sábado, 3 de dezembro de 2011

Sessão dia 06 de Dezembro - CURTAS ANAPOLINOS | (ENTRE) | Ouro em Outono | A Lenda da Mata | 20h | Debate com Realizadores | ENTRADA FRANCA


CURTAS ANAPOLINOS

(ENTRE),

Ouro em Outono e

A Lenda da Mata


ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 06 de Dezembro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 06 de dezembro às 20h, em parceria com o Cineclube Xícara da Silva, os curtas-metragens (ENTRE), de Wanessa Achkar e Carlos César (Cesinha), Ouro em Outono, de Eduardo Rosário, e A Lenda da Mata, de Jaqueline Domingues e Jonathas Veloso. Os três curtas participaram do 1º Festival de Cinema de Anápolis realizado pela Secretaria de Cultura entre os dias 12 à 18 de abril de 2011.
“Dirigido e produzido por Carlos César e Wanessa Achkar, o Curta (ENTRE) foi o primeiro trabalho cinematográfico da dupla de publicitários. Com duração de 13 minutos, a obra aborda temas cotidianos vividos pelo "Sujeito" - Marcus Anoli, personagem "quarentão", bem no meio do ciclo da vida que vive entre o saudosismo com o passado e sem perspectiva de futuro. Nessa figura, denota-se a forma como a humanidade caminha no processo entre a vida e a morte, não num momento de sobrevivência, mas no período desde que vem ao mundo e vai embora dele. Com o subtítulo - Se nascemos, existimos... se existimos, morreremos, o filme nos leva a uma reflexão sobre o modo de se viver o presente que é todo esse período ENTRE a vida e a morte...
Eleito pelo júri oficial, formado por famosos (entre eles, Neusa Borges, o diretor João Batista de Andrade), o filme ganhou como melhor curta metragem de produção local o troféu, mais o prêmio de R$ 36.000 destinado à produção de outro curta para abrir o Festival de Cinema de 2012.”
Ouro em Outono, de Eduardo Rosário e sua equipe, constaram que artes são quase como que indivíduos únicos, com particularidades que devem ser respeitadas. “Há evidente respeito aos modos do cinema, com tentativas que transitaram dentro do que se espera na hora da constatação do resultado: há bons enquadramentos; uma busca incessante (e bastante complexa) de manter os personagens (principalmente a atriz) sob foco próximo, por vezes muito próximos, o que embuti um sentido de noção das possibilidades que as lentes devem ter na hora de capturar e "potencializar" emoções e expressões (tal procedimento se dá por boa extensão do filme, e chega a ser emocionante ante o resultado obtido - pensando nas dificuldades em trabalhar com elementos e ferramentas novas, que eles devem ter tido, haja vista serem oriundos do teatro); e existiu "inconformismo" na hora de bolar o sentido narrativo (a ordem em que a história iria ser apresentada), o que gera surpresa ante a utilização da narração circular, com elipses curtas que trazem e levam a situação encenada ao passado e ao presente, sem permitir acomodação aos espectador.”
A Lenda da Mata é um filme feito como trabalho universitário de conclusão de curso, em uma escola de publicidade, e é singelo, contando com a presença de atores mirins e dois avós jovens, para contar uma lenda regional, e retratar, tendo-a como pano de fundo, bastante bem o modo de vida que deve ser regra nas regiões de meio rural, na transferência do lado urbano infantil se deslocando para a bela aventura que é a ida ao campo (principalmente por representar visita aos avós); e que tem bastante humor para a solução de alguns “conflitos dramáticos” engendrados.
Com mais essa sessão, o Cineclube Cascavel, em parceria com o Cineclube Xícara da Silva, continua a viabilizar o acesso do público aos filmes brasileiros. Logo depois da sessão, teremos debate com os realizadores sobre os filmes exibidos. O Cineclube Cascavel é na Rua 83Setor Sul, no Centro Cultural CARA Vídeo, e suas sessões ocorrem todas as terças-feiras, às 20 horas.
 
PROGRAMAÇÃO
DIA 06/12 –  CURTAS ANAPOLINOS – (ENTRE) | Ouro em Outono | A Lenda da Mata | 20h | Terça-feira | ENTRADA FRANCA

(ENTRE) | Carlos César e Wanessa Achkar, Ficção, Anápolis, 13 minutos.

Sinopse: (ENTRE) é um curta metragem dirigido e produzido por Carlos César e Wanessa Achkar, em que o ator Marcus Anoli vive o "Sujeito". Personagem "quarentão", bem no meio do ciclo da vida que vive entre o saudosismo com o passado e sem perspectiva de futuro. Nessa figura, denota-se a forma como a humanidade caminha no processo entre a vida e a morte, não num momento de sobrevivência, mas no período desde que vem ao mundo e vai embora dele. Todos estamos nesse parêntese - se nascemos, existimos... se existimos, morreremos.
Direção: Wanessa Achkar e Carlos César (Cesinha)
Elenco: Marcus Anoli, Richard Diogo,
Direção de Arte, Roteiro, Cenografia, Montagem, Animação e Produção executiva: Wanessa Achkar
Fotografia: Carlos César (Cesinha)
Figurino: Marcus Anoli
Som, Trilha sonora e Música original: Sheldon Feitosa

Ouro em Outono | Eduardo Rosário, Ficção, Anápolis, 11 minutos.

Sinopse: Ana(Nayce M. Diniz) é uma jornalista bem conceituada que namora um publicitário chamado Ivan (Eduardo Rosário). Num momento quando ela está trabalhando em seu novo romance, recebe uma ligação do seu namorado mas é surpreendida por uma voz de um outro homem misterioso chamado carlos (Paulo M. Cardoso). A partir desse momento as coisas ficam fora de controle e tudo pode acontecer.
Elenco: Eduardo Rosário, Nayce Martins Diniz, Paulo Márcio Cardoso
Roteiro e Produção Executiva: Artemídia
Fotografia: Eduardo Rosário
Som e Cenografia: Geraldo Júnior Ferraz

A Lenda da Mata | Jaqueline Domingues e Jonathas Veloso, Ficção, Anápolis, 35 minutos.

Sinopse: Um grupo de crianças foi passar um fim de semana no sítio do avô, que os conta sobre uma famosa lenda da região. As crianças resolvem entrar na mata para conferir a história do avô, mas ele descobre a aventura dos netos e também entra na mata para brincar com eles, fingindo ser o pai do mato. O que ninguém esperava era que o menor e mais medroso da turma se perdesse na mata, e conhecesse um amigo muito especial.
Elenco: Murilo Ribeiro, Júlio Wilson, Luana Pires, Laura de Souza, Stéfany de Mônaco, Iêda Queiroz, Paulo Braga, Selma Luma, Daniel Antônio, Jonathas Veloso, Luana Crispim, Sarah Nancy
Produção executiva: Jaqueline Domingues e Jonathas Veloso
Roteiro: Jaqueline Domingues
Direção de Arte, Fotografia, Som, Animação, Montagem e Trilha Sonora: Jonathas Veloso
Cenografia e Figurino: Camila Luiz e Milena Ferreira
Música original: Acervo Broadcast Production Music Library
-------
Terça-feira, 06 de Dezembro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE À PAMONHA PURA)
Debate com os realizadores após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário