quarta-feira, 9 de junho de 2010

CINCELUBE CASCAVEL PRESENTE NO XII FICA! DIVULGUE E PARTICIPE: OFICINA DE CINECLUBISMO


OFICINA DE CINECLUBISMO
COM LUIZ FELIPE MUNDIM E RODRIGO CÁSSIO


PROPOSTA DA OFICINA
O cineclubismo brasileiro tem como data de nascimento, por convenção, a fundação do Chaplin Club em 13 de junho de 1928. Após 28 anos o movimento cineclubista tem se revigorado e se fortalecido diariamente, com o surgimento de cineclubes por todo o Brasil e especialmente no estado de Goiás. Entende-se que apenas através da fruição (acesso, debate, reflexão, produção) plena das obras audiovisuais pelo público é que se torna possível que um povo possa se apropriar e se expressar através da linguagem audiovisual. O movimento cineclubista historicamente luta pela democratização do acesso e da produção dos bens audiovisuais. Esta oficina pretende apresentar brevemente as diversas implicações culturais e sociais do modelo de distribuição e consumo dos bens audiovisuais na atualidade, com o objetivo de produzir reflexão capaz de estimular a criação e manutenção de novos cineclubes, assim como o fortalecimento de atividades de exibição não comerciais que já estejam sendo feitas.

ESTRATÉGIA: Dois encontros em dois dias de oficina, com quatro horas cada encontro. Em todos os encontros serão dedicados, inicialmente, duas horas e de conversa com os participantes e explicações teóricas e práticas dos oficineiros. Em seguida a essas explicações serão realizadas breves sessões seguidas de debate.

PÚBLICO ALVO: Cinéfilos, estudantes, professores, pesquisadores, integrantes de Pontos de Cultura, produtores culturais, líderes de comunidades, agentes sociais, estudantes e todas as pessoas interessadas em desenvolver um cineclube em sua cidade, ou escola.

FAIXA ETÁRIA: a partir de 16 anos

NÚMERO DE VAGAS: 25 pessoas

DADOS DOS OFICINEIROS
OFICINEIRO 1
Nome: Luiz Felipe Cezar Mundim
Currículo resumido:
Nasceu em Goiânia - GO, em 1982. Mestre em História pela UFG (2007). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.Trabalhou nos seguintes filmes: “Resistência.doc” (Assistência de direção e pesquisa) – em finalização, direção de Carolina Paraguassú; “De Orquídeas e Selos” (Roteiro), direção de Carolina Paraguassú; e “Abuso” (Direção, roteiro e fotografia). Compõe a atual diretoria da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás, na função de segundo secretário. É coordenador do Cineclube Cascavel em Goiânia, e integrante do Cineclube Marcos Antônio Dias Batista, ambos com sessões semanais. Diretor Regional Goiás do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC).

OFICINEIRO 2
Nome: Rodrigo Cássio Oliveira
Currículo resumido:
Mestre em Cinema pela Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente é doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Artes e Filosofia, com ênfase em estudos da imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, modernidade, cultura, filosofia da arte. Como curador, realizou a Curta Mostra Goiás da 9ª. Goiânia Mostra Curtas, em outubro de 2009, e o 5º Festcine – Festival do Cinema Brasileiro, em novembro do mesmo ano. Atua como crítico de cinema e possui trabalhos publicados sobre cinema, arte e filosofia.

SERVIÇO
OFICINA DE CINECLUBISMO COM LUIZ FELIPE MUNDIM E RODRIGO CÁSSIO
Data: Quinta-feira, dia 10/06/2010, das 14h ÀS 18h. E sexta-feira dia 11/06 DAS 14h ÀS 18h;
Local: Empório Sebrae - Colégio Alcide Jubé, Ciddade de Goiás – XII Fica

Nenhum comentário:

Postar um comentário