quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sessão 23 de agosto | Cinema em época de revolta | 20 horas | ENTRADA FRANCA

CINEMA EM ÉPOCA DE REVOLTA
23 de agosto de 2011 – 20 horas – CARA Vídeo

Os distúrbios em ocorrência na Inglaterra, há poucas semanas, com o enfrentamento de policiais e jovens desempregados em meio a saques e tumultos, não são a primeira onda de revoltas que marcam a Europa nos últimos anos. Enquanto a manutenção da ordem, a qualquer custo, faz com que a maior parte das notícias jornalísticas sobre este caso não convidem o espectador a uma análise social mais refletida, o cinema documentário segue produzindo filmes que posicionam os discursos ideológicos em seus lugares de origem, sem recusar os interesses que estão em campo no cenário econômico e político do mundo global.
É levando em conta o papel crucial dos produtos audiovisuais, em face das grandes interrogações do presente, que o Cineclube Cascavel exibirá o documentário Inside Job – Trabalho Interno (2010), de Charles Ferguson, na sessão da próxima terça-feira, 23 de agosto, às 20 horas, no Centro Cultural CARA Vídeo (Rua 83, Setor Sul). 


O filme de Charles Ferguson é a obra mais completa produzida até aqui sobre os antecedentes e as consequências da crise econômica de 2008, deflagrada com a quebra do banco de investimentos estadunidense Lehman Brothers. A crise deu origem a um período de forte recessão na economia dos países líderes do capitalismo global, com ampliação considerável das taxas de desemprego, e ainda faz sentir o seu impacto em eventos recentes como os distúrbios na Inglaterra ou o rebaixamento da classificação dos EUA na agência de medição de risco Fitch.
Para investigar e explicar, de maneira clara e crítica, o estado atual das relações econômicas do capitalismo financeiro, Inside Job – Trabalho Interno recorre a entrevistas instigantes com os protagonistas da desregulamentação da economia norte-americana desde os anos 1980, levantando questões de interesse público, sobretudo para os cidadãos prejudicados pela especulação – os que contraíram dívidas e perderam empregos e bens – ao passo que os maiores responsáveis por estes agravos sociais continuam livres de processos criminais e degustando suas fortunas, inclusive amparados pelo poder político.




Apesar de ter sido exibido em Cannes 2010 e de ser o vencedor do Oscar de melhor documentário deste ano, Inside Job – Trabalho Interno é inédito em Goiânia, e terá a sua primeira exibição no Cineclube Cascavel, seguida de debate com o público presente à sessão.

INSIDE JOB – TRABALHO INTERNO (Charles Ferguson, 2010)
ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 23 de agosto de 2011, às 20 HORAS.
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

TWITTER: @cinecascavel
CONTATO: cinecascavel@gmail.com 


Realização - ABD-GO

Associação Brasileira de Documentaristas

Seção Goiás

Lei Municipal de Utilidade Pública nº 6.739/89

Sediada no Centro Cultural Cara Vídeo

Rua 83, n.º 361, Setor Sul – Goiânia -GO

Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário