terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sessão 18 de Outubro - Sagrada Terra Especulada | 20h | ENTRADA FRANCA

SAGRADA TERRA ESPECULADA

ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 18 de outubro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 11 de outubro às 20h, o documentário Sagrada Terra Especulada, produzido pelo Coletivo de Mídia Independente (CMI-DF).
Narrado pelo rapper GOG, o documentário é um grito contra a especulação imobiliária e pelo respeito à diversidade. O filme aborda a luta entre a permanência do Santuário Sagrado dos Pajés, uma comunidade indígena Fulni-ô, localizada no plano-piloto de Brasília, e a construção do bairro Noroeste, destinado à classe alta do Distrito Federal.
No último dia 03 de outubro, o documentário ganhou o prêmio de segundo lugar na categoria longa-metragem, no valor de R$35 mil, do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília. No mesmo dia, a Emplavi invadiu com tratores e funcionários parte da área pertencente aos povos indígenas que habitam o Santuário dos Pajés. Apesar da resistência, o Governo do Distrito Federal, a Terracap, e a mídia do local ignoram os aspectos legais que impedem a construção naquele local.

Representantes de Sagrada Terra Especulada, documentário realizado em copyleft e sem nenhum patrocínio, recebem prêmio no Festival de Brasília 2011





A exibição deste documentário, que não recebeu qualquer tipo de patrocínio e foi realizado de maneira voluntária e coletiva e liberado livremente para cópias e distribuição em formato copyleft, se dá no contexto de tentativa das construtoras em retirar os indígenas e militantes que defendem o Santuário à força nos últimos dias. Vários são os vídeos – apesar de a imprensa não veiculá-los, podem ser encontrados na internet – que mostram os ataques de seguranças, contratados e armados, aos indígenas e defensores do Santuário.
A sessão será aberta, ainda, com a exibição do curta Ãgtux, de Tania Anaya, que aborda com olhar sensível as questões de terra que envolvem a nação Maxacali, de Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO
DIA 18/10 – SAGRADA TERRA ESPECULADA
Terça-Feira 20h

Ãgtux | Tania Anaya, Exp., Brasil, 2005, 22 min.
A etnia Maxakali habita o Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Donos de um notável refinamento plástico e sonoro, os maxakalis vivem sob uma sombra de miséria amplamente divulgada pela mídia. O filme busca o que falta nas notícias: a riqueza dos grafismos, da língua e da vida cotidiana. Ãgtux significa “contar histórias”.

Sagrada Terra Especulada (A Luta Contra o Setor Noroeste) | Produção do CMI-DF, Doc., Brasil, 2010, 70 min.
O documentário "Sagrada Terra Especulada" narra um período de lutas contra o Setor Noroeste, bairro de alto luxo que a especulação imobiliária do Distrito Federal tenta construir a qualquer custo. Tendo como enfoque a resistência realizada na Reserva Indígena Santuário dos Pajés, o documentário traça a ação da mídia, políticos, empresários, especuladores e burocratas: todos a serviço do lucro e da segregação. Do outro lado, apresenta a ação de movimentos populares em uma incansável e também vitoriosa luta.


-------
Terça-feira, 18 de outubro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE À PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: não informada

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Um comentário:

  1. Valeu mesmo pela força. Aqui o conflito com as construtoras não param, mesmo com uma decisão judicial que saiu 6ª feira que ordenava a paralisação das obras. A milícia contratada usou armas de choque contra um manifestante hoje. A polícia assistiu o descumprimento da lei pelas empreiteiras sem nada fazer.
    http://sagradaterraespeculada.blogspot.com/2011/10/para-construtoras-do-setor-noroeste-nao.html
    É um faroeste sem lei. A resistência continua. Toda divulgação da luta ajuda e aumenta as esperanças de vitória da resistência indígena. Mais uma vez, valeu muito!
    Zé Furtado

    ResponderExcluir