 13 de setembro às 20h, o documentário Acácio, da diretora goiana radicada em Belo Horizonte, Marília Rocha.
Após estréia em salas de cinema, Acácio e A falta que me faz dirigidos por Marília Rocha são lançados simultaneamente com mil cópias em rede nacional de cineclubes. O Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) através da ação Cine Mais Cultura, do Governo Federal, realiza esta exibição em circuito com 1.043 cineclubes em 27 estados do Brasil. O Cineclube Cascavel participa da exibição em rede com duas sessões, a primeira na próxima terça-feira dia 20 com Acácio e a segunda com A falta que me faz na terça-feira dia 27 de setembro.

O documentário Acácio, da diretora goiana Marília Rocha, apresenta extenso registro material da vida dos povos angolanos

Tradicionalmente, os documentários brasileiros são lançados com pouquíssimas cópias e têm grande dificuldade de alcançar o público, disputando espaço com produções estrangeiras, representadas por grandes distribuidoras mundiais e com alto investimento em mídia. O parque exibidor alternativo criado pelos cineclubes possibilita que os filmes circulem para além dos festivais de cinema e do circuito comercial.
Cada cineclube recebeu gratuitamente uma cópia em DVD de cada filme – Acácio e A falta que me faz – para realizar as exibições entre julho a setembro de 2011. A quantidade de espectadores destas sessões será oficialmente registrada, contabilizando assim o público do filme no circuito não-comercial. A iniciativa é inovadora e pretende fazer com que os filmes cheguem ao público brasileiro, desde os grandes centros urbanos até o interior do país, atingindo uma parcela relevante do território brasileiro e valorizando uma experiência singular de cinema. O projeto é uma parceria da Teia com a Lume Filmes, o Cine Mais Cultura e o Conselho Nacional de Cineclubes.
Segundo longa-metragem da diretora, Acácio tem como protagonista o artista plástico português Acácio Videira, que entre 1918 e 2008 dividiu a vida em três continentes. Nascido em Portugal, Acácio e sua esposa, Maria da Conceição, abandonaram a terra natal para se casar secretamente em Angola. Trinta anos depois, migraram para o Brasil fugindo da Guerra de Independência. A partir da história do casal, o filme interliga os três países e reflete sobre  as relações coloniais, a guerra e a memória.
Durante o tempo em que viveu em Angola, Acácio produziu filmes e fotografias sobre a vida de povos angolanos e colonos portugueses. A descoberta desse acervo inédito levou a equipe do filme a conhecer o casal e realizar um documentário com eles. Depois de filmar Acácio e Conceição por dois anos, foi realizado o trajeto inverso daquele feito por eles. Do Brasil a equipe partiu para Angola e Portugal, lançando um novo olhar sobre os lugares onde viveram e não conseguiram esquecer.

A partir da história do casal Acácio e sua esposa Conceição o filme interliga Portugal, Angola e Brasil e reflete sobre  as relações coloniais, a guerra e a memória

A realização do filme durou quatro anos. A pesquisa teve início em 2005, a partir de uma parceria de Marília Rocha com a pesquisadora e produtora Glaura Cardoso. A filmagem durou dois anos e a montagem um ano. A equipe principal o filme contou com a fotógrafa e montadora Clarissa Campolina, montagem e concepção sonora de O Grivo, captação de som de Pedro Aspahan e produção de Diana Gebrim, Helvécio Marins Jr e Luana Melgaço.
Prêmio: Melhor filme de longa-metragem de Minas Gerais no 14º Prêmio SESC/SATED

PROGRAMAÇÃO
DIA 20/09 – ACÁCIO
Terça-Feira 20h
Acácio | Marília Rocha, Doc., Brasil, MG, 2008, 88 min.
Depois de trinta anos vivendo em Angola, o etnólogo português Acácio Videira, acompanhado por sua esposa, Maria da Conceição, muda-se para o Brasil, trazendo na bagagem um extenso registro material da vida dos povos angolanos e dos colonos portugueses. Entrelaçando lembranças, imagens e relatos pessoais, o filme empreende uma jornada afetiva ao passado do casal, ao mesmo tempo em que reconstitui os laços históricos e políticos dos três países em que viveram.


-------
Terça-feira, 20 de setembro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE À PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Não informado

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário