quinta-feira, 4 de março de 2010

ABD-GO ABRE INSCRIÇÕES PARA A VIII ABD CINE GOIÁS

ABD-GO ABRE INSCRIÇÕES PARA A

VIII ABD CINE GOIÁS - MOSTRA COMPETITIVA



A Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO) abriu hoje as inscrições para o VIII ABD CINE GOIÁS Mostra Competitiva, que abrange todos os gêneros de filmes e é um dos espaços mais importantes para exibição da produção cinematográfica goiana.

A ABD CINE GOIÁS, este ano em sua oitava edição, acontece paralelamente ao XII FICA, na Cidade de Goiás, entre 9 e 11 de junho, e distribui 18 mil reais em prêmios.

São aceitos filmes produzidos por realizadores goianos em qualquer formato de captação e finalização e com qualquer duração. As obras devem ter sido finalizadas a partir de 2009 e não podem ter sido inscritas em edições anteriores da Mostra.

Entre as novidades deste ano está a homenagem ao cineasta, crítico e escritor Beto Leão, falecido no ano passado quando exercia a presidência da ABD-GO. Beto Leão passa a ser o nome do prêmio principal da Mostra, atribuído ao melhor filme em todos os gêneros.

Segundo Leandro Cunha, presidente da ABD, entre outras novidades importantes para este ano, está a definição clara do que se entende por filme goiano, algo que já foi objeto de questionamentos em edições anteriores do FICA. “A falta de um critério claro permitia, por exemplo, que alguém nascido aqui, mas que produziu um filme em outro estado, pudesse pleitear sua aceitação na Mostra. Com o novo regulamento, isso não é mais possível, pois o que conta é a residência do detentor dos direitos autorais, que deve ser radicado em Goiás.” Além disso, também visando dirimir conflitos, o regulamento traz definição clara de duração para cada metragem de filme: são considerados curtas obras com até 20 minutos de duração, longas, aqueles filmes com 70 minutos ou mais, e médias aqueles no intervalo entre os dois.

Serão, no total, três horas e meia de filmes, cuja seleção ficará a cargo de uma comissão formada por filiados de outras seções estaduais da ABD, como já acontece há alguns anos.

A VIII ABD CINE GOIÁS acontece com o apoio da AGEPEL, através do FICA, e da CARA Vídeo. O regulamento e ficha de inscrição podem ser baixados no site do Festival (www.fica.art.br). As inscrições se encerram no dia 26 de março e os selecionados serão anunciados no dia 28 de abril.



SERVIÇO:

VIII ABD CINE GOIÁS MOSTRA COMPETITIVA

Onde: Cidade de Goiás

Quando: 9 a 11 de junho (Inscrições de 3 a 26 de março)

Como: Baixando regulamento e ficha de inscrição no site www.fica.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário