segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mostra A Ilusão Paga Passagem - Sessão IV com o documentário Variante | Terça-feira 10/08 | 19h30 | ENTRADA FRANCA

MOSTRA
A ILUSÃO PAGA PASSAGEM
SESSÃO IV

Na próxima terça-feira dia 10, a partir das 19h30, o Cineclube Cascavel da ABD-GO continua a Mostra A Ilusão Paga Passagem, com a exibição dos filmes 15 Centavos, de Marcelo Pedroso, A Revolta do Buzú, de Carlos Pronzato e Variante, de Pietro Picolomini e Ester Fér. Após a exibição, será realizado debate com o público presente.


4h00, segunda-feira, estação de trem Estudantes, Mogi das Cruzes, São Paulo. Começa mais uma jornada na vida de quase meio milhão de pessoas, que dependem do trem para se deslocarem diariamente de suas casas, nas cidades periféricas da zona leste da Grande São Paulo, à capital paulista. O filme Variante traça um olhar polifônico sobre essa viagem; arte, religião e trabalho são alguns dos aspectos retratados entre as múltiplas realidades deste local. O trem é observado como um espaço em contínuo processo de significação e reutilização: um permanente variante.
A Mostra A Ilusão Paga Passagem é uma das mostras disponibilizadas pelo Festival Latino Americano de La Clase ObreraFelco. A mostra enfoca as questões de transporte público e cidade, que no Cineclube Cascavel se realizará em cinco sessões distribuídas nos meses de julho e agosto. Os filmes têm origens distintas, produzidos por desde coletivos e movimentos sociais, até analistas sociais e antropólogos, passando por órgãos públicos e de mídia. A Mostra apresenta uma importante investigação de políticas públicas para o setor do transporte: o impacto do transporte para a vida nas cidades, as lutas sociais (as "revoltas dos centavos"), pontuada com breves aulas de desobediência civil.


O Felco surgiu em 2004 na Argentina como um festival de cinema e vídeo dedicado a difundir e discutir a produção de grupos engajados que haviam ressurgido no país a partir da movimentação política de 2001.
Hoje o festival é organizado permanentemente no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai por meio das atividades que cada grupo realiza em sua cidade. A cada ano há pelo menos uma edição internacional, quando se reúnem pessoas dos distintos países. Organizado no Brasil desde 2006, ano de realização do encontro internacional na cidade de São Paulo, o Felco vem dando vazão à produção audiovisual dos mais diversos setores oprimidos da sociedade através da distribuição de filmes e da realização de mostras.

PROGRAMAÇÃO
15 centavos | Marcelo Pedroso, doc., Brasil/PE, 2006, 12’
Protesto de estudantes no centro do Recife contra o aumento de passagens de ônibus abordado de maneira pouco usual por uma câmera quase imperceptível. Segundo lugar no Festival de Vídeo de Pernambuco.

A revolta do buzu | Carlos Pronzato, Lamestiza Produções, doc., Brasil/BH, 2003, 28’
Entre o final de agosto e o começo de setembro de 2003, a cidade de Salvador, na Bahia, foi palco de uma onda de protestos estudantis contra o aumento das tarifas dos ônibus urbanos. Milhares de estudantes paralisaram a cidade por diversos dias. Enfrentaram a repressão policial, a grande mídia e ainda as lideranças das instituições estudantis, preocupadas em reunir-se com os governos a portas fechadas e fixar acordos sem a participação dos estudantes.

A Revolta do Buzu, documentário de Carlos Pronzato, sobre protestos estudantis em Salvador no ano de 2003
que marcaram a luta contra o aumento das tarifas dos ônibus urbanos

Variante | Pietro Picolomini e Ester Fér, doc., Brasil/SP, 2010, 30’
Documentário sobre o cotidiano de 480mil pessoas que dependem do trem para se transportar de suas residências, nas cidades periféricas da zona leste de São Paulo, ao trabalho, na capital paulista.


Variante, documentário de Pietro Picolomini e Ester Fér

Serviço
Sessão Cineclube Cascavel – Mostra A Ilusão Paga Passagem – Sessão IV
Data: 10 de agosto de 2010
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Cara Vídeo - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: Não indicada
Fonte: Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO)

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário