terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sessão desta terça-feira dia 29/09/09


CINECLUBE CASCAVEL APRESENTA ALMA CORSÁRIA

Nesta terça, dia 29 de setembro, o cineclube Cascavel apresenta Alma Corsária, de Carlos Reichenbach. Ganhador dos prêmios para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem e Melhor Roteiro no Festival de Brasília de 1993, Alma Corsária é considerado um dos grandes representantes do chamado cinema de poesia brasileiro.

O filme questiona se ainda há espaço para a arte num mundo dominado pelo consumismo e pela competitividade vil. Os personagens principais são os poetas Torres (Bertrand Duarte) e Xavier (Jandir Ferrari) inspirados respectivamente em Augusto dos Anjos e Cesário Verde. Torres e Xavier lançam um livro de poesia numa pastelaria do centro da cidade. A região conhecida como "Boca do Lixo" exerce um fascínio irresistível sobre o diretor Carlos Reichenbach, que busca aproximar-se de espaços marginalizados, pois lá residiria a alma da cidade, apesar da degradação aparente. Reichenbach cria diversos cortes temporais durante o filme, retrata a infância dos personagens no início dos anos 1960, mostra os conflitos ideológicos durante o regime militar e critica tanto a violência dos donos do poder quanto a fé cega em discursos tirados das cartilhas de Karl Marx, Stalin, Mao e outros. (Texto de divulgação para a Programadora Brasil)


PROGRAMAÇÃO (CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS)

Alma Corsária | Carlos Reichenbach, SP, 1993, 111’

Através da amizade de dois poetas, que lançam um livro a quatro mãos, o filme faz um inventário de três décadas da história brasileira.


Serviço

Sessão seguida de debate - Alma Corsária no Cineclube Cascavel

Data: 29 de setembro de 2009

Horário: 19h30

Local: CENTRO CULTURAL CARAVÍDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO

Blog: http://cineclubecascavel.blogspot.com

Ning: http://circuitocentroeste.ning.com/

CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS

ENTRADA FRANCA



Nenhum comentário:

Postar um comentário