segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ciclo de sessões A Película da Fé - Sessão 2 dia 17

Nesta terça-feira dia 17 de novembro de 2009, às 19h, no Centro Cultural da Cara Vídeo (Rua 83 n. 361, S. Sul), o cineclube Cascavel, em parceria com o NOUS - Grupo de Estudos Críticos e Aplicados ao Discurso Religioso da Faculdade de Letras da UFG, e com o Centro Acadêmico dos Estudantes de Letras da UFG, dará continuidade ao I Ciclo A PELÍCULA DA FÉ: CINEMA, RELIGIÃO E REALIDADE SOCIAL NO BRASIL, com a exibição de de O Rezador de Cobras, de Raimundo Alves e Vinícius Berger Benzeduras, de Adriana Rodrigues. O ciclo tem como objetivo criar ambiente intelectual amplo para reflexão acerca dos problemas da fé e da religiosidade no Brasil contemporâneo.

Benzeduras recebeu os prêmios de melhor filme e melhor diretor na VII Mostra ABD Cine Goiás. O filme aborda o universo da bendição, um ofício que se baseia entre o sagrado e a sabedoria popular para a cura de doenças. Os depoimentos procuram expor o papel de preservação dos costumes e valores das comunidades em que os Benzedores exercem seus ofícios.

O Rezador de Cobras realiza uma incursão ao mundo das orações, da crença e da fé do homem do interior de Goiás. A tradição das rezas aos santos católicos, repetida e transmitida por gerações, se mostra viva e atuante nas roças e fazendas de Goiás, conservada em toda sua autenticidade.

Após a exibição, irão participar do debate Raimundo Alves, Vinícius Berger Araújo, Adriana Rodrigues, Leila Dias E Joabe Freitas ambos pela UFG, além do público presente que poderá opinar.

DIA 17/11 – TRADIÇÃO E FÉ EM GOIÁS

Ter. 19h

O Rezador de Cobras | Direção de Raimundo Alves e Vinícius Berger Araújo, 7 minutos, 2005, GO

Curta-metragem goiano que mostra a fé e a tradição unidas em antiga prática, no interior do Brasil, de rezadores de cobras para afastar os animais peçonhentos das fazendas e chácaras.

Benzeduras | Dir. Adriana Rodrigues – 72 minutos – GO – Doc. - Dig. – 2008

Benzeduras é um registro da sobrevivência das benzeções, uma tradição secular em extinção. Este documentário aborda o universo da benzeção através de vários benzedores sobre o que é, como se dá e o papel do ato de benzer na cura.


DEBATE: Raimundo Alves, Vinícius Berger Araújo, Adriana Rodrigues, Leila Dias E Joabe Freitas.


SERVIÇO

Ciclo A Película da Fé: Cinema, Religião e Realidade Social no Brasil

Sessão 2: Tradição e Fé em Goiás

Data: 17 de novembro de 2009

Horário: 19h

Local: CENTRO CULTURAL CARAVÍDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO

Blog: http://cineclubecascavel.blogspot.com e Ning: http://circuitocentroeste.ning.com/

CLASSIFICAÇÃO: Não informada

ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário