segunda-feira, 1 de março de 2010

Próxima terça, dia 02 de março - Curtas e Uma Mulher é Uma Mulher de Jean-Luc Godard


Uma Mulher é Uma Mulher

de Jean-Luc Godard



Abertura da sessão com os curtas – Entre Trilhos e O Princípio Feminino do Sol

ENTRADA FRANCA

Terça-Feira 02 de março de 2010, 19h30

Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

O Cineclube Cascavel começa o mês de março se antecipando nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, propondo uma reflexão não apenas sobre a mulher, mas sobre a complexidade das questões de gênero em sua relação direta com a criação cultural.

Os curtas Entre Trilhos e O Princípio Feminino do Sol abrem a sessão. Entre Trilhos, de Eloísa Fusco, apresenta uma abordagem lírica e atrevida da descoberta da mútua atração, através do cinema mudo em cores.

O Princípio Feminino do Sol, de Patrícia Bárbara, aborda o poder feminino sobre a Terra, no embate entre o Sol e o Vento, com Mercúrio entre eles. Entra em jogo uma encenação performática que procura escapar ao naturalismo.

E, finalmente, Uma Mulher é Uma Mulher, de Jean-Luc Godard, filme do início da sua carreira e que despontava o movimento chamado Nouvelle Vague. Uma Mulher é Uma Mulher é, segundo o próprio autor, uma "comédia musical neo-realista". A obra se compõe de uma poesia sobre o comportamento da mulher que, como todas as outras, é apenas uma mulher. Trata-se de oportunidade única para conferir esta obra-prima de Godard numa tela grande em Goiânia.

A sessão será seguida de debate com o público presente. E na próxima terça-feira, dia 9 de março, teremos mais uma sessão especial finalizando as comemorações do Dia Internacional das Mulheres.


-----------

Entre Trilhos | Eloísa Fusco, Fic., cor, 2003, SP, 6’

No passado, duas garotas resolvem fugir.


O Princípio Feminino do Sol | Núcleo Patrícia Bárbara, Exp., cor, 2002, RJ, 7’

Um dia, sol e vento fizeram uma aposta para ver quem era o mais poderoso e reinaria sobre os céus.


Uma Mulher é Uma Mulher (Une Femme est Une Femme) | Jean-Luc Godard, Fic., Itália/França, 1961, 85’

Um triângulo amoroso entre uma stripper, seu amante e seu amigo. Angela (Anna Karina) é uma dançarina que quer ter um filho. Para tanto, decide convencer o namorado, o ciclista Émile (Jean-Claude Brialy), que não dá bola para seus apelos. Diante da negativa, a bela decide recorrer a outro homem: Alfred (Jean-Paul Belmondo), seu vizinho e grande amigo. O que Angela não sabe é que o novo candidato a pai sempre foi apaixonado por ela e, com esse convite, uma série de confusões será desencadeada.

-------

Realização - ABD-GO

Parceria - CARAVÍDEO

Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC

Contato: cinecascavel@gmail.com / 62 84532568

Visite: http://cineclubecascavel.blogspot.com

Siga no twitter: cinecascavel

2 comentários:

  1. Pois então, gostei muito dos filmes e dos comentários ontem. É uma pena que provavelmente não poderei participar de muitas edições, pois esse ano começo um curso de teatro no CEP-Basileu França, terças e quintas no mesmo horário do Cine Clube ;-(

    Os eventos são, e serão, sempre nas terças, ou haverão variações (segundas, quartas, por exemplo) ?

    Fred Policarpo

    ResponderExcluir
  2. Olá Fred! Que bom que gostou de nossa sessão, e que infelicidade esse choque de horários. Pois então, é sempre na terça, com poucas possibilidades de variação, a não ser por motivos bem especiais.

    De toda forma, sempre que puder, apareça! Serás sempre muito bem vindo! Abraços cineclubistas

    ResponderExcluir