sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sessão 16 de agosto | Cinema brasileiro: censura e classes sociais | 20 horas | ENTRADA FRANCA


CENSURA E CLASSES SOCIAIS
16 de agosto de 2011 – 20 horas – CARA Vídeo

Depois de iniciar o ano com a segunda edição da mostra Anarcocine, o Cineclube Cascavel dá continuidade em sua programação na próxima terça-feira, 16 de agosto, exibindo dois filmes brasileiros.
Trata-se do curta-metragem Eu não quero voltar sozinho (2010), de Daniel Ribeiro, e do longa-metragem No meu lugar (2009), de Eduardo Valente. Dois filmes importantes da produção mais recente do cinema brasileiro, com passagem rara ou ainda inéditos no circuito em Goiânia.

  
Eu não quero voltar sozinho coleciona vários prêmios e menções em festivais, dentro e fora do Brasil, incluindo o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, o Festival do Rio, o Festival de Paulínia e o Goiânia Mostra Curtas.
O curta-metragem narra o envolvimento de três jovens estudantes que descobrem a amizade e a paixão no convívio diário da escola. Ao abordar a descoberta da homossexualidade na adolescência, Eu não quero voltar sozinho teve reconhecido rapidamente o seu potencial pedagógico no debate sobre problemas de gênero, passando integrar a seleção oficial de filmes do programa Cine Educação, mantido pela Cinemateca Brasileira em escolas de todo o país.
No entanto, há dois meses, no Acre, o filme de Daniel Ribeiro foi censurado por líderes religiosos com influência política. A ação intempestiva e autoritária interferiu diretamente em uma escola pública na qual o Cine Educação estava ativo. O programa educativo foi suspenso e as notícias sobre este desrespeito à liberdade de expressão, de junho para cá, tornam-se cada vez mais raras.
A sessão do Cineclube Cascavel, portanto, é uma oportunidade de debater este e outros casos recentes que reposicionam a censura entre as preocupações políticas atuais do cinema brasileiro, como o também recente veto da justiça à obra Serbian Film: Terror sem Limites, do sérvio Srdjan Spasojevic, diante da suposição de que o filme fere o Estatuto da Criança e do Adolescente.


Após a abertura com o curta-metragem de Daniel Ribeiro, o Cascavel exibirá o longa No meu Lugar. Realizado por Eduardo Valente (que também é crítico de cinema), o filme aborda a violência no Rio de Janeiro relacionando três núcleos de personagens em um tempo narrativo não-linear. No meu Lugar propõe uma linguagem menos usual no tratamento deste tema constante do cinema brasileiro e problematiza a atualidade das classes sociais no Brasil.
Os dois filmes serão debatidos pelo público logo depois da exibição, que começará às 20 horas no Centro Cultural CARA Vídeo (Rua 83, Setor Sul). A entrada é FRANCA.

______ 

CINEMA BRASILEIRO NO CINECLUBE CASCAVEL: EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO (Daniel Ribeiro, 2010) e NO MEU LUGAR (Eduardo Valente, 2009)
ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 16 de agosto de 2011, às 20 HORAS.
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

TWITTER: @cinecascavel
CONTATO: cinecascavel@gmail.com / 62 8453-2568 (Luiz Felipe Mundim)





Realização - ABD-GO

Associação Brasileira de Documentaristas

Seção Goiás

 Lei Municipal de Utilidade Pública nº 6.739/89

Sediada no Centro Cultural Cara Vídeo

Rua 83, n.º 361, Setor Sul – Goiânia -GO

Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário