domingo, 20 de junho de 2010

TERÇA DIA 22/06 - PREMIADOS DA VIII MOSTRA ABD CINE GOIÁS


PREMIADOS DA VIII MOSTRA ABD CINE GOIÁS

Na próxima terça-feira dia 22, a partir das 19h30, o Cineclube Cascavel exibirá cinco curtas premiados na VIII Mostra ABD Cine Goiás. A Mostra foi realizada entre os dias 9 e 11 de junho na cidade de Goiás durante o XII Fica.
Na tradicional competição do audiovisual goiano, foram selecionados 21 vídeos. Os vídeos concorreram, durante a Mostra, a diversos prêmios, no valor total de R$18 mil em dinheiro.
Serão exibidos os seguintes filmes: A Capoeira de Mestre Sabú, de Luiz Valentim, que ganhou o Prêmio de Melhor Montagem; Rupestre, de Paulo Miranda, que ganhou o Prêmio de Melhor Animação; O Caminho da Cachoeira ao Nascer do Sol – Ponte Affonso Pena, de Luiz Botosso e Thiago Veiga, ganhador do Prêmio de Melhor Roteiro; Graffiti em Ruínas e Outros Muros, de João Novaes, que ganhou o Prêmio “Eduardo Benfica” de Melhor Documentário; e Ela..., de Lázaro Ribeiro, ganhador do Prêmio “Beto Leão” de Melhor Filme. A sessão será seguida de debate com realizadores e público presente.

PROGRAMAÇÃO – PREMIADOS DA VIII MOSTRA ABD CINE GOIÁS (CLASSIFICAÇÃO: LIVRE)

A CAPOEIRA DE MESTRE SABÚ | Luiz Valentim, Doc., 2010, 20’
 Com direção, roteiro  e produção assinados por Luiz Valentim, a obra retrata a trajetória do vilaboense Mestre Sabu, que chega a Goiânia nos anos 1950. Aqui ele desenvolve um trabalho pioneiro com meninos de rua. A tarefa de introduzir a capoeira em Goiás é contada pelo próprio Sabu, que relata seus momentos de glórias, mágoas e a alegria de retornar à terra onde nasceu. 
Prêmio: Melhor Montagem / Edição

RUPESTRE | Paulo Miranda, Anim., GO, 2010, 20’
No antigo mundo neolítico um garoto registra na caverna tudo o que vê. Os resquícios da sua vida são encontrados por um arqueólogo que, nem sempre, acerta na teoria.
Prêmio: Melhor Animação

O CAMINHO DA CACHOEIRA AO NASCER DO SOL – PONTE AFFONSO PENA | Luiz Botosso e Thiago Veiga, Doc., GO, 2009, 19’31’’

A Ponte Affonso Penna é a ponte pênsil mais antiga ainda em funcionamento do País. Inaugurada em 1909, hoje com 100 anos, é um marco da história do Estado de Goiás. Construída sobre o Rio Paranaíba, ligando Itumbiara/GO à Araporã/GO, faz parte da paisagem urbana dessas duas cidades, orgulho daquele povo. O Documentário traz em seu bojo todas as informações necessárias para a compreensão da importância da Ponte no contexto histórico, ambiental e político, através de entrevistas consistentes, ornada pela inusitada participação ficcional daquele que primeiro registrou a difícil travessia do Rio Paranaíba, o botânico francês Saint Hilaire. 
Prêmio: Melhor Roteiro

GRAFFITI EM RUÍNAS E OUTROS MUROS | João Novaes, Doc., GO, 2009, 31’
Grafite é arte ou transgressão, vandalismo, assim como a pichação? Ambas são a mesma coisa? Este filme retrata dois processos de intervenção urbana que utilizaram o grafite como forma de transformação lúdica do meio ambiente caótico da cidade, nas ruas e muros de Goiânia. 
Prêmio ‘Eduardo Benfica’: Melhor Documentário

ELA… | Lázaro Ribeiro, Doc., 2010, 11’31’’
O  curta retrata o cotidiano da antiga Vila Boa, através da perspectiva de um homem que busca  a compreensão da vida. A solidão, o abandono e a incerteza o levam a buscar a esperança de uma nova oportunidade após o encontro com Ela.., a morte.
Prêmio ‘Beto Leão’: Melhor Filme

Serviço
Sessão Cineclube Cascavel com premiados da VIII Mostra ABD Cine Goiás
Data: 22 de junho de 2010
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Cara Vídeo - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
Fonte: Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO)

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário