A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante
Nesta terça-feira dia 01 de dezembro de 2009, às 19h30, no Centro Cultural Cara Vídeo (Rua 83 n. 361, S. Sul), o Cineclube Cascavel realizará a sessão Cinema Moderno – O Plano Sequência, com a exibição de curtas feitos em uma única tomada. Logo após a exibição, haverá debate com o público presente.
A arte de se contar uma estória numa única tomada e, assim, transmitir conteúdo relevante dentro de uma forma bastante restritiva e limitadora tem sido o desafio de diversos realizadores. Dois cineastas obcecados com o plano-seqüência são destacados nessa sessão: o pernambucano Camilo Cavalcante (Ocaso, Os Dois Velhinhos e A História da Eternidade) e o gaúcho Gustavo Spolidoro (Velinhas e Outros).
Com o intuito de criar o hábito cineclubista, o Cineclube Cascavel, que é o Cine da ABD-GO (Ação Cine Mais Cultura, dentro do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura), realiza exibição gratuita toda terça-feira às 19h30 no Centro Cultural da Cara Vídeo. Além de programação variada, pelo menos uma vez ao mês é feita uma sessão exclusiva de realizadores goianos.
No próximo dia 05, o Cineclube Cascavel realizará também o I Encontro do Cineclubismo de Goiás, com palestras e debates. Mais informações: http://cineclubecascavel.blogspot.com/
O Cineclube Cascavel conta com a parceria da Cara Vídeo, do Sebrae-GO e apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), da ABD Nacional e do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual através da ação Cine Mais Cultura.
Cinema Moderno – O Plano Sequência
Com exibição dos Curtas:
Ocaso | Camilo Cavalcante , PE, 1997, Fic, Cor, 16mm, 5’
Pôr-do-sol. Sertão. Aridez. Paixão. Traição. Um resto de vida num resto de mundo...
Os Dois Velhinhos | Camilo Cavalcante , PE, 1996, Fic, Cor, Vídeo, 5’
Fim de tarde. Um casal de velhinho. Tudo pode acontecer?
A História da Eternidade | Camilo Cavalcante, PE, 2003, Fic, Cor, 35mm, 10’
A História da Eternidade é um falso plano-sequência que pretende conduzir o espectador a uma viagem dentro dos instintos humanos, por meio de uma linguagem poética e metafórica. Acontecimentos que representam um amplo panorama da civilização ocidental estão presentes neste exercício que expõe, sem concessões, a eterna tragédia humana.
Disparos | Tarcísio Lara Puiati, RS, 2000, Fic, Cor, 16mm, 5’
Homem acredita que está sendo ameaçado de morte e contrata detetive para investigar o caso.
A última fábrica | Felipe Nepomuceno, RJ, 2005, Doc, Cor, Vídeo, 8’
Plano seqüência sobre a Polysom, última fábrica de discos de vinil da América Latina.
Velinhas | Gustavo Spolidoro , RS, 1998, Fic, Cor, 16mm, 11’
Dois casais estão reunidos em um apartamento para assistirem a uma partida de futebol pela televisão, quando falta luz. A partir daí, à luz de velas, conversam sobre vários temas, incluindo sexo. O papo altera o comportamento dos quatro.
Outros | Gustavo Spolidoro , RS, 2000
Numa das mais tradicionais avenidas da capital gaúcha, pessoas se encontram, discutindo as suas e as nossas vidas.
SERVIÇO
Sessão Cineclube Cascavel CINEMA MODERNO – O PLANO SEQUÊNCIA com debate
Data: 01 de dezembro de 2009
Horário: 19h30
Local: CENTRO CULTURAL CARAVÍDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO
Blog: http://cineclubecascavel.blogspot.com/
CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS
ENTRADA FRANCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário