segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sessão dia 01 de Novembro – O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro de Glauber Rocha | 20h | ENTRADA FRANCA


O Dragão da Maldade
Contra o Santo Guerreiro


ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 01 de novembro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 01 de novembro às 20h, o filme O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, de Glauber Rocha.

“Primeiro longa-metragem colorido de Glauber Rocha, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro é um dos projetos cinematográficos mais ambiciosos do diretor baiano. Lançado em 1969, no auge da ditadura militar, após a publicação do AI-5, o filme procurava traduzir para o grande público as ideias do Cinema Novo, apresentadas numa trama que incorporava elementos do western americano e da literatura de cordel. Glauber resgata um dos personagens de Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), o matador de cangaceiros Antônio das Mortes (Maurício do Valle), cuja má consciência lhe faz lamentar seu passado de sangue a serviço dos poderosos. Ao testemunhar o confronto de um coronel (Joffre Soares) com a população miserável de um pequeno vilarejo no interior do Nordeste, Antônio das Mortes poderá enfim se redimir, aliando-se a um professor (Othon Bastos), a Santa Bárbara (Rosa Maria Penna) e a Negro Antão (Mário Gusmão) — que representa São Jorge — para acabar com a injustiça no sertão. O tom alegórico e a encenação antinaturalista não atenuam a radicalidade do discurso político do filme, que fazia a defesa da reforma agrária e pregava a ação revolucionária como única possibilidade de enfrentar as desigualdades sociais do Brasil.
O esforço de Glauber foi duplamente recompensado. Além de ser o maior sucesso de público de sua carreira, O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro conquistou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes”, e o Prêmio Luiz Buñuel na Espanha. O filme é mais um clássico do Cinema Novo e mais uma obra-prima de Glauber Rocha. O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), compõe, juntamente com Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) e Terra em Transe (1967), um conjunto de filmes paradigmáticos, nos quais uma crítica social feroz se alia a uma forma de filmar que pretendia cortar radicalmente com o estilo importado dos Estados Unidos da América.
“Tamanha virulência crítica e repercussão midiática, no entanto, foram malvistas pelo governo militar, obrigando o diretor a exilar-se na Europa. Glauber só voltaria a dirigir outro longa-metragem no Brasil dez anos mais tarde, A idade da terra (1980), justamente seu filme-testamento, lançado um ano antes de sua morte, ocorrida em 22 de agosto de 1981.”
O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro também é conhecido internacionalmente como Antonio das Mortes, nome do personagem principal. “Primeiro foi em Deus e o Diabo na Terra do Sol, que Antônio das Mortes apareceu para livrar o sertão dos cangaceiros e beatos. Assim foi concebido por Glauber Rocha, que procurava mostrar com este personagem um indivíduo possuído de um misticismo próprio, uma filosofia autenticamente nordestina, inspirada no próprio folclore do sertão. Embora seu trabalho fosse pago, Antônio das Mortes sentia ao mesmo tempo que era necessário livrar o mundo daqueles males e ninguém melhor do que ele poderia encarnar o justiceiro como um ser predestinado por forças superiores a ele próprio, sublimando suas faltas com suas ações calcadas na violência.
Incompreendido, contraditório mas acima de tudo um homem só com a sua sorte, a figura de Antônio das Mortes atraiu sobre si as atenções gerais. A força desse personagem não escapou aos olhos argutos de críticos e público e dificilmente poderia ser deixado de lado, tal o potencial que apresenta como criação.
A história é simples. Um dia, numa cidadezinha chamada Jardim das Piranhas aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Seu nome é Coirana. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes vai à cidade para ver o cangaceiro. Não vem por dinheiro. Quer apenas comprovar se é verdade mesmo. É o encontro dos mitos... E tem início o duelo entre O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro.”


Release com trechos adaptados dos textos de Marcus Mello e de Míriam Alencar nos sites: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/116/ e http://www.tempoglauber.com.br/f_dragao.html

PROGRAMAÇÃO
DIA 01/11 – O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro
Terça-Feira 20h

O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreirro | Glauber Rocha, Ficção, Rio de Janeiro, 1969, 99 minutos.
Elenco: Othon Bastos, Odete Lara, Hugo Carvana e Maurício do Valle.
"O Dragão é inicialmente Antonio das Mortes, assim como São Jorge é o cangaceiro. Depois, o verdadeiro dragão é o latifundiário, enquanto o Santo Guerreiro passa a ser o professor quando pega as armas do cangaceiro e de Antonio das Mortes. Em suma, queria dizer que tais papéis sociais não são eternos e imóveis, e que tais componentes de agrupamentos sociais solidamente conservadores, ou reacionários, ou cúmplices do poder, podem mudar e contribuir para mudar. Basta que entendam onde está o verdadeiro dragão."


-------
Terça-feira, 01 de Novembro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE À PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: não informada

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sessão dia 25 de Outubro - Fora de Campo de Adirley Queirós | 20h | ENTRADA FRANCA


FORA DE CAMPO

ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 25 de outubro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 25 de outubro às 20h, o documentário Fora de Campo, de Adirley Queirós.
O mundo do futebol em Fora de Campo não passa no Globo Esporte. Exibido na mostra competitiva de longas nacionais no festival “É Tudo Verdade” de 2010, o documentário conta histórias de fracassos, desilusões e amarguras de jogadores de futebol profissionais.

Fora de Campo fala do futebol que a TV não mostra, dos jogadores que os cartolas não disputam

O documentário tem como recorte espacial o Distrito Federal do Brasil. Cidade-satélite criada para abrigar famílias que, segundo o governo militar, estavam “invadindo” o plano-piloto, Ceilândia nasceu como terra vazia. À medida em que iam surgindo casas, surgiam também, sem grama, campos de futebol. “Jogar futebol era a única coisa que tinha pra fazer”, conta o diretor do filme Adirley Queirós, que também foi ex-jogador e que, aos 28 anos, foi estudar cinema e hoje, aos 40, mal acredita que foi selecionado para o É Tudo Verdade. "Vou ser sincero: não achei que a gente tivesse chance." Efeito, talvez, do trauma futebolístico.
Fora de Campo fala do futebol que a TV não mostra, dos jogadores que os cartolas não disputam. Segundo Queirós, existem cerca de 500 times cadastrados na CBF. Desses, 40 pertencem às séries A ou B. É o mundo anônimo que o filme tateia. O próprio diretor foi jogador profissional de futebol. Ganhava entre dois e três salários mínimos. "Mas, mesmo ganhando pouco, sendo jogador de futebol, você tem uma moral. O dono do bar te paga cerveja, você faz sucesso com as mulheres. E, mais do que tudo, você adora jogar."
Queirós assinou o primeiro contrato aos 16 anos, com o Ceilândia. O sonho do time grande chegou a parecer possível quando foi jogar na equipe de juniores da Ponte Preta, de Campinas. Ele jogou até os 25 e, ainda hoje, sonha que está em campo e acorda com cãibra. Quando parou de jogar, começou a dar aulas particulares de matemática e física. Resolveu prestar vestibular. Optou por cinema porque, na área de comunicação, era a nota de corte mais baixa.

Adirley Queirós, diretor do documentário Fora de Campo, também já foi jogador profissional de Futebol

O documentário passeia por jogos de times obscuros da terceira e quarta divisões, entra em vestiários de estádios longínquos e finalmente nas casas simples de jogadores ainda atuantes e aposentados.
Fora de Campo mostra que essa realidade é a regra e não a exceção. Aponta que somente 8% dos profissionais jogam na primeira e segunda divisão do Brasileirão. Abaixo dessa elite que aparece na TV, há a espessa base da pirâmide social futebolística, marcada por baixos salários, calotes e desmotivação. E ainda expõe que, mesmo jogadores consagrados em times grandes e no futebol europeu, por vezes terminam pobres e desamparados na aposentadoria.

Maninho, personagem de Fora de Campo e um dos ex-famosos do futebol, se prepara para cobrar falta

Segundo o crítico de cinema Cléber Eduardo, Fora de Campo “não é um documentário sobre fracassos ou de luto, mas sobre trabalhadores com limites claros, esforçados para sair da imobilidade social e econômica. É um documentário ao mesmo tempo cruel, respeitoso e realista com o mundo enfocado e com seus personagens. O fato de não querer potecializar esses personagens a qualquer custo, como parece ser a tendência geral dos documentários brasileiros, o coloca em um contrafluxo já forte o suficiente para lhe garantir um valor político forte. O fato de não ver em seus personagens subjetividades apartadas do mundo, como se fossem em si, já marca uma atitude de encarar o indivíduo em relação a seu entorno e em perspectiva. Aqueles toques de lado iniciais, portanto, são esquecidos ao final. Vitória da problematização sem amaciantes, do materialismo sem poesia reacionária, da poesia em um mundo vacinado contra ela. Que a dialética seja resgatada ou será a vitória da direita estética.”

Release com trechos adaptados dos textos de Bruno Cava e de Ana Paula Sousa nos sites: http://quadradodosloucos.blogspot.com/2010/04/critica-fora-de-campo-adirley-queiros.html

PROGRAMAÇÃO
DIA 25/10 – FORA DE CAMPO
Terça-Feira 20h
Fora De Campo | Adirley Queirós, Doc., Ceilândia/DF, 2009, 52 min.
No Brasil existem cerca de 500 clubes de futebol profissional. 40 times disputam as séries A e B do campeonato brasileiro. Apenas 8% fazem parte da chamada “elite” do esporte. A esmagadora maioria dos jogadores convive, assim, com condições precárias de trabalho, sem contratos ou carteira assinada, recebendo salários atrasados, sem férias ou benefícios. Nesse mundo de clubes pequenos, longe dos patrocínios milionários e de uma infraestrutura técnica e médica, atletas como Maninho, 32 anos, que foi campeão pelo Guarani (SP), continuam a esperar uma segurança sempre distante. Um ex-jogador como Bé, ex-integrante do Vila Nova goiano, hoje trabalha como segurança. Raros, como Marquinhos Carioca, sobrevivem como técnicos, depois de pendurar as chuteiras.


-------
Terça-feira, 25 de outubro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE À PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: não informada

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sessão 18 de Outubro - Sagrada Terra Especulada | 20h | ENTRADA FRANCA

SAGRADA TERRA ESPECULADA

ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 18 de outubro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 11 de outubro às 20h, o documentário Sagrada Terra Especulada, produzido pelo Coletivo de Mídia Independente (CMI-DF).
Narrado pelo rapper GOG, o documentário é um grito contra a especulação imobiliária e pelo respeito à diversidade. O filme aborda a luta entre a permanência do Santuário Sagrado dos Pajés, uma comunidade indígena Fulni-ô, localizada no plano-piloto de Brasília, e a construção do bairro Noroeste, destinado à classe alta do Distrito Federal.
No último dia 03 de outubro, o documentário ganhou o prêmio de segundo lugar na categoria longa-metragem, no valor de R$35 mil, do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília. No mesmo dia, a Emplavi invadiu com tratores e funcionários parte da área pertencente aos povos indígenas que habitam o Santuário dos Pajés. Apesar da resistência, o Governo do Distrito Federal, a Terracap, e a mídia do local ignoram os aspectos legais que impedem a construção naquele local.

Representantes de Sagrada Terra Especulada, documentário realizado em copyleft e sem nenhum patrocínio, recebem prêmio no Festival de Brasília 2011





A exibição deste documentário, que não recebeu qualquer tipo de patrocínio e foi realizado de maneira voluntária e coletiva e liberado livremente para cópias e distribuição em formato copyleft, se dá no contexto de tentativa das construtoras em retirar os indígenas e militantes que defendem o Santuário à força nos últimos dias. Vários são os vídeos – apesar de a imprensa não veiculá-los, podem ser encontrados na internet – que mostram os ataques de seguranças, contratados e armados, aos indígenas e defensores do Santuário.
A sessão será aberta, ainda, com a exibição do curta Ãgtux, de Tania Anaya, que aborda com olhar sensível as questões de terra que envolvem a nação Maxacali, de Minas Gerais.

PROGRAMAÇÃO
DIA 18/10 – SAGRADA TERRA ESPECULADA
Terça-Feira 20h

Ãgtux | Tania Anaya, Exp., Brasil, 2005, 22 min.
A etnia Maxakali habita o Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Donos de um notável refinamento plástico e sonoro, os maxakalis vivem sob uma sombra de miséria amplamente divulgada pela mídia. O filme busca o que falta nas notícias: a riqueza dos grafismos, da língua e da vida cotidiana. Ãgtux significa “contar histórias”.

Sagrada Terra Especulada (A Luta Contra o Setor Noroeste) | Produção do CMI-DF, Doc., Brasil, 2010, 70 min.
O documentário "Sagrada Terra Especulada" narra um período de lutas contra o Setor Noroeste, bairro de alto luxo que a especulação imobiliária do Distrito Federal tenta construir a qualquer custo. Tendo como enfoque a resistência realizada na Reserva Indígena Santuário dos Pajés, o documentário traça a ação da mídia, políticos, empresários, especuladores e burocratas: todos a serviço do lucro e da segregação. Do outro lado, apresenta a ação de movimentos populares em uma incansável e também vitoriosa luta.


-------
Terça-feira, 18 de outubro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE À PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: não informada

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

domingo, 9 de outubro de 2011

Sessão dia 11 de Outubro - Cidadão Boilesen de Chaim Litewski | 20h | ENTRADA FRANCA

CIDADÃO BOILESEN

ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 11 de outubro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta na próxima terça-feira, dia 11 de outubro às 20h, o documentário Cidadão Boilesen, dirigido por Chaim Litewski.
Vencedor do mais importante festival de documentários da América Latina (É Tudo Verdade 2009) “Cidadão Boilesen” mostra como o empresariado brasileiro financiou a tortura durante o regime militar. Através da vida de Henning Boilesen, o documentário revela a ligação política e econômica entre empresários e militares na sustentação do regime civil-militar brasileiro.
Henning Albert Boilesen, dinamarquês naturalizado brasileiro, ex-presidente da Ultragaz, estava intimamente ligado a Operação Bandeirante (Oban), grupo paramilitar criado pelo II Exercito para combater os guerrilheiros que lutavam contra a ditadura militar brasileira. Foi morto pela guerrilha em São Paulo, no dia 15 de abril de 1971.
Dirigido por Chaim Litewski, chefe do departamento de cinema e vídeo da ONU, o filme traz revelações inéditas e históricas por meio de entrevistas com Fernando Henrique Cardoso, Celso Amorim, Jarbas Passarinho, Erasmo Dias, Dom Paulo Evaristo Arns, Coronel Brilhante Ulstra, Eugenio da Paz (guerrilheiro que deu o tiro de misericórdia em Boilesen), Henning Boilesen Jr. e muitas outras pessoas, entre militares, historiadores e ex-combatentes. O documentário conta também com imagens do acervo particular da família de Boilesen, documentos do SNI, da CIA e da embaixada britânica, revelando fatos guardados a sete chaves até hoje.

Boilesen, personagem central do documentário, ex-presidente da Ultragaz, estava intimamente ligado a financiamento de ações de tortura e caça a militantes contrários a Ditadura civil-militar brasielira

Clocando Boilesen em foco, Chaim expõe toda uma classe sempre acobertada pela história: a dos empresários paulistas, que financiavam as operações de tortura. Muitos anos após o clássico livro de René Armand Dreifuss, 1964: a Conquista do Estado, que demonstrou tais alianças através da historiografia, o documentário traz novamente à tona o debate sobre o papel da sociedade civil na ditadura, que nunca foi só militar.
Este debate, sem dúvida, é necessário e urgente ao reconhecimento da luta pela real abertura dos arquivos da ditadura, e pela investigação e julgamento dos inúmeros casos de violação dos direitos humanos durante os períodos ditatoriais brasileiros, em especial o civil-militar pós 1964.

Prêmios: Melhor filme no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2009; melhor documentário pelo júri popular no Cinesul 2009, e melhor direção no Recine 2009.

PROGRAMAÇÃO
DIA 11/10 – CIDADÃO BOILESEN
Terça-Feira 20h
Cidadão Boilesen | Chaim Litewski, Doc., Brasil, 2009, 92 min.
O documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar, ajudando no financiamento da repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante.

Cidadão Boilesen, premiado documentário, será exibido no Cineclube Cascavel terça-feira, dia 11, às 20h


-------
Terça-feira, 11 de outubro de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE À PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ficha de inscrição de chapa - Eleições ABD-GO - 2011

Estão abertas as inscrições de chapas para as eleições da ABD-GO 2011. A ficha de inscrição pode ser baixada clicando aqui.

A ficha de inscrição deve ser entregue em local e horário conforme consta do Regimento Eleitoral.

O formulário de pedido de impugnação de chapa pode ser baixado clicando aqui.

O pedido de impugnação de chapa deve ser feito e entregue em local e horário conforme consta do Regimento Eleitoral.

Eleições ABD-GO - 2011 - Regimento Eleitoral

A Diretoria da ABD-GO vem através desta postagem declarar aberta as eleições para a a diretoria da ABD-GO no biênio 2012-2013.

O Regimento Eleitoral com as datas e regras do processo eleitoral pode ser baixado clicando aqui.


Atenciosamente,
A Diretoria da ABD-GO

terça-feira, 4 de outubro de 2011

HOJE excepcionalmente não haverá sessão - Convite Abertura 11ª Goiânia Mostra Curtas

Nesta semana, excepcionalmente, não realizaremos sessão para que todos possam participar da abertura do 11ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS, um dos principais festivais goianos da atualidade. O evento começará às 20h desta terça-feira dia 04, e haverá a exibição dos curtas “Rota ABC” e "Máscara Negra". Confira o convite abaixo.