domingo, 9 de outubro de 2011

Sessão dia 11 de Outubro - Cidadão Boilesen de Chaim Litewski | 20h | ENTRADA FRANCA

CIDADÃO BOILESEN

ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 11 de outubro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 11 de outubro às 20h, o documentário Cidadão Boilesen, dirigido por Chaim Litewski.
Vencedor do mais importante festival de documentários da América Latina (É Tudo Verdade 2009) “Cidadão Boilesen” mostra como o empresariado brasileiro financiou a tortura durante o regime militar. Através da vida de Henning Boilesen, o documentário revela a ligação política e econômica entre empresários e militares na sustentação do regime civil-militar brasileiro.
Henning Albert Boilesen, dinamarquês naturalizado brasileiro, ex-presidente da Ultragaz, estava intimamente ligado a Operação Bandeirante (Oban), grupo paramilitar criado pelo II Exercito para combater os guerrilheiros que lutavam contra a ditadura militar brasileira. Foi morto pela guerrilha em São Paulo, no dia 15 de abril de 1971.
Dirigido por Chaim Litewski, chefe do departamento de cinema e vídeo da ONU, o filme traz revelações inéditas e históricas por meio de entrevistas com Fernando Henrique Cardoso, Celso Amorim, Jarbas Passarinho, Erasmo Dias, Dom Paulo Evaristo Arns, Coronel Brilhante Ulstra, Eugenio da Paz (guerrilheiro que deu o tiro de misericórdia em Boilesen), Henning Boilesen Jr. e muitas outras pessoas, entre militares, historiadores e ex-combatentes. O documentário conta também com imagens do acervo particular da família de Boilesen, documentos do SNI, da CIA e da embaixada britânica, revelando fatos guardados a sete chaves até hoje.

Boilesen, personagem central do documentário, ex-presidente da Ultragaz, estava intimamente ligado a financiamento de ações de tortura e caça a militantes contrários a Ditadura civil-militar brasielira

Clocando Boilesen em foco, Chaim expõe toda uma classe sempre acobertada pela história: a dos empresários paulistas, que financiavam as operações de tortura. Muitos anos após o clássico livro de René Armand Dreifuss, 1964: a Conquista do Estado, que demonstrou tais alianças através da historiografia, o documentário traz novamente à tona o debate sobre o papel da sociedade civil na ditadura, que nunca foi só militar.
Este debate, sem dúvida, é necessário e urgente ao reconhecimento da luta pela real abertura dos arquivos da ditadura, e pela investigação e julgamento dos inúmeros casos de violação dos direitos humanos durante os períodos ditatoriais brasileiros, em especial o civil-militar pós 1964.

Prêmios: Melhor filme no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2009; melhor documentário pelo júri popular no Cinesul 2009, e melhor direção no Recine 2009.

PROGRAMAÇÃO
DIA 11/10 – CIDADÃO BOILESEN
Terça-Feira 20h
Cidadão Boilesen | Chaim Litewski, Doc., Brasil, 2009, 92 min.
O documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar, ajudando no financiamento da repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante.

Cidadão Boilesen, premiado documentário, será exibido no Cineclube Cascavel terça-feira, dia 11, às 20h


-------
Terça-feira, 11 de outubro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE À PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário