sábado, 19 de março de 2011

Sessão próxima terça, dia 22 de março de 2011 - OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE - 20h | ENTRADA FRANCA


OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE
CIRCUITO CINECLUBISTA – DIA DO CINEMA GAÚCHO



ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 22 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira, dia 22 de março às 20h, o longa-metragem brasileiro Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho. A sessão faz parte do circuito cineclubista organizado pelos cineclubes do Rio Grande do Sul, e estendido a vários cineclubes de outros estados, em comemoração ao Dia do Cinema Gaúcho (27 de março).
A ficção Os Famosos e os Duendes da Morte, lançado em 2010, teve grande aclamação de público e de crítica, e foi exibido uma única vez em Goiânia durante o Festcine Goiânia de 2010. No Festcine o filme levou três prêmios: Melhor Fotografia de longa ficção; Melhor atriz coadjuvante para Áurea Batista e Melhor Ator para Henrique Larré.

Henrique Larré, em primeiro plano. O ator, que protagoniza Os Famosos e os Duendes da Morte, ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festcine Goiânia em 2010

Primeiro longa-metragem de Esmir Filho, Os Famosos e os Duendes da Morte, é baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele e conta a história de uma cidade em que cada um sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na web. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até que o surgimento de uma figura misteriosa desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível.
O livro, escrito pelo lajeadense Caneppele aos 27 anos que também atua no filme, representa bem o talento do Rio Grande do Sul em contar belas e profundas histórias. A boa adaptação faz jus a este talento, também a cargo do jovem estreante Esmir Filho, que até então era conhecido como o “Garoto que fez o Tapa na Pantera”, sucesso no youtube.
Ismael Caneppele (Julian) e Tuane Eggers (Garota), em cena de Os Famosos e os Duendes da Morte que será exibido dia 22 de março no Cineclube Cascavel

O filme também foi selecionado para o 60º Festival de Berlim (2010, Mostra Generation), e já foi premiado em diversos festivais ao redor do mundo, entre eles: Festival do Rio 2009 (Melhor Filme); Festival Internacional de Valdívia, Chile (Melhor Diretor Internacional); XIII Festival Internacional de Cinema de Punta del Leste, Uruguai (Melhor Filme); XXV Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, México (Melhor Longa-Metragem de Ficção Ibero-Americano, Melhor Fotografia e Escolha da Crítica); participação no Festival de Locarno, Suiça; Festival de Havana, Cuba (Contribuição Artística).
Esta é sem dúvida uma sessão imperdível, pela beleza do filme, pelo fato de ser única exibição, e pelo debate proporcionado ao final da exibição.

PROGRAMAÇÃO
DIA 22/03 – OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE – Circuito Cineclubista – Dia do Cinema Gaúcho
Terça-Feira 20h
Os Famosos e os Duendes da Morte | Esmir Filho, Fic., RS, 2010, 95 min.
Um garoto de 16 anos, fã de Bob Dylan, tem acesso ao restante do mundo apenas por meio da internet, enquanto vê os dias passarem em uma pequena cidade rural de colonização alemã, no sul do Brasil. Até que uma figura misteriosa o faz mergulhar em lembranças e num mundo além da realidade.

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 22 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos


Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário