segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ciclo de sessões A Película da Fé: Cinema, Religião e Realidade Social no Brasil




Nesta terça-feira dia 03 de outubro de 2009, às 19h, no Centro Cultural da Cara Vídeo (Rua 83 n. 361, S. Sul), o cineclube Cascavel, em parceria com o NOUS - Grupo de Estudos Críticos e Aplicados ao Discurso Religioso da Faculdade de Letras da UFG, e com o Centro Acadêmico dos Estudantes de Letras da UFG, dará início ao I Ciclo A PELÍCULA DA : CINEMA, RELIGIÃO E REALIDADE SOCIAL NO BRASIL, com a exibição de O Chamado de Deus, de José Joffily. O ciclo tem como objetivo criar ambiente intelectual amplo para reflexão acerca dos problemas da e da religiosidade no Brasil contemporâneo.

O Chamado de Deus recebeu os prêmios de melhor documentário e melhor montagem no Festival de Brasília de 2000. O filme apresenta uma visão atual da Igreja Católica no país. Dirigido por José Joffily, traz depoimentos de jovens com vocação religiosa, colocando representantes da Ordem dos Franciscanos em oposição aos da Renovação Carismática. A discussão entre esses dois grupos é conduzida com delicadeza por Joffily. O diretorabertura imparcial aos seus protagonistas e não esconde do espectador que o documentário acontece na medida de seu aprendizado e envolvimento com o tema. Uns assistem aos depoimentos dos outros em vídeo e depois opinam, criticam, discordam e polemizam. O embate não é exposto antes que se conheça a origem de cada uma das personagens: como se decidiram pela vida religiosa, seus sonhos, suas relações familiares, sua vida diária.

Após a exibição, irão participar do debate Padre Sérgio Bernardoni, da Cara Vídeo, Juliana de Sousa Pinto e Marcos Paulo Ramos ambos pela UFG, além do público presente que poderá opinar.

DIA 03/11 – E VOCAÇÃO

Ter. 19h

O Chamado de Deus | Direção de José Joffily , Doc., RJ, 2000, 90 minutos, Livre

Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário e Melhor Montagem no Festival de Brasília, O chamado de Deus conta a estória de seis jovens que se decidiram pela vida religiosa. Três deles seminaristas da Igreja Católica, os demais atuando mais próximos à Teologia da Libertação, pregando que é preciso se inserir na realidade dos fiéis para ajudar a concretizar seus anseios e ideais.

DEBATE: Padre Sérgio Bernardoni; Juliana de Sousa Pinto; Marcos Paulo Ramos

SERVIÇO

Ciclo A Película da : Cinema, Religião e Realidade Social no Brasil

Sessão 1: Vocação e Fé - O Chamado de Deus

Data: 03 de novembro de 2009

Horário: 19h

Local: CENTRO CULTURAL CARAVÍDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO

CLASSIFICAÇÃO: Livre

ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário