segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sessão próxima terça, dia 14 de Setembro - Sombras (Shadows) de John Cassavetes | 19h30 | ENTRADA FRANCA


SOMBRAS

ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 14 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

O Cineclube Cascavel da ABD-GO apresenta na próxima terça-feira, dia 14 de setembro às 19h30, o filme Sombras, de John Cassavetes.
O primeiro filme realizado por John Cassavetes tem o jazz ligando toda sua trama. A vida de três irmãos na Nova Iorque dos anos 50 é explorada neste objeto de puro improviso que consegue capturar a essência da era beat e o início de uma grande mudança que se preparava para acontecer. O racismo deixava de ser tão evidente e tomava lentamente a forma de taboo, aqui evidente no confronto de um novo namorado da irmã mais nova com o resto da família. É também o retrato de uma geração perdida no desespero silencioso de não conseguir traçar um caminho para o seu futuro. Isso toma a forma nos dois irmãos mais novos: Ben, um trompetista que passa os seus dias com os amigos a deambular por Manhattan e Leila, cujo espírito tempestuoso acaba por subjugar involuntariamente todos aqueles que dela se aproximam.
Embalado por um jazz marcante, o longa do diretor é considerado pela crítica um manifesto do novo cinema independente americano, utilizando técnicas do documentário e aplicando o cinema direto e a improvisação no domínio da ficção.  
Sombras é um pequeno filme que quase esteve perdido para sempre e que merece ser visto, especialmente como marco essencial de uma nova era do cinema norte-americano.

PROGRAMAÇÃO
DIA 14/09 – SOMBRAS
Terça 19h30
Sombras (Shadows) | John Cassavetes, EUA, 1959, Fic., 81’
Filme da estreia de John Cassavetes como diretor. A produção gira em torno de três irmãos mulatos que convivem com amores e preconceitos, interpretados por alunos de um seminário sobre teatro ministrado pelo diretor. Na trama, Leila é morena-clara e se apaixona por um branco. Mas, quando ele conhece os irmãos dela, com tom de pele mais escuro, o relacionamento começa a ruir. A trilha sonora leva a assinatura de Charles Mingus e tem muitos momentos de improviso, assim como a atuação dos atores. É considerado um dos filmes essenciais a qualquer cinéfilo e obra-prima do maior ícone do cinema independente norte-americano. Exemplo vigoroso de como fazer filmes apenas com uma câmera na mão e ideias na cabeça.
-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 14 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário