domingo, 11 de julho de 2010

MOSTRA A ILUSÃO PAGA PASSAGEM - PRIMEIRA SESSÃO DIA 13/07 - Luis Buñuel | 19h30 | ENTRADA FRANCA


MOSTRA
A ILUSÃO PAGA PASSAGEM

Na próxima terça-feira dia 13, a partir das 19h30, o Cineclube Cascavel da ABD-GO inicia a Mostra A Ilusão Paga Passagem, com a exibição do curta A ilusão viaja de baú e a liberdade de bike, do coletivo Movimento do Vídeo Popular – Goiânia, e do longa A Ilusão Viaja de Trem (La Ilusion Viaja en Tranvia), de Luis Buñuel. Após a exibição, será realizado debate com o público presente.
A Mostra A Ilusão Paga Passagem é uma das mostras disponibilizadas pelo Festival Latino Americano de La Clase ObreraFelco. A mostra enfoca as questões de transporte público e cidade, que no Cineclube Cascavel se realizará em cinco sessões distribuídas nos meses de julho e agosto. Os filmes têm origens distintas, produzidos por desde coletivos e movimentos sociais, até analistas sociais e antropólogos, passando por órgãos públicos e de mídia. A Mostra apresenta uma importante investigação de políticas públicas para o setor do transporte: o impacto do transporte para a vida nas cidades, as lutas sociais (as "revoltas dos centavos"), pontuada com breves aulas de desobediência civil.
O Felco surgiu em 2004 na Argentina como um festival de cinema e vídeo dedicado a difundir e discutir a produção de grupos engajados que haviam ressurgido no país a partir da movimentação política de 2001.
Hoje o festival é organizado permanentemente no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai por meio das atividades que cada grupo realiza em sua cidade. A cada ano há pelo menos uma edição internacional, quando se reúnem pessoas dos distintos países. Organizado no Brasil desde 2006, ano de realização do encontro internacional na cidade de São Paulo, o Felco vem dando vazão à produção audiovisual dos mais diversos setores oprimidos da sociedade através da distribuição de filmes e da realização de mostras.

PROGRAMAÇÃO
A ilusão viaja de baú e a liberdade de bike | Mizael, Emílio, Júnior, Drica e Lourivan, Movimento do Vídeo Popular – Goiânia, doc., Brasil, GO 2008, 11’
Depoimentos e críticas dos usuários da periferia sobre a precariedade do transporte público na cidade de Goiânia.

A Ilusão Viaja de Trem (La Ilusion Viaja en Tranvia) | Luis Buñuel,
Fic., México, 1954, 88 min
Ao saberem que o bonde 133, no qual trabalharam durante toda a vida, será retirado de serviço, dois amigos ficam bêbados e decidem seqüestrá-lo. Nesta última viagem, levam um grupo de passageiros de diferentes idades, profissões e condições sociais. É o começo de uma jornada inesquecível repleta de personagens bizarros e situações absurdas, bem ao estilo de Buñuel.
 Fotograma de A Ilusão Viaja de Trem, de Luis Buñuel. O filme compõe a Mostra A Ilusão Paga Passagem, que começara na terça-feira dia 13 no Cineclube Cascavel

Serviço
Sessão Cineclube Cascavel – Mostra A Ilusão Paga Passagem
Data: 13 de julho de 2010
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Cara Vídeo - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
Fonte: Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO)

Realização - ABD-GO
Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: cinecascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário