segunda-feira, 14 de março de 2011

Sessão próxima terça, dia 15 de março de 2011 - CIDADE OCULTA | 20h | ENTRADA FRANCA

CIDADE OCULTA



ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 15 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia


O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira, dia 15 de março às 20h, o longa-metragem brasileiro Cidade Oculta, de Chico Botelho. Para abrir a sessão será exibido, também, o curta-metragem maranhense Reverso, de Francisco Colombo.
A ficção Cidade Oculta, de 1986, é o segundo longa-metragem de Chico Botelho, Cidade Oculta é uma aventura urbana que conta a história de Anjo (interpretado por Arrigo Barnabé), um marginal que vive com Shirley Sombra (Carla Camurati), estrela de boates decadentes, e com o velho companheiro Japa (Celso Saiki). O filme se apresenta como uma síntese de variados gêneros cinematográficos, usando a arquitetura futurista de São Paulo como cenário natural da trama. Faz referência a vários elementos da cultura pop.
O filme dialoga com a linguagem dos quadrinhos, tendo se inspirado principalmente em Spirit, de Will Eisner, e também com a estética de gêneros cinematográficos como o noir e os musicais brega-chiques da Hollywood da virada dos 70 aos 80. O elenco conta com Carla Camuratti e possui participação especial de Jô Soares, Cláudio Mamberti e do músico Arrigo Barnabé, que também assina a trilha sonora.

Carla Camurati interpreta Shirley Sombra em Cidade Oculta, de Chico Botelho

Cidade Oculta venceu o Rio Cine Festival de 1986, tendo recebido também os prêmios de melhor direção, ator coadjuvante, música original e fotografia. Considerado um exemplo emblemático da estética formalista, sobretudo exercida pelo cinema paulista da segunda metade da década de 1980, Cidade Oculta é fortemente caracterizado por um artificialismo formal do registro de uma visão de São Paulo mergulhada em corrupção moral.
O curta-metragem que abre a sessão, Reverso, também trata da violência e corrupção moral na cidade, a que qualquer pessoa pode estar sujeita. O curta dirigido por Francisco Colombo foi filmado em plano sequência (um corte apenas) e ganhou vários prêmios, como Melhor filme pelo Jurí Popular e melhor ator (Gilberto Martins) no 32º Festival Guarnicê de Cinema em São Luís e o prêmios de Melhor Curta-Metragem Brasileiro na 6ª Mostra Curta Pará Cine Brasil.

Violência e corrupção moral também são tratadas no curta Reverso que abre a sessão


PROGRAMAÇÃO
DIA 15/03 – CIDADE OCULTA
Terça-Feira 20h
Reverso | Francisco Colombo, Fic., MA, 2009, 6 min.
O que diferencia os indivíduos é a capacidade de realizar determinados atos. Filmado em plano sequência.

Cidade Oculta | Chico Botelho, Fic., SP, 1986, 75 min.
Cidade Oculta é uma aventura violentamente urbana, passada na noite paulistana e conta a história de um marginal Anjo, sua namorada Shirley Sombra, misto de estrela de shows e bandida, o velho companheiro Japa e finalmente o arquivilão, um policial corrupto conhecido como Ratão.

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 15 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário