sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sessão 30 de agosto | Gerações do Cinema Brasileiro | 20 horas | ENTRADA FRANCA

GERAÇÕES DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
30 de agosto de 2011 – 20 horas – CARA Vídeo


A próxima sessão do Cineclube Cascavel, terça-feira, 30 de agosto, às 20 horas, na CARA Vídeo (Setor Sul, Av. 83), traz dois curtas-metragens do cinema documentário. O Chapéu do meu Avô (2004), de Júlia Zakia, e Chapeleiros (1983), de Adrian Cooper, são dois filmes que, partilhando um tema em comum, apontam a evolução deste gênero na história do audiovisual brasileiro. 
Pertencentes ao programa Encontro de Gerações, da Programadora Brasil, os filmes compõem a proposta encontro de gerações: “A exibição dos dois documentários apresenta um capítulo especial em torno da produção documental brasileira pois, por meio de diversas propostas e estilos, os filmes revelam os caminhos seguidos por diferentes gerações de documentaristas. O Chapéu do meu Avô é um filme intimista, que mostra a aproximação entre a documentarista e seu avô, dono da última fábrica de chapéus do Brasil. Já o clássico Chapeleiros, de Adrian Cooper, rodado em Campinas, na fábrica de chapéus do avô de Júlia, focaliza as relações de trabalho de maneira poética e particular para a filmografia nacional dedicada ao movimento operário.” *
Lançado em 1983, Chapeleiros conquistou no mesmo ano os prêmios de Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora no 16ª Festival de Cinema de Brasília; melhor Fotografia e Melhor Montagem no 12ª Festival de Cinema de Gramado e o Prêmio Especial do Júri Popular no Festival Internacional de Cinema de Nyon, na Suiça, em 1984. Já O Chapéu do meu Avô, lançado em 2004, conquistou o 6º Festival Internacional do Cinema Universitário, em Belgrado (Sérvia e Montenegro), o Prêmio Especial da Cinemateca Yoguslava, e o Prêmio de Expressão Poética no Festival Brasileiro de Cinema Universitário de 2005.
Com mais essa sessão, o Cineclube Cascavel continua a viabilizar o acesso do público aos filmes brasileiros. Logo depois, como de praxe, teremos debate livre sobre os filmes exibidos. O Cineclube Cascavel está situado na Rua 83, Setor Sul, no Centro Cultural CARA Vídeo, e suas sessões ocorrem todas as terças-feiras, às 20 horas.


CHAPELEIROS
Direção: Adrian Cooper. Duração: 24 min. Ano: 1983. Documentário, Rio de Janeiro.
Filmado em uma fábrica de chapéus do início do século, o filme evoca uma produção industrial opressiva onde a anormalidade se torna normalidade e os detalhes banais do cotidiano se tornam expressões de resistência humana.

O CHAPÉU DO MEU AVÔ
Direção: Julia Zakia. Duração: 28 min. Ano: 2004. Documentário, Campinas-SP.
Mostra a aproximação entre a documentarista e seu avô, dono da última fábrica de chapéus do Brasil. Entre visitas a velhos chapeleiros, mexericos nas gavetas e armários do avô, roldanas de máquinas antigas e narrações e imagens de histórias passadas, o documentário capta a passagem do tempo, os sentimentos e sutilezas das relações familiares e das relações construídas naquela antiga fábrica.


ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 30 de agosto de 2011, às 20 HORAS.
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

TWITTER: @cinecascavel
CONTATO: cinecascavel@gmail.com

* Fonte: Programadora Brasil.

 Realização - ABD-GO

Associação Brasileira de Documentaristas 

Seção Goiás

Lei Municipal de Utilidade Pública nº 6.739/89

Sediada no Centro Cultural Cara Vídeo

Rua 83, n.º 361, Setor Sul – Goiânia -GO

 Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário