A LESTE DE BUCARESTE
ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 07 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 07 de setembro às 19h30, o filme A Leste de Bucareste, de Corneliu Porumboio. O dretor romeno tem destacado o cinema do seu país para além das fronteiras do Leste Europeu, cujas condições políticas nas décadas posteriores à Guerra Fria são um tema constante de sua obra. A Leste de Bucareste venceu a Camera D'Or no Festival de Cannes em 2006.
Em um momento no qual o controle da lei sobre o humor é discutido no Brasil, haja vista os interesses em jogo nas eleições de 2010, A Leste de Bucareste se apresenta como uma proposta de comédia política muito diferente do que a produção brasileira – no cinema ou na TV – costuma oferecer aos espectadores. Preferindo a sutileza e a encenação mais comedida, o filme romeno repudia o cinismo – tão em voga no cinema hegemônico atual – e pode ser tomado como exemplo em um debate sobre os limites da ironia chanchadesca ainda muito forte no humor do Brasil. Ao mesmo tempo em que faz rir, A Leste de Bucareste nos faz pensar sobre a relação entre a história, a política e o jornalismo.
Comentários de críticos:
“Com aval do regime soviético, Nicolae Ceausescu (1918-1989) presidiu a Romênia com a mão pesada do Partido Comunista de 1965 a 1989, ano de sua destituição e sua execução. Na época, movimentos de libertação irradiavam de Berlim, onde o Muro caíra meses antes, no sentido do Leste da Europa. Na cidade romena de Timisoara, no dia 17 de dezembro, manifestantes anticomunistas foram recebidos a tiro pela Securitate, a polícia de Ceausescu. O povo reagiu em diversas cidades. Cinco dias depois, quando a rebeldia chegou à capital Bucareste, o ditador entregou o posto. 22 de dezembro de 1989 é lembrado na Romênia como o dia da revolução que derrubou Ceausescu.” Marcelo Hessel para o Omelete.com
“Tudo se resume a isso: a dúvida sobre os testemunhos. Pode-se acreditar nos personagens, quando um deles, que afirma ter estado lá não foi visto por ninguém, outro estava bêbado num bar, ou com a namorada, e assim por diante? Versões sobre um fato histórico passado em 1989 e que depois virou mito. Um mito particular, convenhamos, mas decisivo na vida das pessoas. Em tom menor, esse filme se pergunta de que maneira escrevemos a história. Respeitando a verdade factual, ou inclinando-a segundo nossos desejos retrospectivos?” Luiz Zanin para o Estadão.com
PROGRAMAÇÃO
DIA 07/09 – A LESTE DE BUCARESTE
Terça 19h30
A Leste de Bucareste | Cornelio Porumboiu, Romênia, 2006, Fic., 89’
No aniversário de 16 anos da queda do ditador Nicolae Ceausescu, o produtor de um programa de entrevistas da televisão de uma pequena cidade na Romênia convida, na época do natal, um velho aposentado e um professor de história para um debate ao vivo. Ele quer saber se houve ou não uma revolução na cidade em 25 de dezembro de 1989, ano em que Ceausescu foi executado. Só que nem tudo sairá como ele gostaria. Vencedor da Câmera de Ouro no Festival de Cannes de 2006.
A Leste de Bucareste, filme premiado com a Câmera de Ouro no Festival de Cannes em 2006
-------
ENTRADA FRANCA
Segunda-Feira, 07 de setembro de 2010, às 19h30
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão
Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel
Nenhum comentário:
Postar um comentário