segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sessão 28 de junho | Curtas goianos da IX Mostra ABD Cine Goiás | 20h | ENTRADA FRANCA

CURTAS GOIANOS DA
IX MOSTRA ABD CINE GOIÁS

Nesta terça-feira, 28 de junho, a partir das 20 horas o Cineclube Cascavel exibe oito dos 25 filmes selecionados para a IX Mostra ABD Cine Goiás, que aconteceu de 15 a 18 de junho paralela ao Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), na Cidade de Goiás.

Esta é uma boa oportunidade para quem perdeu o FICA e gostaria de assistir alguns dos curtas goianos da Mostra. A programação conta com filmes de todos os gêneros, independente de terem recebido premiação. ‘Verde Maduro’, ‘O Ogro’ e ‘Trombas e Formoso: Memórias de uma luta’ são as obras da sessão que conquistaram prêmios.


PROGRAMAÇÃO
DIA 28/06 - FILMES DA IX MOSTRA ABD CINE GOIÁS
Terça-feira, 20h



Verde Maduro |Simone Caetano. 2010. Fic. 16’
Minduim descobre o amor. Inês experimenta o amor. Inácio escreve o amor. Verde Maduro é uma ficção poética.



O Ogro |Marcio Jr. E Marcia Deret. 2011. Ani. 8’
Uma floresta sombria, um castelo em ruínas, dois cavaleiros medievais e uma diabólica criatura de tempos imemoriais. Baseado na HQ de Antônio Rodrigues e Julio Shimamoto, legenda dos quadrinhos brasileiros.

Nós João |Renato Cirino. 2010. Fic. 9’
É sábado. O amanhecer anuncia o início da rotina de milhões de brasileiros. Entre eles, um cidadão que tem um nome comum, João. Ele também poderia se chamar José, Maria, Pedro ou Paulo, mas não, ele tem algo de diferente, João nasceu com um escafandro no lugar da sua cabeça.

Trombas e Formoso: Memórias de uma Luta | Coletivo Magnífica Mundi. 2010. Doc. 19’
Camponeses contam a história da revolta de Trombas e Formoso, conflito que aconteceu entre 1954 e 1957, colocando posseiros de um lado e grileiros e polícia do outro, na luta por uma extensa faixa de terras devolutas na região norte de Goiás.  



Azul Cor de Terra
|Rafael de Almeida. 2011. Exp. 6’
Imagem. Imagem de arquivo. Imagem-grão. Imagem-pixel. No entre-imagens, o em si da imagem. Imagem-precária. Imagem-imagem. Imagem-azul. Azul cor-de-céu. Azul cor-de-mar. Azul cor-de-terra. E, assim, as águas antes cristalinas, tornaram-se turvas.



Julie, Agosto, Stetembro
|Jarleo Barbosa. 2011. Fic. 8’
Julie é uma suiça que acabou de se mudar pra Goiânia. Pouco a pouco ela vai entendendo a cidade até, por fim, se transformar em uma parte dela.





Verdade Absoluta
|Guilherme Mendonça e Jordana Prado. 2010. Ani. 2’
Dois indivíduos, com pontos de vista diferentes, enfrentam os perigos de opiniões impostas.





O Desespero Fotográfico de Meu Pai
|Carlos Cipriano. 2005. Exp. 4’
Goiânia, anos 80. O homem com a câmera super 8 faz seu documentário de família. 







Após a sessão, debate com os realizadores.

Terça-feira, 28 de junho de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE A PAMONHA PURA)
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sessão dia 21 de Junho | DIABO NO CORPO de Marco Bellocchio | 20h | Centro Cultural Cara Vídeo | ENTRADA FRANCA

DIABO NO CORPO
de Marco Bellocchio



ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 21 de junho de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

Devido ao cancelamento da sessão dia 14 de junho por motivo de luto, o Cineclube Cascavel apresentará, na próxima terça-feira dia 21 de junho às 20h, o longa-metragem ficção Diabo No Corpo, de Marco Bellocchio.
O cineasta italiano Marco Bellocchio é reconhecido por sua permanente consciência crítica na Itália, mas, sempre ao seu modo, reflexivo e psicológico. Bellocchio pode ser lembrado pelo público goiano por seu filme mais recente, Vincere – Vencer, de 2009 e que em 2010 esteve em cartaz no circuito comercial da capital por curto período. Muito elogiado pela crítica, Vincere conta o drama de Ida Dalser, a mãe do primeiro filho do ditador italiano Benito Mussolini.
 De família de classe média alta, numerosa, os seus filmes lançaram duros ataques a instituições, como Igreja, manicômio, casamento, ambientes militares. Assina o seu primeiro filme, com vinte e seis anos de idade - I pugni in Tasca (1965), o qual foi logo notado pela crítica pelo seu caráter irreverente e anticonformista.

Marco Bellocchio, diretor de Vincere. Terça dia 14 o Cineclube Cascavel exibirá outro filme do cineasta, o drama carregado de erotismo Diabo no Corpo

Após dirigir mais dois filmes, em 1969 foi convidado para dirigir um episódio de um filme coletivo Amore e Rabbia, ao lado de nomes como Pasolini, Bertolucci, Lizzani e Godard. Evocou os traumas da sua infância no filme seguinte Nel nome del Padre (1972), uma crítica violenta ao ensino religioso.
No ano de 1978 conhece o psiquiatra Massimo Fagioli, com quem inicia uma longa e complexa colaboração: Fagioli participaria ativamente na realização de quatro dos seus filmesO clássico Diabo no Corpo foi um deles. Neste filme Bellocchio somou ao tema político uma dose (grande) de erotismo.

Maruschka Detmers, atriz holandesa em Diabo no Corpo. Sua personagem, Giulia, protagoniza uma das cenas mais polêmicas da história do cinema nesse filme

Diabo no Corpo conta a história de Giulia (Maruschka Detmers), jovem à beira da perturbação mental quando o pai, uma autoridade, é morto por militante de movimento radical. O drama da mulher é intensificado porque o namorado, Pulcini (Riccardo de Torrebruna), é justamente um militante à espera do julgamento. É nesse momento que ela conhece Andrea (Federico Pitzalis), jovem estudante por quem se apaixona. Carregado de erotismo e tensão psicológica, o filme causou polêmica na época de seu lançamento pela famosa cena de sexo com os protagonistas.
O cineasta foi homenageado no Festival de Cinema de Veneza deste ano. Recebeu o Leão de Ouro de carreira por ser “um dos maiores nomes do cinema moderno”.

PROGRAMAÇÃO
DIA 21/06 – DIABO NO CORPO
Terça-Feira 20h
Diabo no Corpo | Marco Bellocchio, Fic., Ita/Fra, 1986, 114 min.
Giulia (Maruschka Detmers), filha de uma autoridade assassinada por um movimento radical, vive à beira da perturbação psíquica total. Namorada de Pulcini (Riccardo de Torrebruna), militante que aguarda julgamento, ela inicia um louco relacionamento sentimental com Andrea (Federico Pitzalis), jovem estudante apaixonado por ela. Apesar da instabilidade de Giulia, o amor dos dois é profundo e forte, rompendo todas as barreiras. 

-------
Terça-feira, 21 de junho de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE A PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

sábado, 18 de junho de 2011

Premiação da IX Mostra ABD Cine Goiás

ABD-GO entrega prêmios neste sábado na Cidade de Goiás

12 Troféus e 4 Menções Honrosas são concedidas no 9º ano da Mostra ABD Cine Goiás


Cidade de Goiás, 18 de junho


A Mostra ABD Cine Goiás amadurece a cada ano e é considerada pelos realizadores goianos a melhor mostra de Goiás. Isso se justifica por ser a única a oferecer prêmios técnicos e em dinheiro. Além disso, aceita inscrições de filmes de qualquer gênero, metragem e ano.

Após três dias de exibições, tendo iniciado na quarta-feira, 14, neste sábado os cineastas goianos conheceram o resultado tão aguardado. A presidente do Júri Sáskia Sá, vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, explica que tiveram dificuldades na escolha, justamente pela Mostra ter um bom nível, mas ressalta que chegaram a um bom resultado. “Por causa disso, resolvemos conceder cinco menções, principalmente pelas temas abordados nos documentários. No caso do Ator Mirim seria uma forma de estímulo, que compreendemos ser necessário valorizar”, afimou Sáskia.

Durante a cerimônia de premiação, o presidente da ABD-GO, Leandro Cunha, anunciou uma parceria com a Agepel para o lançamento de 2 mil cópias de DVDs com os filmes premiados deste ano para que sejam levados a todos os estados, através dos Pontos de Exibições das ABDs, cineclubes, instituições de ensino, entre outros.

Outra novidade foi o prêmio oferecido também aos filmes que ganharam “Melhor Documentário” e “Melhor Direção”, que participarão do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual (FAIA) em janeiro de 2012, quando concorrerão com filmes premiados em mais 25 festivais pelo país. Essa premiação acontecerá não só neste ano, mas também nos próximos, ficando o júri responsável por definir quais serão as duas categorias premiadas. Segundo o membro do júri João Baptista Pimentel Neto, também diretor do FAIA, “esse prêmio é importante por garantir a exibição de obras goianas em um espaço internacional”.

Entre os filmes premiados, está a animação “O Ogro” de Marcio Jr. e Marcia Deretti, realizado a partir do Edital da Agepel de 2009. Marcia comenta a estréia do filme: “foi uma honra receber quatro prêmios da Mostra da ABD. Em especial o de melhor direção, já que é algo raro uma animação receber esse prêmio em uma mostra que abrange todos os gêneros”.

“O Ogro” é o primeiro curta-metragem de um projeto que prevê a adaptação de outras histórias de quadrinistras do gênero de terror brasileiro. Os diretores iniciaram com uma adaptação da obra de Julio Shimamoto, que é o único de uma geração que ainda está vivo. “Oferecer essa homenagem com ele em vida era um prioridade pra gente”, destaca Márcia.

“Verde Maduro” com direção de Simone Caetano recebeu três prêmios e uma menção honrosa, destes, três foram para o elenco, que foi preparado durante um mês por Tetê Caetano. Além de destacar o bom trabalho da preparadora de elenco, Simone fala da importância dessa exibição na Mostra: “estou muito feliz por poder exibir o filme na Mostra da ABD e mais ainda por ser na Cidade de Goiás, onde rodei o curta e fui muito bem recebida pela população”.

O diretor do curta “Talvez Seja o Vazio” de Rafael de Almeida comenta o prêmio de melhor roteiro: Foi uma surpresa muito grata. O texto da narração é da amiga Isadora Fernandes, que dá o tom do filme e o mérito é dela também”.

Entre as menções honrosas, destaque para os documentários que registram as lutas sociais, como o curta “Trombas e Formoso: Memórias de Uma Luta”, dirigido pelo Coletivo Magnífica Mundi. Gabriela Marques, membro do coletivo diz terem alcançado o objetivo ao “divulgar essa história de uma luta camponesa vitoriosa, mas que sofreu com a ditadura. Um movimento com destaque nacional que aconteceu em Goiás, mas que poucos têm conhecimento”.

A Mostra ABD Cine Goiás é uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás e conta com o apoio de: Governo de Goiás, Agepel, Sebrae-GO, Universidade Estadual de Goiás (UEG), CARA Vídeo, Grua e Cia, ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e Congresso Brasileiro de Cinema (CBC).

Premiados da IX Mostra ABD Cine Goiás

PREMIAÇÃO:

Menção Honrosa:

 Ao filme Airábeji de Xangô, direção de Frederico Mael – Pela desmistificação e desconstrução do preconceito sobre as religiões de matriz afro-brasileira;

 Ao ator: Mateus Aluísio, do filme Verde Maduro, direção de Simone Caetano – Pelo desempenho como ator mirim e como estímulo;

 Ao filme Ozorinho, O Poeta da Imagem, direção de Cássia Queiroz – Pela importância do personagem, de sua pesquisa e pela sensibilidade da diretora no tratamento do filme e valorização do “saber popular”;

Aos filmes: Trombas e Formoso: Memórias de Uma Luta, direção de Coletivo Magnífica Mundi e Renova a Esperança, direção de Tatiana Scartezini, Kamyla Maia e Boris Carlos GarcíaPela importância do registro e pelo resgate das lutas sociais.


Troféu “Janelas de Goiás” + R$ 1.500 por categoria:


1-  Melhor Roteiro: Rafael de Almeida pelo filme Talvez Seja o Vazio

2 - Melhor Trilha Sonora Original: Dênio de Paula pelo filme O Ogro  

3 - Melhor Som: Dênio de Paula pelo filme O Ogro  

4 - Melhor Montagem/Edição: Aline Nóbrega e Murilo Bueno pelo filme Enquanto , direção de Larissa Fernadez

5 - Melhor Direção de Fotografia: Naji Sidki pelo filme Marcas D’água  

6 - Melhor Atriz:  Cida Mendes pelo filme Verde Maduro, direção de Simone Caetano

7 - Melhor Ator: Hélio Froés pelo filme Verde Maduro, direção de Simone Caetano

8 - Premio José Petrillo de Melhor Filme Experimental: Sendai , direção de Cláudia Nunes e Érico Rassi

9 - Prêmio Fifi Cunha de Melhor Animação: O Ogro, direção de Marcio Jr. e Marcia Deretti

10 - Prêmio Eduardo Benfica de Melhor Documentário: Diga 33, direção de Ângelo Lima

11 - Prêmio Beto Leão de Melhor Ficção: Verde Maduro , direção de Simone Caetano

12 - Melhor Direção: Marcio Jr. e Marcia Deretti pelo filme O Ogro

terça-feira, 14 de junho de 2011

IX MOSTRA ABD CINE GOIÁS - de 15 a 18 de Junho

IX MOSTRA ABD CINE GOIÁS

A Mostra chega em sua 9ª edição, acontecendo paralela ao Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), de 15 a 18 de junho no Cinemão (Colégio Alcide Jubé) na cidade de Goiás. A Mostra é voltada para cineastas goianos, aceitando filmes de qualquer metragem, gênero e ano.
Neste ano foram inscritos 50 filmes, destes, 25 foram selecionados, sendo 11 ficções, sete documentários, quatro experimentais e três animações. A seleção foi realizada por membros da ABD da Paraíba, partindo de três quesitos: relevância temática, qualidade técnica e proposta estética e narrativa.
A Comissão foi composta por: Gian Filipe Rodrigues Orsini (cineasta e cineclubista), Bertrand de Souza Lira (fotógrafo e professor da UFPB) e Francisco Sales de Lima  (cineasta) – todos membros da ABD-PB.
A premiação total da Mostra é de R$ 18 mil, divididos em 12 prêmios técnicos de R$ 1.500 nas categorias de melhor: ficção, documentário, animação, experimental, direção, ator, atriz, fotografia, montagem/edição, som, roteiro e trilha sonora original. Os vencedores ainda levam o troféu “Janelas de Goiás”, concebido pelo cineasta e artista plástico Amarildo Pessoa.


sábado, 11 de junho de 2011

Sessão dia 14 de Junho | DIABO NO CORPO de Marco Bellocchio | 20h | Centro Cultural Cara Vídeo | ENTRADA FRANCA


DIABO NO CORPO
de Marco Bellocchio



ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 14 de junho de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul

O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira dia 14 de junho às 20h, o longa-metragem ficção Diabo No Corpo, de Marco Bellocchio.
O cineasta italiano Marco Bellocchio é reconhecido por sua permanente consciência crítica na Itália, mas, sempre ao seu modo, reflexivo e psicológico. Bellocchio pode ser lembrado pelo público goiano por seu filme mais recente, Vincere – Vencer, de 2009 e que em 2010 esteve em cartaz no circuito comercial da capital por curto período. Muito elogiado pela crítica, Vincere conta o drama de Ida Dalser, a mãe do primeiro filho do ditador italiano Benito Mussolini.
 De família de classe média alta, numerosa, os seus filmes lançaram duros ataques a instituições, como Igreja, manicômio, casamento, ambientes militares. Assina o seu primeiro filme, com vinte e seis anos de idade - I pugni in Tasca (1965), o qual foi logo notado pela crítica pelo seu caráter irreverente e anticonformista.

Marco Bellocchio, diretor de Vincere. Terça dia 14 o Cineclube Cascavel exibirá outro filme do cineasta, o drama carregado de erotismo Diabo no Corpo

Após dirigir mais dois filmes, em 1969 foi convidado para dirigir um episódio de um filme coletivo Amore e Rabbia, ao lado de nomes como Pasolini, Bertolucci, Lizzani e Godard. Evocou os traumas da sua infância no filme seguinte Nel nome del Padre (1972), uma crítica violenta ao ensino religioso.
No ano de 1978 conhece o psiquiatra Massimo Fagioli, com quem inicia uma longa e complexa colaboração: Fagioli participaria ativamente na realização de quatro dos seus filmes. O clássico Diabo no Corpo foi um deles. Neste filme Bellocchio somou ao tema político uma dose (grande) de erotismo.

Maruschka Detmers, atriz holandesa em Diabo no Corpo. Sua personagem, Giulia, protagoniza uma das cenas mais polêmicas da história do cinema nesse filme

Diabo no Corpo conta a história de Giulia (Maruschka Detmers), jovem à beira da perturbação mental quando o pai, uma autoridade, é morto por militante de movimento radical. O drama da mulher é intensificado porque o namorado, Pulcini (Riccardo de Torrebruna), é justamente um militante à espera do julgamento. É nesse momento que ela conhece Andrea (Federico Pitzalis), jovem estudante por quem se apaixona. Carregado de erotismo e tensão psicológica, o filme causou polêmica na época de seu lançamento pela famosa cena de sexo com os protagonistas.
O cineasta foi homenageado no Festival de Cinema de Veneza deste ano. Recebeu o Leão de Ouro de carreira por ser “um dos maiores nomes do cinema moderno”.

PROGRAMAÇÃO
DIA 14/06 – DIABO NO CORPO
Terça-Feira 20h
Diabo no Corpo | Marco Bellocchio, Fic., Ita/Fra, 1986, 114 min.
Giulia (Maruschka Detmers), filha de uma autoridade assassinada por um movimento radical, vive à beira da perturbação psíquica total. Namorada de Pulcini (Riccardo de Torrebruna), militante que aguarda julgamento, ela inicia um louco relacionamento sentimental com Andrea (Federico Pitzalis), jovem estudante apaixonado por ela. Apesar da instabilidade de Giulia, o amor dos dois é profundo e forte, rompendo todas as barreiras. 

-------
Terça-feira, 14 de junho de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul (EM FRENTE A PAMONHA PURA)
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CONVITE - Oficina de Formação Cineclubista no XIII FICA - 15 a 17 de Junho de 2011

CONVITE
OFICINA DE FORMAÇÃO CINECLUBISTA NO XIII FICA
15 a 17 de Junho de 2011

Olá pessoal,
De quarta-feira dia 15, ao dia 17 sexta-feira, será ministrada pelos cineclubistas Luiz Felipe Mundim e Carolina Paraguassú uma oficina de formação cineclubista no Empório Sebrae durante o XIII Fica, na cidade de Goiás.
A oficina pretende apresentar brevemente as diversas implicações culturais e sociais do modelo de distribuição e consumo dos bens audiovisuais na atualidade, estimular a criação e manutenção de novos cineclubes, e fortalecer os existentes.
A oficina será ministrada de 15h às 18h no Empório SEBRAE/FICA – C.E. Prof. Alcide JubéO público esperado poderá ser composto de representantes de Cineclubes, Pontos de Cultura, Comunidades, Associações, Instituições de Ensino (estudantes e professores), e demais interessados.
Para se inscrever basta preencher a ficha de inscrição clicando aqui e enviar para o e-mail cinecascavel@gmail.com. A inscrição é gratuita.
Contamos com a colaboração na divulgação. E contamos com a participação de todos os interessados!

OFICINA DE CINECLUBISMO NO XIII FICA
Local: Empório SEBRAE/FICA. C.E. Prof. Alcide JubéCidade de Goiás/GO
Data: 15 a 17 de Junho de 2011
Horário: 15h às 18h
Insrcições Gratuitas: Ficha de Inscrição

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sessão dia 7 de Junho, Tio Boonmee de Apichatpong Weerasethakul | 20h | Centro Cultural Cara Vídeo | ENTRADA FRANCA

Tio Boonmee que Consegue Lembrar das Suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerasethakul

Depois de ter exibido com exclusividade em Goiânia o impactante filme “Síndromes e um Século”, de Apichatpong Weerasethakul, o Cineclube Cascavel exibirá, nessa terça-feira, 07 de junho, a obra mais recente deste importante diretor tailandês: “Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas”, vencedor de Cannes em 2010.


O filme venceu a Palma de Ouro e confirmou Apichatpong como um dos cineastas mais inventivos do cinema contemporâneo.


Sinopse:
Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee (Thanapat Saisaymar) resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee, que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.


Tio Boonmee que Consegue Lembrar das Suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerasethakul
Diretor: Apichatpong Weerasethakul
País: Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Tailândia
Duração: 113 minutos



Críticas recomendadas:

Trailer:
____________________
ENTRADA FRANCA
Classificação indicativa: livre
Terça-Feira, 7 de Junho de 2011, às 20h
Após a sessão, debate com os presentes
Centro Cultural CARAVÍDEO
Endereço: rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

CINECLUBE CASCAVEL
Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio – ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC

BLOG: http://cineclubecascavel.blogspot.com
SIGA NO TWITTER: @cinecascavel