segunda-feira, 28 de março de 2011

Sessão próxima terça, dia 29 de março - CÓPIA FIEL (COPIE CONFORME), de Abbas Kiarostami | 20h | ENTRADA FRANCA

CÓPIA FIEL




ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 29 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira, dia 29 de março às 20h, o longa-metragem Cópia Fiel (Copie Conforme), do cineasta iraniano Abbas Kiarostami. O filme é inédito em Goiânia será exibido uma única vez.
Kiarostami é um dos mais importantes cineastas contemporâneos, e este é seu primeiro filme filmado fora do Irã, seu país de origem. A passagem do filme por Cannes em 2010 chamou a atenção do mundo, num momento em que o governo do país de Kiarostami mantinha como preso político outro importante cineasta, Jafar Panahi, que deveria compor o Júri oficial do festival.

 Abbas Kiarostami e Juliette Binoche durante o Festival de Cannes de 2010. Dupla chamou à atenção da imprensa no Festival pelas declarações contra a prisão de Jafar Panahi, cineasta iraniano.

Em Cannes Cópia Fiel dividiu os críticos. Muitos o receberam como obra-prima, outros o viram como exercício estéril e pedante. Foi premiado, no mesmo festival, com o Prêmio de melhor atriz para a Juliette Binoche.
O filme narra o romance que quase surge entre Elle (Juliette Binoche), uma francesa dona de galeria de arte, e o escritor inglês James Miller (William Shimell) durante uma viagem dele pela Itália, na Toscana. Durante essa viagem, as formulações estéticas de Miller sobre a reprodutibilidade técnica das obras de arte se confundem com as inquietações de Elle sobre o querer.

 Plano de Cópia Fiel, com William Shimell e Juliette Binoche. A atriz ganhou o Prêmio de Melhor Atriz em Cannes 2010.

Em resenha crítica a Cópia Fiel, Marcelo Hessel diz que o filme remete ao clássico Viagem à Itália, de 1953, de Roberto Rosselini, na medida em que apresenta o que normalmente seria uma questão burguesa, ao abordar os problemas de relacionamento de um casal, amplificada pela concha acústica que é a história da arte europeia. Assim, uma obra depende de seu contexto: entre os muros da Itália, as pequenezas da vida a dois se tornam material de um drama maior.
O crítico ainda chama à atenção para uma característica marcante de Kiarostami, e que está preservada em Cópia Fiel, as mulheres e o tempo. Sobre essa característica ainda diz: “Em filmes como Gosto de Cereja(1997), a obra que transformou Kiarostami em grife e o cinema iraniano em moda, percebe-se mesmo no mais seco monte de terra o acúmulo do tempo. O tempo, inscrito na paisagem, é que molda os homens. Mas com as mulheres é diferente. Elas vivem no Irã em uma espécie de estado de suspensão, numa semiclandestinidade, e sobre elas o tempo não parece agir. É uma condição trágica, no fundo, e Kiarostami tem passado anos fazendo filmes com close-ups de mulheres para tentar socorrê-las.”

 Foto dos bastidores da filmagem de Cópia Fiel. O filme será exibido nesta terça às 20h no Cineclube Cascavel.


PROGRAMAÇÃO
DIA 29/03 – CÓPIA FIEL (COPIE CONFORME)
Terça-Feira 20h
Cópia Fiel (Copie Conforme) | Abbas Kiarostami, Fic., França/Irã/Itália, 2010, 106 min.
James Miller (William Shimell) é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra Elle (Juliete Binoche), uma francesa que é dona de uma galeria de arte há muitos anos, que vive com seu filho pré-adolescente (Adrian moore). Eles passam a tarde juntos. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens.

 Trailer:

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 29 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
FORMATO: Legendado

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário