segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sessão dia 22 - Encerramento das atividades de 2009 - Fotofilmes com La Jetée de Chris Marker


Hélène Chatelain em La Jetée, de Chris Marker


CINECLUBE CASCAVEL ENCERRA AS ATIVIDADES DE 2009

COM FOTOFILMES E LA JETÉE DE CHRIS MARKER


Em menos de um ano de atividades (iniciamos em março de 2009), totalizamos 35 sessões, com a presença de um público de mais de 340 pessoas, e muitos filmes e debates memoráveis. Cineclubismo é isto. Possibilitar acesso às obras audiovisuais, e fazer disto um ato político e coletivo. Consequentemente, essa atividade possibilita também o ambiente de criação de amizades, conversas agradáveis e trocas de experiências. E para fechar o ano de 2009, o Cineclube Cascavel realizará uma sessão bastante especial em nome dessas amizades criadas ao longo do ano. Será nesta terça-feira dia 22 de dezembro de 2009, às 19h30, no Centro Cultural Cara Vídeo (Rua 83 n. 361, S. Sul).

Exibiremos quatro fotofilmes: Vinil Verde, de Kléber Mendonça Filho, Arpoador, de Fernanda Ramos e Juvenília, de Paulo Sacramento e a obra-prima La Jetée, de Chris Marker. Depositamos nesta sessão a expectativa de um debate (ou a simples memória do evento) que abra a possibilidade para reflexões não apenas acerca das obras cinematográficas apresentadas, mas, para questões primárias acerca do ser humano e a imagem, objetos de todo o fazer coletivo do cinema, e do cineclubismo. Contribuirão com o debate os amigos que sempre se fazem presente no cineclube: Manoel Gustavo, professor de História da UEG/Itumbiara, e Tarsilla Couto, doutoranda em Letras pela Unicamp; além de todos os amigos que participarem da sessão. E após a exibição e debate, um pouco de música para alegrar o encontro.

Agradecemos a parceria da Cara Vídeo, do Sebrae-GO e apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), da ABD Nacional e do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual através da ação Cine Mais Cultura, que se fizeram essenciais para a criação e sustentação da atividade do Cineclube Cascavel em 2009.


FILMES

Vinil Verde | Kléber Mendonça Filho, PE, 2004, Fic, 14’

Mãe dá à filha uma caixa cheia de velhos disquinhos coloridos. A menina pode ouvi-los, exceto o vinil verde.

Arpoador | Fernanda Ramos, RJ, 2005, Experimental, 4’

Um dia no Arpoador contado através de fotografias.

Juvenília | Paulo Sacramento, SP, 1994, Experimental, 7’

Jovens se encontram para um ritual de violência, sendo observados por uma possível vítima.


La Jetée | Chris Marker, França, 1962, Fic, 28’

Na Paris devastada pela Terceira Guerra Mundial, os poucos sobreviventes pesquisam a viagem no tempo, com a esperança de mandar alguém de volta ao mundo pré-guerra para buscar comida, suprimentos e uma solução para sua situação. Neste contexto, um homem é assombrado por uma memória de infância que se provará decisiva.

SERVIÇO

Sessão Cineclube Cascavel: Fotofilmes e La Jetée de Chris Marker com debate

Data: 22 de dezembro de 2009

Horário: 19h30

Local: CENTRO CULTURAL CARAVÍDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO

Blog: http://cineclubecascavel.blogspot.com/

CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário