sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sessão 30 de agosto | Gerações do Cinema Brasileiro | 20 horas | ENTRADA FRANCA

GERAÇÕES DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
30 de agosto de 2011 – 20 horas – CARA Vídeo


A próxima sessão do Cineclube Cascavel, terça-feira, 30 de agosto, às 20 horas, na CARA Vídeo (Setor Sul, Av. 83), traz dois curtas-metragens do cinema documentário. O Chapéu do meu Avô (2004), de Júlia Zakia, e Chapeleiros (1983), de Adrian Cooper, são dois filmes que, partilhando um tema em comum, apontam a evolução deste gênero na história do audiovisual brasileiro. 
Pertencentes ao programa Encontro de Gerações, da Programadora Brasil, os filmes compõem a proposta encontro de gerações: “A exibição dos dois documentários apresenta um capítulo especial em torno da produção documental brasileira pois, por meio de diversas propostas e estilos, os filmes revelam os caminhos seguidos por diferentes gerações de documentaristas. O Chapéu do meu Avô é um filme intimista, que mostra a aproximação entre a documentarista e seu avô, dono da última fábrica de chapéus do Brasil. Já o clássico Chapeleiros, de Adrian Cooper, rodado em Campinas, na fábrica de chapéus do avô de Júlia, focaliza as relações de trabalho de maneira poética e particular para a filmografia nacional dedicada ao movimento operário.” *
Lançado em 1983, Chapeleiros conquistou no mesmo ano os prêmios de Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora no 16ª Festival de Cinema de Brasília; melhor Fotografia e Melhor Montagem no 12ª Festival de Cinema de Gramado e o Prêmio Especial do Júri Popular no Festival Internacional de Cinema de Nyon, na Suiça, em 1984. Já O Chapéu do meu Avô, lançado em 2004, conquistou o 6º Festival Internacional do Cinema Universitário, em Belgrado (Sérvia e Montenegro), o Prêmio Especial da Cinemateca Yoguslava, e o Prêmio de Expressão Poética no Festival Brasileiro de Cinema Universitário de 2005.
Com mais essa sessão, o Cineclube Cascavel continua a viabilizar o acesso do público aos filmes brasileiros. Logo depois, como de praxe, teremos debate livre sobre os filmes exibidos. O Cineclube Cascavel está situado na Rua 83, Setor Sul, no Centro Cultural CARA Vídeo, e suas sessões ocorrem todas as terças-feiras, às 20 horas.


CHAPELEIROS
Direção: Adrian Cooper. Duração: 24 min. Ano: 1983. Documentário, Rio de Janeiro.
Filmado em uma fábrica de chapéus do início do século, o filme evoca uma produção industrial opressiva onde a anormalidade se torna normalidade e os detalhes banais do cotidiano se tornam expressões de resistência humana.

O CHAPÉU DO MEU AVÔ
Direção: Julia Zakia. Duração: 28 min. Ano: 2004. Documentário, Campinas-SP.
Mostra a aproximação entre a documentarista e seu avô, dono da última fábrica de chapéus do Brasil. Entre visitas a velhos chapeleiros, mexericos nas gavetas e armários do avô, roldanas de máquinas antigas e narrações e imagens de histórias passadas, o documentário capta a passagem do tempo, os sentimentos e sutilezas das relações familiares e das relações construídas naquela antiga fábrica.


ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 30 de agosto de 2011, às 20 HORAS.
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

TWITTER: @cinecascavel
CONTATO: cinecascavel@gmail.com

* Fonte: Programadora Brasil.

 Realização - ABD-GO

Associação Brasileira de Documentaristas 

Seção Goiás

Lei Municipal de Utilidade Pública nº 6.739/89

Sediada no Centro Cultural Cara Vídeo

Rua 83, n.º 361, Setor Sul – Goiânia -GO

 Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sessão 23 de agosto | Cinema em época de revolta | 20 horas | ENTRADA FRANCA

CINEMA EM ÉPOCA DE REVOLTA
23 de agosto de 2011 – 20 horas – CARA Vídeo

Os distúrbios em ocorrência na Inglaterra, há poucas semanas, com o enfrentamento de policiais e jovens desempregados em meio a saques e tumultos, não são a primeira onda de revoltas que marcam a Europa nos últimos anos. Enquanto a manutenção da ordem, a qualquer custo, faz com que a maior parte das notícias jornalísticas sobre este caso não convidem o espectador a uma análise social mais refletida, o cinema documentário segue produzindo filmes que posicionam os discursos ideológicos em seus lugares de origem, sem recusar os interesses que estão em campo no cenário econômico e político do mundo global.
É levando em conta o papel crucial dos produtos audiovisuais, em face das grandes interrogações do presente, que o Cineclube Cascavel exibirá o documentário Inside Job – Trabalho Interno (2010), de Charles Ferguson, na sessão da próxima terça-feira, 23 de agosto, às 20 horas, no Centro Cultural CARA Vídeo (Rua 83, Setor Sul). 


O filme de Charles Ferguson é a obra mais completa produzida até aqui sobre os antecedentes e as consequências da crise econômica de 2008, deflagrada com a quebra do banco de investimentos estadunidense Lehman Brothers. A crise deu origem a um período de forte recessão na economia dos países líderes do capitalismo global, com ampliação considerável das taxas de desemprego, e ainda faz sentir o seu impacto em eventos recentes como os distúrbios na Inglaterra ou o rebaixamento da classificação dos EUA na agência de medição de risco Fitch.
Para investigar e explicar, de maneira clara e crítica, o estado atual das relações econômicas do capitalismo financeiro, Inside Job – Trabalho Interno recorre a entrevistas instigantes com os protagonistas da desregulamentação da economia norte-americana desde os anos 1980, levantando questões de interesse público, sobretudo para os cidadãos prejudicados pela especulação – os que contraíram dívidas e perderam empregos e bens – ao passo que os maiores responsáveis por estes agravos sociais continuam livres de processos criminais e degustando suas fortunas, inclusive amparados pelo poder político.




Apesar de ter sido exibido em Cannes 2010 e de ser o vencedor do Oscar de melhor documentário deste ano, Inside Job – Trabalho Interno é inédito em Goiânia, e terá a sua primeira exibição no Cineclube Cascavel, seguida de debate com o público presente à sessão.

INSIDE JOB – TRABALHO INTERNO (Charles Ferguson, 2010)
ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 23 de agosto de 2011, às 20 HORAS.
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

TWITTER: @cinecascavel
CONTATO: cinecascavel@gmail.com 


Realização - ABD-GO

Associação Brasileira de Documentaristas

Seção Goiás

Lei Municipal de Utilidade Pública nº 6.739/89

Sediada no Centro Cultural Cara Vídeo

Rua 83, n.º 361, Setor Sul – Goiânia -GO

Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC 

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sessão 16 de agosto | Cinema brasileiro: censura e classes sociais | 20 horas | ENTRADA FRANCA


CENSURA E CLASSES SOCIAIS
16 de agosto de 2011 – 20 horas – CARA Vídeo

Depois de iniciar o ano com a segunda edição da mostra Anarcocine, o Cineclube Cascavel dá continuidade em sua programação na próxima terça-feira, 16 de agosto, exibindo dois filmes brasileiros.
Trata-se do curta-metragem Eu não quero voltar sozinho (2010), de Daniel Ribeiro, e do longa-metragem No meu lugar (2009), de Eduardo Valente. Dois filmes importantes da produção mais recente do cinema brasileiro, com passagem rara ou ainda inéditos no circuito em Goiânia.

  
Eu não quero voltar sozinho coleciona vários prêmios e menções em festivais, dentro e fora do Brasil, incluindo o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, o Festival do Rio, o Festival de Paulínia e o Goiânia Mostra Curtas.
O curta-metragem narra o envolvimento de três jovens estudantes que descobrem a amizade e a paixão no convívio diário da escola. Ao abordar a descoberta da homossexualidade na adolescência, Eu não quero voltar sozinho teve reconhecido rapidamente o seu potencial pedagógico no debate sobre problemas de gênero, passando integrar a seleção oficial de filmes do programa Cine Educação, mantido pela Cinemateca Brasileira em escolas de todo o país.
No entanto, há dois meses, no Acre, o filme de Daniel Ribeiro foi censurado por líderes religiosos com influência política. A ação intempestiva e autoritária interferiu diretamente em uma escola pública na qual o Cine Educação estava ativo. O programa educativo foi suspenso e as notícias sobre este desrespeito à liberdade de expressão, de junho para cá, tornam-se cada vez mais raras.
A sessão do Cineclube Cascavel, portanto, é uma oportunidade de debater este e outros casos recentes que reposicionam a censura entre as preocupações políticas atuais do cinema brasileiro, como o também recente veto da justiça à obra Serbian Film: Terror sem Limites, do sérvio Srdjan Spasojevic, diante da suposição de que o filme fere o Estatuto da Criança e do Adolescente.


Após a abertura com o curta-metragem de Daniel Ribeiro, o Cascavel exibirá o longa No meu Lugar. Realizado por Eduardo Valente (que também é crítico de cinema), o filme aborda a violência no Rio de Janeiro relacionando três núcleos de personagens em um tempo narrativo não-linear. No meu Lugar propõe uma linguagem menos usual no tratamento deste tema constante do cinema brasileiro e problematiza a atualidade das classes sociais no Brasil.
Os dois filmes serão debatidos pelo público logo depois da exibição, que começará às 20 horas no Centro Cultural CARA Vídeo (Rua 83, Setor Sul). A entrada é FRANCA.

______ 

CINEMA BRASILEIRO NO CINECLUBE CASCAVEL: EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO (Daniel Ribeiro, 2010) e NO MEU LUGAR (Eduardo Valente, 2009)
ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 16 de agosto de 2011, às 20 HORAS.
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

TWITTER: @cinecascavel
CONTATO: cinecascavel@gmail.com / 62 8453-2568 (Luiz Felipe Mundim)





Realização - ABD-GO

Associação Brasileira de Documentaristas

Seção Goiás

 Lei Municipal de Utilidade Pública nº 6.739/89

Sediada no Centro Cultural Cara Vídeo

Rua 83, n.º 361, Setor Sul – Goiânia -GO

Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

II ANARCOCINE - Traga seu filme de até 15 minutos! Exibições e retorno da banda Actemia | 09 de agosto de 2011 | a partir das 19h | ENTRADA FRANCA


ANARCOCINE II
09 de agosto de 2011 – 19 horas – CARA Vídeo

Terminado o recesso de julho, o Cineclube Cascavel retoma as atividades na terça-feira, dia 09 de agosto, com uma sessão especial: a segunda edição do ANARCOCINE. Em vez de os filmes da noite serem escolhidos previamente pela curadoria do Cineclube Cascavel, os próprios realizadores estão convidados a levarem seus filmes, que serão exibidos por ordem de chegada, a partir das 19 horas (horário de início das inscrições). O único critério para a inscrição é a duração de cada obra, que não pode ultrapassar 15 minutos.

Se você rodou um filme e tem vontade de mostrá-lo no Cineclube Cascavel, não perca essa oportunidade! Além da exibição na tela grande, as sessões do Cineclube são sempre um momento único em que realizadores e público podem dialogar, partilhando impressões, ideias e motivações.

O II ANARCOCINE contará também com BAR e SHOW exclusivo com a banda ACTEMIA, que subirá de novo ao palco especialmente para essa sessão do Cineclube Cascavel. Para quem conheceu o trabalho dessa importante banda goiana, a noite fica ainda mais imperdível! A entrada é FRANCA.




______

SHOW COM ACTEMIA



Fabrício (bateria), Bom (baixo), Manoel (guitarra), Geórgia (violino e  voz), Reginaldo (violão e voz), Éveri (violão e voz) se juntaram em outubro de 2002 para defender a canção Obrigado por nada, no festival SESI de MPB, e acabaram levando o primeiro prêmio. Depois disso, decidiram continuar com a banda, e produziram uma série de canções  autorais que foram gravadas no disco Com Licença Dona Cidade (2005).Vale dizer que algumas músicas desse disco foram incluidas em produções audivisuais goianas, com destaque para o curta Edadebril (dir. Aishá Terumi e Rafael Abdala) que utilizou com trilha a faixa 7 desse disco, chamada Liberdade. Depois do lançamento desse disco a banda passou por uma série de transformações e peripécias (coisa que nunca faltou nos caminhos pisados pelos actêmicos) pelo Brasil afora. Geórgia saiu da banda no final de 2005, deixando-a sem alma feminina. Ainda assim ,os meninos continuaram a tocar e compor, participando entre 2006 e 2008 de shows em cidade como Palmas, Cuiabá, Taquaruçu, assim como de festivais em Goiânia, como o Micelânea. Apesar de ter composto um repertório bem consistente para a gravação de um segundo disco, a banda encerrou suas atividades.

No mês último mês de julho, os ex-integrantes da Actemia foram convocados, um a um, pelos organizadores do Cineclube Cascavel., como o objetivo de uma apresentação na próxima edição do Anarcocine, a mostra de filmes sem curadoria que o coletivo realiza periodicamente. Todos aceitaram o desafio prontamente, tanto pelo desejo de voltarem a tocar as músicas da Actemia, quanto pelo entusiasmo em relação ao projeto Anarcocine.



ANARCOCINE II - ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 09 de agosto de 2011. Inscrições de filmes a partir das 19 horas.
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
FILMES :: BAR :: Show com a banda ACTEMIA após as exibições

TWITTER: @cinecascavel

Realização - ABD-GO

Associação Brasileira de Documentaristas -Seção Goiás

Lei Municipal de Utilidade Pública nº 6.739/89

Sediada no Centro Cultural Cara Vídeo

 Rua 83, n.º 361, Setor Sul – Goiânia -GO

Parceria - CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Sebrae-GO, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC