quinta-feira, 1 de julho de 2010

PRÓXIMA SESSÃO - MANDA BALA - Terça 06/07 - 19h30

MANDA BALA



Na próxima terça-feira dia 06, a partir das 19h30, o Cineclube Cascavel da ABD-GO apresentará o documentário inédito no Brasil Manda Bala (Send a Bullet). Após a exibição, será realizado debate com o público presente.
O longa, que venceu o prêmio do júri de Melhor Documentário na edição de 2007 do Festival de Sundance, estabelece supostas ligações entre corrupção e o submundo do crime no Brasil. O diretor, Jason Kohn, se valeu de uma gama bem diversificada de personagens e de imagens fortes, que mostram desde a milionária indústria de carros blindados do país até um vídeo pertencente à polícia no qual se vê uma vítima de seqüestro tendo sua orelha arrancada por um seqüestrador.

Manda Bala, documentário mostra ligações entre corrupção e o submundo do crime no Brasil

O diretor, de 23 anos, nasceu em Nova York e é filho de uma paulistana e de um empresário argentino radicado em São Paulo. "A história do filme é que há uma conexão entre a corrupção política e violência urbana. E sobre como a corrupção, quer seja no Brasil ou em outra parte do mundo, não é apenas um crime de desvio de verbas, mas um crime violento. Seguindo a trilha do dinheiro, o filme vai de um político corrupto e chega a um seqüestrador", disse Kohn, em entrevista à BBC Brasil.

Jason Kohn, diretor de Manda Bala

Ele ouve o ex-presidente do Senado, Jáder Barbalho, acusado de ter usado um centro de criação de rãs como forma de ocultar um desvio bilionário de verbas, o cirurgião plástico Juarez Avelar, que ganhou renome mundial ao desenvolver técnicas para restituir orelhas decepadas, e um assassino e seqüestrador que se apresenta sob a alcunha de Magrinho e relata seus crimes com frieza.



PROGRAMAÇÃO
Manda Bala (Send a Bullet) | Jason Kohn, Doc., EUA, 2007, 86 min
Filme rodado no Brasil mostra a relação entre a corrupção e a violência urbana (com ênfase nos sequestros na cidade de São Paulo). Dentre vários outros, ganhou o Grande Prêmio do júri em Sundance. O filme não teve permissão de ser passado nos cinemas brasileiros, mas graças a Internet, aqui está ele. Apesar de tanto sucesso pelo mundo afora, a imprensa brasileira não deu muita atenção a ele, talvez por radiografar de maneira tão ácida a coisa mais comum no Brasil: um político - dono de TV, rádio e jornais - acusado de vários casos graves de corrupção e continuar solto e atuando na política.





Serviço
Sessão Cineclube Cascavel com o filme Manda Bala
Data: 06 de julho de 2010
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Cara Vídeo - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: NÃO INDICADA
Fonte: Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO)

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário