sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TERRA DEU, TERRA COME - Circuito Cineclubista Nacional de Estreia no mês da Consciência Negra | Terça-Feira, dia 23 Novembro | 20h | ENTRADA FRANCA

TERRA DEU, TERRA COME


ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 23 de novembro de 2010, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

Terra Deu, Terra Come chega a Goiânia no mês da Consciência Negra.

Cineclube Cascavel da ABD-GO exibe nesta terça-feira, dia 23 de novembro, às 20h, o premiado documentário Terra Deu, Terra Come, de Rodrigo Siqueira. Após a sessão haverá debate com o público presente.
As exibições do filme em todo o Brasil compõem a primeira experiência de lançamento simultâneo no Brasil em circuito comercial de salas de cinema e em circuito de exibição não-comercial, composto por cineclubes em todos os Estado do país.
Segundo dados da produtora do filme, a 7Estrelo Filmes, foram distribuídas 800 cópias e as sessões deram início em outubro. Até o momento 6.412 espectadores já assistiram o documentário Terra Deu, Terra Come em 100 cineclubes, com 130 sessões. O compromisso da produtora 7Estrelo Filmes e da distribuidora VideoFilmes é fazer com que o filme chegue a quem deve chegar, que é o público brasileiro. Seja em um cinema na região da avenida Paulista, da zona sul do Rio de Janeiro, seja em um cineclube no interior do Acre, no sertão mineiro ou no pantanal.
Em Goiás, já foram realizadas sessões na cidade de Jataí no Cineclube Nelson Pereira dos Santos, e ainda era inédito em Goiânia. O Cineclube Cascavel realizará a primeira sessão pública, e gratuita, com o filme na capital.

O Filme
Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Com uma canequinha esmaltada, ele joga as últimas gotas de cachaça sobre o cadáver já assentado na cova: “O que você queria taí! Nós não bebeu ela não, a sua taí. Vai e não volta pra me atentar por causa disso não. Faz sua viagem em paz”.
Documentário "Terra Deu, Terra Come" vencedor do prêmio de Melhor Documentário Brasileiro no Festival É tudo Verdade 2010 será exibido terça-feira, dia 23, no Cineclube Cascavel em Goiânia

Dessa maneira acaba o sepultamento de João Batista, após 17 horas de velório, choro, riso, farra, reza, silêncios, tristeza. No cortejo, muita cantoria com os versos dos vissungos, tradição herdada da áfrica. Descendente de escravos que trabalhavam na extração de diamantes, nas Minas Gerais do tempo do Brasil Império, Pedro é um dos últimos conhecedores dos vissungos, as cantigas em dialeto banguela cantadas durante os rituais fúnebres da região, que eram muito comuns nos séculos 18 e 19.
Garimpeiro de muita sorte, Pedro já encontrou diamantes de tesouros enterrados pelos antigos escravos, na região de Diamantina. Mas, o primeiro diamante que encontrou, há 70 anos, o tio com quem trabalhava o enterrou e morreu sem dizer onde. Depois disso, vive sempre em uma sinuca: para reencontrar o diamante só se invocar a alma de seu tio João dos Santos. “É um diamante e tanto, você precisa ver que botão de mágoa.” Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro: João Batista tinha pacto com o Diabo?; O Diabo existe?; estamos sozinhos, ou as almas também estão entre nós?; como Deus inventou a Morte?
A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto-mise-en-scène instigante. No filme, não se sabe o que é fato e o que é representação, o que é verdade e o que é um conto, documentário ou ficção, o que é cinema e o que é vida, o que é africano e o que é mineiro, brasileiro. 
TERRA DEU TERRA COME foi vencedor do prêmio de Melhor Documentário Brasileiro no É Tudo Verdade 2010 - 15º Festival Internacional de Documentários, realizado em São Paulo. O filme também ganhou o prêmio de Melhor Filme de Longa-Metragem na Mostra Panorâmica do 38º Festival de Cinema de Gramado – 2010, o mais importante festival de cinema do Brasil. Terra Deu, Terra Come segue carreira internacional selecionado para o Leipzig Festival for Documentary and Animated Film - DOK Leipzig, que será realizado entre 18 e 24 de outubro. O festival, que acontece na cidade alemã Leipzig, é um dos mais importantes da Europa que se dedicam ao cinema documental.
            Abaixo alguns comentários de importantes documentaristas brasileiros sobre Terra Deu, Terra Come:
"Terra Deu, Terra Come é extraordinário" Eduardo Coutinho
"Terra Deu, Terra Come é uma trapaça maravilhosa" João Moreira Salles
"Terra Deu, Terra Come elabora linguagem sofisticada, estabelecendo um novo patamar para o cinema que procura desvendar os mistérios do mundo" Eduardo Escorel

Sinopse, prêmios e comentários retirados do site do filme: http://terradeuterracome.com.br/

PROGRAMAÇÃO
DIA 23/11 – TERRA DEU, TERRA COME
Circuito Cineclubista Nacional de Estreia no mês da Consciência Negra
Terça-Feira 20h
Terra Deu, Terra Come | Rodrigo Siqueira, Doc., MG/SP, Brasil, 2010, 89 min.
Terra deu, Terra Come” narra a história de Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, que comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, morto aos 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto “mise-en-scène” instigante.
Pedro de Almeida, personagem de "Terra Deu, Terra Come". Documentário é lançado em circuito comercial e não-comercial em todo o Brasil


-------
ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 23 de novembro de 2010, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário