sábado, 11 de dezembro de 2010

Sessão próxima terça, dia 14 de Dezembro - Movimento do Vídeo Popular | 20h | ENTRADA FRANCA

MOSTRA MOVIMENTO DE VÍDEO POPULAR

ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 14 de dezembro de 2010, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

Em dois anos de atividades ininterruptas e sessões semanais, o Cineclube Cascavel totalizou 71 sessões, com a presença de um público de mais de 1000 pessoas, e muitos filmes e debates memoráveis. Cineclubismo é isto. Possibilitar acesso e fazer do momento de apreciação das obras audiovisuais um ato político e coletivo. Consequentemente, essa atividade possibilita também o ambiente de criação de amizades, conversas agradáveis e trocas de experiências.
E para fechar o ano de 2010, o Cineclube Cascavel realizará uma sessão bastante especial em nome dessas amizades criadas ao longo de dois anos e em nome da luta que este coletivo vem travando incansavelmente. Exibiremos quatro curtas do Movimento do Vídeo Popular: É pó, é pedra, é o vício no meio do caminho, de 16 min.; Vale a Pena?, de 16 min.; Quando a mãe chora e o filho não vê, de 15 min.; Verdade ou Consequência, de 15 min. Após as exibições e debate com os realizadores, haverá confraternização com discotecagem, projeções e bar.
Os vídeos são provenientes de oficinas de audiovisual em dois centros de detenção de menores: o CIA (Centro de Internação de Adolescentes) funcionando na Base de Operações da PM no Setor Marista e no CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo) localizado no Conjunto Vera Cruz, ambos em Goiânia. Iniciou-se em março de 2010 tendo como objetivo a aprendizagem, desenvolvimento e produção de linguagem, técnicas e tecnologias aplicadas ao processo audiovisual pelos adolescentes cumprindo medida de internação naquele momento, previsto no Art. 122 do Estatuto da Criança e Adolescente.
Através de uma metodologia baseada nos princípios da educação popular, a oficina funcionou paralelamente neste dois centros e contou com 4 turmas, com aproximadamente 15 jovens cada uma e teve duração de 5 meses. As três etapas constituintes do processo foram a de sensibilização, formação e produção, resultando em 4 vídeos documentários de temas variados e também em processos bastante distintos na concepção e execução dos mesmos.
 A sessão será nesta terça-feira dia 14 de dezembro de 2010, às 20h, no Centro Cultural Cara Vídeo (Rua 83 n. 361, S. Sul). 
Agradecemos sempre a Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás, a parceria da Cara Vídeo, e o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), da ABD Nacional e do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual através da ação Cine Mais Cultura, que se fizeram essenciais para a criação e sustentação da atividade do Cineclube Cascavel.


Vale a Pena? | Movimento do Vídeo Popular, Doc., Brasil, GO, 16 min.
No Centro de Internação para Adolescentes, meninos cumprindo medida de internação discutem se estes centros adiantam ou não. Partindo de lugares diferentes, adolescentes e instituição dialogam sobre juventude, drogas e os atos infracionais que levam jovens à privação de liberdade.
Menção Honrosa no 10º Goiânia Mostra Curtas.
Realização: K.M.A. / L.A. / R.F.C. / J.C.F. / F.F.C. / MVP




Quando a mãe chora e o filho não vê | Movimento do Vídeo Popular, Doc., Brasil, GO, 15 min.
Sexta-feira é dia de visita, uma mãe atravessa a cidade para encontrar seu filho. Do trajeto ao encontro, o drama das famílias de garotos privados de liberdade vai sendo desvendado, dos dois lados do muro.
Realização: R.C.R. / M.G.M. / L.F.R.O. / H.J.F.M. / T.H.A.P. / W.A.S. / J.A.S. / MVP




Verdade ou Consequência | Movimento do Vídeo Popular, Doc., Brasil, GO, 15 min.
Como a pessoa conhece as possibilidades do crime: vender drogas, roubar, matar? Porque dessa escolha: trauma, revolta, dinheiro, falta de opção? Quais são os benefícios, sacrifícios, os sentimentos: emoção, adrenalina, tristeza, felicidade... As consequências. A viabilidade e dificuldade de sair dele.
Realização: K.M.A. / B.I. / G.R.S. / W.O. / MVP






É pó, é pedra, é o vício no meio do caminho | Movimento do Vídeo Popular, Doc., Brasil, GO, 16 min.
Vindos de diferentes bairros periféricos de Goiânia e cidades do interior de Goiás, meninos com diferentes trajetórias de vida se encontram no CASE e contam um pouco de sua história e sonhos até chegar ao envolvimento com o crack, que tem levado um número cada vez maior de jovens à privação de liberdade.
Realização: R.F.C. / B.H.P.O. / S.R.A. / R.C.S. / M.G.P. / D.A.S. / F.S.R. / MVP

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 14 de Dezembro de 2010, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com realizadores e público
Confraternização com discotecagem, projeções e bar
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos

2 comentários:

  1. Eu vou.
    Luiz, este blog é muito bem feito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho de vocês! Gostaria muito de estar ai...abraços. Batalha

    ResponderExcluir