terça-feira, 3 de março de 2009

Matéria de jornal impresso - Em defesa do cinema

DIÁRIO DA MANHÃ | 03 de Março de 2009 | Edição nº 7786
ampliarVersão Digital
Ro t e i r o

Da Redação

Em defesa do cinema
Cineclube Cascavel exibe hoje, às 20 horas, clássico “Macunaíma”, dentro do programa Cine + Cultura. Atividades acontecem toda terça-feira de 2009
Promover a democratização do acesso do público ao audiovisual e estimular o pensamento crítico a partir do cinema brasileiro. Esta é a proposta do Cine Cascavel, cineclube criado pela Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás (ABD-GO), que integra o programa Cine + Cultura, do Ministério da Cultura (MinC).

A programação do cineclube em 2009 começa hoje, às 20h, no Centro Cultural Caravídeo, com a exibição do filme Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade. Após a sessão, haverá mesa de debate sobre a obra, abordando cinema e literatura, com as presenças dos professores Rogério Santana dos Santos (UFG) e Marcelo Rodrigues Ribeiro (Faculdade Cambury), além de Beto Leão (jornalista e presidente da ABD-GO).

As atividades do Cine Cascavel, como em todos os demais cineclubes brasileiros do Cine + Cultura, serão realizadas em horário, dia da semana e local fixos. Nesse sentido, haverá, todas as terças-feiras, sempre às 20 horas, no Centro Cultural da Caravídeo, exibição de filmes (curtas, médias e longas-metragens) que se enquadram no perfil não-comercial. As sessões apresentarão obras expoentes do cinema brasileiro de todos os tempos e de todas as regionalidades, inclusive a efervescente produção goiana contemporânea.

A proposta de ação do Cine Cascavel inclui, também, a abertura a outros cineclubes e entidades interessadas em promover sessões de seu interesse, além de novos apoiadores. Nessa perspectiva, o Cineclube Paradiso, da Caravídeo – reconhecida instituição no ramo audiovisual alternativo em Goiânia –, é parceiro da iniciativa, ao lado do Sebrae-GO. O projeto tem, ainda, o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), da ABD nacional e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/Minc).

Para este mês, além da sessão inaugural do clássico Macunaíma, produzido em 1969 e inspirado na obra de Mário de Andrade, estão previstas outras três atividades: Mostra Olhares Femininos, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, no dia 10/03; Mostra Glauber Rocha, em comemoração ao 70º aniversário de nascimento do cineasta, no dia 17/03; Mostra Realiza Goiás, com produções da diretora Viviane Louise e a sessão do cineclube Paradiso, no dia 31/03 (a confirmar).

Cineclubismo no Brasil
Embora não pareça, a concentração de salas comerciais de cinema no território nacional é de apenas 8%. Além disso, a cota de tela, dispositivo legal que determina o número de dias de exibição obrigatória de filmes brasileiros anualmente, diminuiu consideravelmente nos últimos anos, e hoje é de apenas 28 dias/ano. Por isso, a difusão de obras audiovisuais brasileiras é bastante reduzida, permanecendo inéditas para grande parte da população do País.

Para Luiz Felipe Mundim, coordenador do Cine Cascavel, este cenário tem motivado as ações dos cineclubistas, em especial o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), que articulou junto ao Ministério da Cultura a criação do Cine + Cultura, dentro do Programa Mais Cultura.

“A ideia é oferecer maior acesso ao público de obras fundamentais da cinematografia nacional e regional, através de exibições semanais de filmes, seguidas de debates com personalidades importantes da cultura em Goiás”, explica Luiz Felipe.

Por meio de editais e parcerias diretas, a iniciativa disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista. Além disso, o Cine + Cultura – do qual o Cine Cascavel faz parte – inaugura o Circuito Brasil, banco de dados cuja finalidade é contabilizar o público do circuito não-comercial do País. Todas as ações do programa podem ser conferidas no site (www.cinemaiscultura.org.br). (Raphael Silveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário