sábado, 18 de junho de 2011

Premiação da IX Mostra ABD Cine Goiás

ABD-GO entrega prêmios neste sábado na Cidade de Goiás

12 Troféus e 4 Menções Honrosas são concedidas no 9º ano da Mostra ABD Cine Goiás


Cidade de Goiás, 18 de junho


A Mostra ABD Cine Goiás amadurece a cada ano e é considerada pelos realizadores goianos a melhor mostra de Goiás. Isso se justifica por ser a única a oferecer prêmios técnicos e em dinheiro. Além disso, aceita inscrições de filmes de qualquer gênero, metragem e ano.

Após três dias de exibições, tendo iniciado na quarta-feira, 14, neste sábado os cineastas goianos conheceram o resultado tão aguardado. A presidente do Júri Sáskia Sá, vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, explica que tiveram dificuldades na escolha, justamente pela Mostra ter um bom nível, mas ressalta que chegaram a um bom resultado. “Por causa disso, resolvemos conceder cinco menções, principalmente pelas temas abordados nos documentários. No caso do Ator Mirim seria uma forma de estímulo, que compreendemos ser necessário valorizar”, afimou Sáskia.

Durante a cerimônia de premiação, o presidente da ABD-GO, Leandro Cunha, anunciou uma parceria com a Agepel para o lançamento de 2 mil cópias de DVDs com os filmes premiados deste ano para que sejam levados a todos os estados, através dos Pontos de Exibições das ABDs, cineclubes, instituições de ensino, entre outros.

Outra novidade foi o prêmio oferecido também aos filmes que ganharam “Melhor Documentário” e “Melhor Direção”, que participarão do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual (FAIA) em janeiro de 2012, quando concorrerão com filmes premiados em mais 25 festivais pelo país. Essa premiação acontecerá não só neste ano, mas também nos próximos, ficando o júri responsável por definir quais serão as duas categorias premiadas. Segundo o membro do júri João Baptista Pimentel Neto, também diretor do FAIA, “esse prêmio é importante por garantir a exibição de obras goianas em um espaço internacional”.

Entre os filmes premiados, está a animação “O Ogro” de Marcio Jr. e Marcia Deretti, realizado a partir do Edital da Agepel de 2009. Marcia comenta a estréia do filme: “foi uma honra receber quatro prêmios da Mostra da ABD. Em especial o de melhor direção, já que é algo raro uma animação receber esse prêmio em uma mostra que abrange todos os gêneros”.

“O Ogro” é o primeiro curta-metragem de um projeto que prevê a adaptação de outras histórias de quadrinistras do gênero de terror brasileiro. Os diretores iniciaram com uma adaptação da obra de Julio Shimamoto, que é o único de uma geração que ainda está vivo. “Oferecer essa homenagem com ele em vida era um prioridade pra gente”, destaca Márcia.

“Verde Maduro” com direção de Simone Caetano recebeu três prêmios e uma menção honrosa, destes, três foram para o elenco, que foi preparado durante um mês por Tetê Caetano. Além de destacar o bom trabalho da preparadora de elenco, Simone fala da importância dessa exibição na Mostra: “estou muito feliz por poder exibir o filme na Mostra da ABD e mais ainda por ser na Cidade de Goiás, onde rodei o curta e fui muito bem recebida pela população”.

O diretor do curta “Talvez Seja o Vazio” de Rafael de Almeida comenta o prêmio de melhor roteiro: Foi uma surpresa muito grata. O texto da narração é da amiga Isadora Fernandes, que dá o tom do filme e o mérito é dela também”.

Entre as menções honrosas, destaque para os documentários que registram as lutas sociais, como o curta “Trombas e Formoso: Memórias de Uma Luta”, dirigido pelo Coletivo Magnífica Mundi. Gabriela Marques, membro do coletivo diz terem alcançado o objetivo ao “divulgar essa história de uma luta camponesa vitoriosa, mas que sofreu com a ditadura. Um movimento com destaque nacional que aconteceu em Goiás, mas que poucos têm conhecimento”.

A Mostra ABD Cine Goiás é uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás e conta com o apoio de: Governo de Goiás, Agepel, Sebrae-GO, Universidade Estadual de Goiás (UEG), CARA Vídeo, Grua e Cia, ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e Congresso Brasileiro de Cinema (CBC).

Premiados da IX Mostra ABD Cine Goiás

PREMIAÇÃO:

Menção Honrosa:

 Ao filme Airábeji de Xangô, direção de Frederico Mael – Pela desmistificação e desconstrução do preconceito sobre as religiões de matriz afro-brasileira;

 Ao ator: Mateus Aluísio, do filme Verde Maduro, direção de Simone Caetano – Pelo desempenho como ator mirim e como estímulo;

 Ao filme Ozorinho, O Poeta da Imagem, direção de Cássia Queiroz – Pela importância do personagem, de sua pesquisa e pela sensibilidade da diretora no tratamento do filme e valorização do “saber popular”;

Aos filmes: Trombas e Formoso: Memórias de Uma Luta, direção de Coletivo Magnífica Mundi e Renova a Esperança, direção de Tatiana Scartezini, Kamyla Maia e Boris Carlos GarcíaPela importância do registro e pelo resgate das lutas sociais.


Troféu “Janelas de Goiás” + R$ 1.500 por categoria:


1-  Melhor Roteiro: Rafael de Almeida pelo filme Talvez Seja o Vazio

2 - Melhor Trilha Sonora Original: Dênio de Paula pelo filme O Ogro  

3 - Melhor Som: Dênio de Paula pelo filme O Ogro  

4 - Melhor Montagem/Edição: Aline Nóbrega e Murilo Bueno pelo filme Enquanto , direção de Larissa Fernadez

5 - Melhor Direção de Fotografia: Naji Sidki pelo filme Marcas D’água  

6 - Melhor Atriz:  Cida Mendes pelo filme Verde Maduro, direção de Simone Caetano

7 - Melhor Ator: Hélio Froés pelo filme Verde Maduro, direção de Simone Caetano

8 - Premio José Petrillo de Melhor Filme Experimental: Sendai , direção de Cláudia Nunes e Érico Rassi

9 - Prêmio Fifi Cunha de Melhor Animação: O Ogro, direção de Marcio Jr. e Marcia Deretti

10 - Prêmio Eduardo Benfica de Melhor Documentário: Diga 33, direção de Ângelo Lima

11 - Prêmio Beto Leão de Melhor Ficção: Verde Maduro , direção de Simone Caetano

12 - Melhor Direção: Marcio Jr. e Marcia Deretti pelo filme O Ogro

Nenhum comentário:

Postar um comentário