segunda-feira, 28 de março de 2011

Sessão próxima terça, dia 29 de março - CÓPIA FIEL (COPIE CONFORME), de Abbas Kiarostami | 20h | ENTRADA FRANCA

CÓPIA FIEL




ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 29 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira, dia 29 de março às 20h, o longa-metragem Cópia Fiel (Copie Conforme), do cineasta iraniano Abbas Kiarostami. O filme é inédito em Goiânia será exibido uma única vez.
Kiarostami é um dos mais importantes cineastas contemporâneos, e este é seu primeiro filme filmado fora do Irã, seu país de origem. A passagem do filme por Cannes em 2010 chamou a atenção do mundo, num momento em que o governo do país de Kiarostami mantinha como preso político outro importante cineasta, Jafar Panahi, que deveria compor o Júri oficial do festival.

 Abbas Kiarostami e Juliette Binoche durante o Festival de Cannes de 2010. Dupla chamou à atenção da imprensa no Festival pelas declarações contra a prisão de Jafar Panahi, cineasta iraniano.

Em Cannes Cópia Fiel dividiu os críticos. Muitos o receberam como obra-prima, outros o viram como exercício estéril e pedante. Foi premiado, no mesmo festival, com o Prêmio de melhor atriz para a Juliette Binoche.
O filme narra o romance que quase surge entre Elle (Juliette Binoche), uma francesa dona de galeria de arte, e o escritor inglês James Miller (William Shimell) durante uma viagem dele pela Itália, na Toscana. Durante essa viagem, as formulações estéticas de Miller sobre a reprodutibilidade técnica das obras de arte se confundem com as inquietações de Elle sobre o querer.

 Plano de Cópia Fiel, com William Shimell e Juliette Binoche. A atriz ganhou o Prêmio de Melhor Atriz em Cannes 2010.

Em resenha crítica a Cópia Fiel, Marcelo Hessel diz que o filme remete ao clássico Viagem à Itália, de 1953, de Roberto Rosselini, na medida em que apresenta o que normalmente seria uma questão burguesa, ao abordar os problemas de relacionamento de um casal, amplificada pela concha acústica que é a história da arte europeia. Assim, uma obra depende de seu contexto: entre os muros da Itália, as pequenezas da vida a dois se tornam material de um drama maior.
O crítico ainda chama à atenção para uma característica marcante de Kiarostami, e que está preservada em Cópia Fiel, as mulheres e o tempo. Sobre essa característica ainda diz: “Em filmes como Gosto de Cereja(1997), a obra que transformou Kiarostami em grife e o cinema iraniano em moda, percebe-se mesmo no mais seco monte de terra o acúmulo do tempo. O tempo, inscrito na paisagem, é que molda os homens. Mas com as mulheres é diferente. Elas vivem no Irã em uma espécie de estado de suspensão, numa semiclandestinidade, e sobre elas o tempo não parece agir. É uma condição trágica, no fundo, e Kiarostami tem passado anos fazendo filmes com close-ups de mulheres para tentar socorrê-las.”

 Foto dos bastidores da filmagem de Cópia Fiel. O filme será exibido nesta terça às 20h no Cineclube Cascavel.


PROGRAMAÇÃO
DIA 29/03 – CÓPIA FIEL (COPIE CONFORME)
Terça-Feira 20h
Cópia Fiel (Copie Conforme) | Abbas Kiarostami, Fic., França/Irã/Itália, 2010, 106 min.
James Miller (William Shimell) é um filósofo inglês que vai a uma pequena cidade da Toscana apresentar seu livro sobre o valor da cópia na arte. Chegando lá, encontra Elle (Juliete Binoche), uma francesa que é dona de uma galeria de arte há muitos anos, que vive com seu filho pré-adolescente (Adrian moore). Eles passam a tarde juntos. Ao mesmo tempo em que vão se conhecendo, começam a desenvolver um complexo jogo de interpretação de personagens.

 Trailer:

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 29 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
FORMATO: Legendado

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

sábado, 19 de março de 2011

Sessão próxima terça, dia 22 de março de 2011 - OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE - 20h | ENTRADA FRANCA


OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE
CIRCUITO CINECLUBISTA – DIA DO CINEMA GAÚCHO



ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 22 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia

O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira, dia 22 de março às 20h, o longa-metragem brasileiro Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho. A sessão faz parte do circuito cineclubista organizado pelos cineclubes do Rio Grande do Sul, e estendido a vários cineclubes de outros estados, em comemoração ao Dia do Cinema Gaúcho (27 de março).
A ficção Os Famosos e os Duendes da Morte, lançado em 2010, teve grande aclamação de público e de crítica, e foi exibido uma única vez em Goiânia durante o Festcine Goiânia de 2010. No Festcine o filme levou três prêmios: Melhor Fotografia de longa ficção; Melhor atriz coadjuvante para Áurea Batista e Melhor Ator para Henrique Larré.

Henrique Larré, em primeiro plano. O ator, que protagoniza Os Famosos e os Duendes da Morte, ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festcine Goiânia em 2010

Primeiro longa-metragem de Esmir Filho, Os Famosos e os Duendes da Morte, é baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele e conta a história de uma cidade em que cada um sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na web. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até que o surgimento de uma figura misteriosa desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível.
O livro, escrito pelo lajeadense Caneppele aos 27 anos que também atua no filme, representa bem o talento do Rio Grande do Sul em contar belas e profundas histórias. A boa adaptação faz jus a este talento, também a cargo do jovem estreante Esmir Filho, que até então era conhecido como o “Garoto que fez o Tapa na Pantera”, sucesso no youtube.
Ismael Caneppele (Julian) e Tuane Eggers (Garota), em cena de Os Famosos e os Duendes da Morte que será exibido dia 22 de março no Cineclube Cascavel

O filme também foi selecionado para o 60º Festival de Berlim (2010, Mostra Generation), e já foi premiado em diversos festivais ao redor do mundo, entre eles: Festival do Rio 2009 (Melhor Filme); Festival Internacional de Valdívia, Chile (Melhor Diretor Internacional); XIII Festival Internacional de Cinema de Punta del Leste, Uruguai (Melhor Filme); XXV Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, México (Melhor Longa-Metragem de Ficção Ibero-Americano, Melhor Fotografia e Escolha da Crítica); participação no Festival de Locarno, Suiça; Festival de Havana, Cuba (Contribuição Artística).
Esta é sem dúvida uma sessão imperdível, pela beleza do filme, pelo fato de ser única exibição, e pelo debate proporcionado ao final da exibição.

PROGRAMAÇÃO
DIA 22/03 – OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE – Circuito Cineclubista – Dia do Cinema Gaúcho
Terça-Feira 20h
Os Famosos e os Duendes da Morte | Esmir Filho, Fic., RS, 2010, 95 min.
Um garoto de 16 anos, fã de Bob Dylan, tem acesso ao restante do mundo apenas por meio da internet, enquanto vê os dias passarem em uma pequena cidade rural de colonização alemã, no sul do Brasil. Até que uma figura misteriosa o faz mergulhar em lembranças e num mundo além da realidade.

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 22 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos


Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel

segunda-feira, 14 de março de 2011

Sessão próxima terça, dia 15 de março de 2011 - CIDADE OCULTA | 20h | ENTRADA FRANCA

CIDADE OCULTA



ENTRADA FRANCA
Terça-Feira, 15 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia


O Cineclube Cascavel apresenta, na próxima terça-feira, dia 15 de março às 20h, o longa-metragem brasileiro Cidade Oculta, de Chico Botelho. Para abrir a sessão será exibido, também, o curta-metragem maranhense Reverso, de Francisco Colombo.
A ficção Cidade Oculta, de 1986, é o segundo longa-metragem de Chico Botelho, Cidade Oculta é uma aventura urbana que conta a história de Anjo (interpretado por Arrigo Barnabé), um marginal que vive com Shirley Sombra (Carla Camurati), estrela de boates decadentes, e com o velho companheiro Japa (Celso Saiki). O filme se apresenta como uma síntese de variados gêneros cinematográficos, usando a arquitetura futurista de São Paulo como cenário natural da trama. Faz referência a vários elementos da cultura pop.
O filme dialoga com a linguagem dos quadrinhos, tendo se inspirado principalmente em Spirit, de Will Eisner, e também com a estética de gêneros cinematográficos como o noir e os musicais brega-chiques da Hollywood da virada dos 70 aos 80. O elenco conta com Carla Camuratti e possui participação especial de Jô Soares, Cláudio Mamberti e do músico Arrigo Barnabé, que também assina a trilha sonora.

Carla Camurati interpreta Shirley Sombra em Cidade Oculta, de Chico Botelho

Cidade Oculta venceu o Rio Cine Festival de 1986, tendo recebido também os prêmios de melhor direção, ator coadjuvante, música original e fotografia. Considerado um exemplo emblemático da estética formalista, sobretudo exercida pelo cinema paulista da segunda metade da década de 1980, Cidade Oculta é fortemente caracterizado por um artificialismo formal do registro de uma visão de São Paulo mergulhada em corrupção moral.
O curta-metragem que abre a sessão, Reverso, também trata da violência e corrupção moral na cidade, a que qualquer pessoa pode estar sujeita. O curta dirigido por Francisco Colombo foi filmado em plano sequência (um corte apenas) e ganhou vários prêmios, como Melhor filme pelo Jurí Popular e melhor ator (Gilberto Martins) no 32º Festival Guarnicê de Cinema em São Luís e o prêmios de Melhor Curta-Metragem Brasileiro na 6ª Mostra Curta Pará Cine Brasil.

Violência e corrupção moral também são tratadas no curta Reverso que abre a sessão


PROGRAMAÇÃO
DIA 15/03 – CIDADE OCULTA
Terça-Feira 20h
Reverso | Francisco Colombo, Fic., MA, 2009, 6 min.
O que diferencia os indivíduos é a capacidade de realizar determinados atos. Filmado em plano sequência.

Cidade Oculta | Chico Botelho, Fic., SP, 1986, 75 min.
Cidade Oculta é uma aventura violentamente urbana, passada na noite paulistana e conta a história de um marginal Anjo, sua namorada Shirley Sombra, misto de estrela de shows e bandida, o velho companheiro Japa e finalmente o arquivilão, um policial corrupto conhecido como Ratão.

-------
ENTRADA FRANCA
Terça-feira, 15 de março de 2011, às 20h
Centro Cultural Cara Vídeo, rua 83, n. 361, St. Sul, Goiânia
Debate com o público após a sessão

Realização – ABD-GO
Parceria – CARAVÍDEO
Apoio - ABD Nacional, Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura, Secretaria do Audiovisual/MinC
Siga no twitter: @cinecascavel